Homepage

  • Arranca na segunda o EDP Billabong Pro Ericeira
    22 setembro 2018
    arrow
    arrow
  • Melhores do Mundo de regresso à Ericeira no dia 24 de setembro para o principal evento europeu de qualificação da World Surf League
  • 21.09.2018, Ericeira. Os melhores surfistas do Mundo apontam já à Praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, Portugal, para disputar o EDP Billabong Pro Ericeira campeonato de 10.000 pontos do circuito de qualificação (QS) da World Surf League (WSL) entre os dias 24 e 30 de setembro.

    Dois anos depois de receber a última prova da WSL, Ribeira D’Ilhas, praia que toma lugar na Reserva Mundial de Surf e é um lugar indissociável da história do surf mundial, receberá assim uma prova fulcral para todos os surfistas que ambicionem estar na elite do surf mundial em 2019.

    “É com entusiasmo que as gentes da Ericeira, primeira Reserva Mundial de Surf na Europa e segunda no mundo, dão as boas-vindas aos talentosos surfistas e ao público. Fazemos votos de que esta seja, também, uma oportunidade para (re)descobrir o muito que este território tem para oferecer: a diversidade da paisagem natural, o valioso património histórico ou a deliciosa gastronomia”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.

    Sendo apenas uma das cinco provas que oferece 10.000 pontos do calendário deste ano, para além de ser a única a tomar lugar em solo europeu, está já confirmada presença de, pelo menos, 18 surfistas do circuito mundial de surf.

    O brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial de 2014 e vencedor da mais recente etapa do Championship Tour (CT), lidera a lista de inscritos. A juntar-se ao atual n.º 2 mundial está o compatriota Ítalo Ferreira, n.º 4 do ranking mundial, para além de Adriano de Souza, campeão mundial de 2015, ou o japonês Kanoa Igarashi, n.º 9 do ranking.

    O português Frederico Morais, surfista de Cascais e atual n.º 22 do ranking mundial, também tem presença confirmada, juntando-se a ele também Vasco Ribeiro, atual campeão nacional e n.º 47 do ranking do QS. O cascalense Miguel Blanco, n.º 94 do ranking, também tem presença assegurada.

    “Lembro-me de estar aqui na Ericeira, há uns anos, a pedir autógrafos e a ver os “grandes” surfistas dentro de água, é com muita honra que hoje estou aqui sentado, nesta conferência de imprensa. Este campeonato é muito importante, competir em casa, ter todo o apoio, é mesmo algo inexplicável.” Afirma Frederico Morais, atleta nº 25 do CT.

    Outros surfistas já inscritos e igualmente merecedores de destaque são o australiano Mikey Wright, o havaiano Seth Moniz, líder do ranking do QS, Jadson André, ex-WT que já venceu duas provas de similar estatuto em Portugal, e Jack Freestone, duas vezes campeão mundial júnior da WSL.

    “Antes de mais, importa agradecer a todos os parceiros que tornam este evento possível, nomeadamente, a Câmara Municipal de Mafra, EDP, Billabong, e Turismo de Portugal.

    A World Surf League está muito contente por estar de volta à Ericeira, um local marcante na história do surf internacional, sendo que a qualidade e consistências destas ondas foi um fator preponderante para este regresso. Acredito que temos todos os ingredientes para fazer deste um dos melhores eventos do ano e, prova disto, é a qualidade dos surfistas que vão competir neste EDP Billabong Pro Ericeira, para além da previsão de ondas que também é muito positiva.

    Outro fator de atração neste evento será o “Legends Heat presented by You & The Sea”. Afirma Francisco Spinola, Gneneral Manager World Surf League na europa

    Entre as meias-finais e a final, o australiano campeão mundial de 1999, Mark “Occy” Occhiluppo, irá enfrentar o compatriota e rival de longa data, Luke Egan, num momento que escreverá novo capítulo na história de uma praia com tanta história no surf competitivo mundial.

    “Estou ansioso por competir contra o Luke em Portugal. Quando estávamos no auge das nossas carreiras, fazíamos o Tour juntos e ele desempenhou um papel importante na minha conquista do título mundial. Ele obrigou sempre a que me superasse para lhe ganhar!” explicou Occy.

    A ação dentro de água neste evento, pensado para causar o mínimo impacto ambiental possível, será acompanhada por um conjunto de side events, nomeadamente, a MOCHE Impact Zone - área de skate com aulas e demos; um Beach Market - Market de lifestyle com as melhores tendências; entre outros.

    O EDP Billabong Pro Ericeira acontece entre os dias 24 e 30 de setembro na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, sendo apoiado pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Mafra, EDP, Billabong, Jogos Santa Casa, MEO, You and the Sea Hotel, Turkish Airlines, Jeep e Hertz.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • EDP Billabong Pro Ericeira
  • ericeira
  • Ribeira d'Ilhas
  • World Surf League
  • frederico morais
  • tomas fernandes
  • Miguel Blanco
  • Surf
pub
similar News
similar
agosto 23
Buondi, uma marca com o ADN do surf
agosto 23
Fim de semana quente, mas com ligeira descida da temperatura
agosto 23
FPS lança maior campanha de ação ambiental já feita em Portugal
agosto 23
Maré de algas invade praias do Algarve
agosto 23
Wakeboard e Ski Náutico animam Montargil
agosto 23
Terra tremeu em Setúbal esta manhã
agosto 22
O microplástico já chegou ao Ártico