Homepage

  • Clima: Mundo entrou num “ponto sem retorno”
    19 outubro 2018
    arrow
    arrow
  • Comissão para o clima vai acompanhar as medidas que os países podem adotar contra os efeitos do aquecimento global, como a subida do nível do mar e as secas prolongadas.
  • O sul-coreano Ban Ki-moon, antigo secretário-geral da ONU e antecessor de António Guterres no cargo, defendeu na terça-feira, durante um evento na Holanda, que o planeta se encontra num “ponto sem retorno” no que às alterações climáticas diz respeito. Uma declaração alarmante para o futuro do planeta.

    Para Ban Ki-moon, que falou no lançamento da Comissão Internacional para o Clima, a sociedade precisa de traçar um rumo que assegure um “futuro mais resiliente ao clima”, caso contrário vai colocar em risco “o crescimento económico global e a estabilidade social”, bem como a disponibilidade de “alimentos, energia e água”.

    Esta comissão para o clima, com sede na cidade holandesa de Roterdão, vai ser liderada pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas, pelo fundador da Microsoft e ativista do clima Bill Gates e pela diretora-executiva do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, e tem como principal propósito acompanhar as medidas que os países, em particular os mais pobres, podem adotar contra os efeitos do aquecimento global, como a subida do nível do mar e as secas prolongadas.

    Num relatório publicado na semana passada, peritos do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU pediram medidas rápidas e sem precedentes para limitar a subida da temperatura global em 1,5ºC. Valores que poderão colocar em risco e comprometer o futuro do planeta e o Mundo como o conhecemos.

    Dentro de 2 anos, em 2020, a Holanda vai acolher, igualmente, uma cimeira para fazer o balanço sobre os trabalhos da Comissão Internacional para o Clima, lançada esta semana, e à qual se associaram mais de uma dezena de países, incluindo China, Alemanha e Índia.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Comissão Internacional para o Clima
  • clima
  • Aquecimento global
  • Subida do nivel medio do mar
  • Ban Ki-Moon
similar News
similar
março 01
Cágado exótico encontrado na Praia de Carcavelos
março 01
Icebergue gigante separa-se de placa de gelo na Antártida
março 01
Circuito Nacional de Bodyboard tem novo organizador
março 01
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prolongada até ao fim do ano
março 01
Surfista resgatado na Praia da Azurara após ficar preso na zona de rebentação
março 01
Surf volta a ser permitido nas praias da Nazaré
fevereiro 24
Portugueses alcançam meias-finais do E-Pro Europe