Homepage

  • Surfistas expulsos e multados pela PM na Caparica
    14 setembro 2018
    arrow
    arrow
  • Os surfistas foram obrigados a sair da água, pela Policia Marítima, tendo os mesmos sido autuados e respetivas pranchas retiradas por período indefinido.
  • O episodio insólito aconteceu ontem, 13 de Setembro na Praia de São João da Caparica, na Costa de Caparica em Almada, por volta das 17h00, quando a policia marítima obrigou os surfistas a saírem da água, tendo os mesmos sido autuados com as respetivas pranchas retiradas por período indefinido, e tendo eventualmente de pagar para as recuperar. Segundo testemunhas no local, o valor deverá rondar os 100 euros.

    Entre as zonas dos banhistas, a proliferação das escolas de surf e o próprio mar por vezes não ajudar, as zonas para surfar tornam-se escassas. No entanto os praticantes que lá se encontravam, admitem conhecer as regras e que neste episódio em concreto, as estavam a respeitar, ou assim pensavam.

    À NIT Miguel Gomes, presidente da Associação de Surf da Costa de Caparica adiantou o seguinte, “O problema ali é que existem vários corredores de surf e as escolas usam-nos, e depois não há espaço para fazer surf. Mas o que os surfistas me contaram foi que estavam na única zona do mar onde havia ondas, que as bandeiras dos nadadores salvadores estavam conforme, mas foram entretanto mudadas para zona de banhos. E que a polícia chegou no momento em que eles estavam a mudar de lugar”. Segundo testemunhas, a polícia terá sido chamada por um banhista. “E o pior é que havia lá miúdos, de 9 e 10 anos”, explica Miguel Gomes. “”Não me lembro de nada assim. Só talvez nos anos 80. Nem nos anos 80”.

    Clica aqui para ver a Praia de São João ao vivo.

    Estivemos à conversa com o atleta Pedro Coelho que se encontrava no local quando tudo aconteceu,

    “Não sei quem foi multado, nem a quem tiraram as pranchas.

    O que se passou foi o seguinte, nós estávamos a surfar tranquilos, estive por lá imenso tempo, pelo que percebi os nadadores salvadores colocaram as bandeiras para banhos em frente ao pico que era o único sitio que estava a dar umas ondas na praia toda, obrigando os surfistas a deslocarem-se para a esquerdam. Nós fomos andando para a esquerda mas meio confusos pois continuávamos dentro da zona das bandeiras, entretanto eles iam apitando, até que a certa altura apareceu a polícia marítima.

    Vieram-nos buscar um a um à medida que saímos da água e pediram que nos juntássemos a um canto pois queriam falar com todos. Começou o discurso dizendo que aquela era uma zona interdita, que os nadadores salvadores tinham avisado, e que todos os surfistas que ali se encontravam iam ser multados e as pranchas apreendidas e que tínhamos de ir buscar as nossas identificações. No meio desta confusão, encontravam-se nesta situação miúdos de 9 e 10 dez, tendo os pais dos mesmos intervido na discussão. Foi uma vergonha o que ali se passou.”

    Não esquecer que os surfistas, tratados por muitos como verdadeiros “anjos do mar”, contribuem para uma alta taxa dos socorros a pessoas em vias de afogamento, sobretudo numa época onde tanta gente está pela costa portuguesa e onde tantos acidentes podem acontecer.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Foto - Autoridade Marítima Nacional (foto não se refere ao momento em questão)

Tags
  • insolito
  • surfistas multados
  • pranchas apreendidas
  • sao joao caparica
  • caparica
  • almada
  • surf
  • policia maritima
pub
similar News
similar
setembro 18
O agradecimento do Ericeira Surf Clube!
setembro 18
Polícia Marítima fiscaliza pesca lúdica na Costa Vicentina
setembro 18
Surf Talks by Turismo de Portugal
setembro 18
Termómetros já começaram a descer!
setembro 18
Fim da época balnear aumenta perigo nas praias.
setembro 18
Portugal mantém-se invicto no Mundial do Japão
setembro 18
Prémios XXL Mar Sem Fim estão de volta!