Homepage

  • Guterres avisa: 2 anos para agir contra mudanças climáticas...
    12 setembro 2018
    arrow
    arrow
  • Na sua mensagem, Guterres sublinhou os enormes custos económicos das mudanças climáticas e as oportunidades que nos são apresentadas pela ação climática.
  • O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, advertiu o mundo para a urgência de agir contra as mudanças climáticas de forma a evitar consequências desastrosas para todos e avisou que corremos o risco de ultrapassar o ponto de não retorno relativamente às mudanças climáticas.

    “Precisamos de colocar os travões nas emissões mortíferas de gases com efeitos de estufa” disse, apelando a um afastamento da dependência dos combustíveis fósseis em direção a energias mais limpas. Apelou também a que se pare com a deflorestação do planeta e que se usem os recursos de forma mais eficiente.

    Notícia: Comunidade surfista diz NÃO ao petróleo em Portugal

    “Já ouvi o argumento – normalmente vindo de interesses escusos – de que resolver as mudanças climáticas é caro e pode prejudicar o crescimento económico. Isto é uma tolice. Na realidade, o oposto é que é verdade”, salientou.

    Na sua mensagem, Guterres sublinhou os enormes custos económicos das mudanças climáticas e as oportunidades que nos são apresentadas pela ação climática.

    De acordo com o DN, o secretário-geral disse ainda que “se não alterarmos a orientação daqui até 2020, arriscamos consequências desastrosas para os humanos e os sistemas naturais que nos suportam”, declarou, alertando que está em causa uma ameaça existencial. Guterres criticou também Guterres a inércia dos líderes mundiais relativamente a este assunto.

    As críticas foram feitas numa intervenção na sede da ONU em Nova Iorque, antes da cimeira de ação climática que decorre em São Francisco. Guterres apelou a que a sociedade civil exija mais e reclame a prestação de contas aos seus dirigentes “antes que seja demasiado tarde.”

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Foto: ONU/Eskinder Debebe

    Fonte: GS

Tags
  • clima
  • Alterações climáticas
  • Mudanças climáticas
  • onu
  • António Guterres
  • Sustentabilidade
  • Poluição
  • Descarbonização
  • hidrocarbonetos
similar News
similar
junho 04
Frederico Morais e Kika Veselko são os resistentes da seleção lusa no quadro principal do Mundial ISA
junho 03
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins caem para as repescagens em El Salvador
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo