Homepage

  • Viana World Bodyboard Championship decorre até domingo na praia da Arda, em Viana do Castelo
  • O Viana World Bodyboard Championships começou da melhor maneira hoje na Praia da Arda, com boas ondas a rondar o metro e meio e grande nível competitivo na água, com a primeira ronda da competição Open masculina e as duas primeiras rondas do Projunior a dar espetáculo.

    No Open masculino, grande prestação do povoense Ricardo Rosmaninho, que venceu o seu heat com um dos melhores scores totais do dia (14.25) e garantiu a presença no round 2 com os melhores bodyboarders do circuito, em particular os portugueses António Cardoso e Dino Carmo, 17º e 20º do principal ranking APB.

    Estou em boa forma, fui terceiro na Taça de Portugal e terceiro no Nacional, por isso estou confiante”, declarou Rosmaninho no final do seu heat.

    O bodyboarder da Póvoa teve excelente prestação na perna portuguesa do Mundial, em 2015, alcançando os quartos no Sintra Pro e as meias na Nazaré e está apostado em repetir: “Sim, o objetivo é voltar a esse registo, mas hoje já foi difícil e só vai ficar mais. Mas é o Mundial e é assim que tem de ser.

    Entretanto, especial atenção ao projunior, que em Viana atribui o título mundial para o melhor bodyboarder jovem da APB (Association of Professional Bodyboarders), com o português Rodrigo Lopes, campeão europeu de juniores, a mostrar que está no lote de candidatos a fazer mossa na competição, vencendo os seus dois heats do dia.

    É uma prova única, com muitos atletas de muitos países, com nível muito elevado, mas o objetivo é chegar à final”, avançou Rodrigo Lopes, de 17 anos, que superou de maneira exemplar um mar muito difícil, conforme explicou: “As ondas estavam a fechar muito mas conseguir passar os meus heats em primeiro deu-me muita confiança”.

    Também presente na praia, embora só compita amanhã, na ronda 2 do Open, esteve Mike Stewart, lenda mundial do Bodyboard que, aos 55 anos, continua a competir ao mais alto nível.

    E é mais que simbólica a presença do 9 vezes campeão mundial em Viana, o primeiro lugar onde competiu fora do Havai, em 1996: “Tenho aqui uma longa história. Para mim, Viana é um dos berços do bodyboard mundial. Faz-se um trabalho muito progressivo e moderno aqui e é gratificante contribuir.

    E qual o segredo para ainda estar a competir com 55 anos? Stewart tem uma visão muito particular da sua longevidade: “Nunca pensei estar a fazer isto com esta idade. Hoje sinto que estou a explorar novos limites e estou empre muito curioso em explorar a minha habilidade e, assim, redefinir o que as pessoas conseguem fazer muito depois dos 40 anos. Não o faço para deliberadamente inspirar ninguém, mas se isso surge como uma consequência, é algo nobre e que me dá imenso gozo.”

    Quanto à prestação no Viana World Bodyboard Championships, Mike é cauteloso:

    Não sei bem porque razão, mas normalmente consigo aqui bons resultados. Vamos ver...”

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Viana World Bodyboard Championship
  • Praia da Arda
  • viana do castelo
  • Surf Clube de Viana
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo
  • bodyboard
  • Campeonato Mundial de Bodyboard
similar News
similar
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa