Homepage

  • Portugal com Risco UV e de incêndio
    18 setembro 2018
    arrow
    arrow
  • Há ainda dezasseis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio...
  • O arquipélago da Madeira e o distrito de Beja, no continente, apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Faro, no continente, e as ilhas das Flores, Terceira, Faial e S. Miguel, nos Açores, estão hoje em risco elevado.

    A exceção vai para o distrito de Aveiro que está hoje apenas com níveis moderados de exposição à radiação UV.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

    O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

    Dezasseis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

    Dezasseis concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Leiria, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio.

    Em risco de incêndio estão os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação Vila Nova da Barquinha (Santarém), Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Alvaiázere (Leiria), Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vimioso (Bragança).

    O IPMA colocou vários concelhos de vários de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio, em especial no Norte, Centro, Algarve e Alentejo.

    O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Imagens: IPMA Fotografia: Marina Jorge

Tags
  • tempo
  • Previsão
  • risco
  • alertas
  • riscos
  • Radiação Ultravioleta
  • Raio UV
  • Portugal
  • Incendio
  • Setembro
similar News
similar
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido
setembro 22
Domingo há ação de limpeza da Praia de Algés
setembro 22
Outono chega com sol e subida da temperatura
setembro 20
Joana Schenker já está nos quartos-de-final do Walker Bay Pro
setembro 18
Portugal recebe 7º edição da Global Wave Conference
setembro 21
Viana do Castelo acolhe conferência anual da World Surf Cities Network