Homepage
- Esta deslocação pode significar que o flanco sudeste do vulcão está a ceder perante o próprio peso, pois mostra um movimento muito superior ao registado em terra.
-
-
Um grupo de cientistas está preocupado com a possibilidade do monte Etna, na ilha italiana da Sicília, poder colapsar para o mar. Esta preocupação surge na sequência de alguns dados que mostram que este monte, que contém um vulcão ativo, está a afundar 2 a 3 centímetros por ano.
Um novo estudo, onde os cientistas recolheram dados de instrumentos do fundo do mar que lhes permitiram rastrear o movimento das encostas submarinas do vulcão ao longo do tempo, mostra que durante a maior parte do período dos 15 meses de estudo, nada aconteceu. Mas, durante um período de oito dias, em maio de 2017, o flanco sudeste do Monte Etna moveu-se 4 centímetros para leste.
Esta deslocação pode significar que o flanco sudeste do vulcão está a ceder perante o próprio peso, pois mostra um movimento muito superior ao registado em terra. O estudo foi publicado na quarta-feira na revista Science Advances e deixa o alerta para o risco de desaparecimento do Etna, que passaria a ser um monte submarino.
Não há como dizer quando ou como o deslizamento lento vai ganhar proporções maiores, mas os cientistas notam que quedas súbitas de material submarino criaram tsunamis localmente devastadores em outras partes do mundo. O que também poderá ser uma ameaça na ilha italiana, pois tratar-se-ia de uma grande catástrofe natural.
A causa apontada para este fenómeno é a gravidade, segundo os cientistas. “Precisamos de entender melhor como funciona esta transição e o que é necessário acontecer para se dar o colapso”, frisa Morelia Urlaub, coautora do estudo e pesquisadora em geodinâmica marinha no Centro de Pesquisa Oceânica de Kiel, na Alemanha.
O Etna é o maior vulcão europeu, atingindo uma altura superior aos 3 mil metros. O Etna é igualmente um dos vulcões mais ativos do Mundo e está frequentemente em processo de erupção, embora apenas ocasionalmente essas erupções possam ser destrutivas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
