Homepage

  • Navio de guerra vai agora potenciar o mergulho recreativo e servir de suporte à vida marinha.
  • A Marinha deixou de utilizar a corveta "Afonso Cerqueira" em 2015, depois de 43 anos de serviço. Esta terça-feira, o navio foi afundado, numa operação que envolveu uma equipa de mergulhadores, chefiada por Pedro Martins.

    O vice-presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira, Paulo Oliveira, garante que todas as questões ambientais foram acauteladas. O navio foi "completamente descontaminado de todas as matérias que podem causar algum dano ao meio ambiente", desde óleos, cablagens e plásticos.

    "Fica praticamente só a estrutura" que vai servir de abrigo para "organismos mais pequenos", como algas, até "espécies que enchem o olho", como dois meros residentes na corveta já instalada em Porto Santo. Além de criar um novo habitat para a vida marinha, o recife artificial vai proporcionar melhores condições para o mergulho a sul do Cabo Girão, na Ilha da Madeira.

    O governo da região autónoma está já a negociar com a Marinha Portuguesa, a cedência de outros dois navios para a criação de recifes artificiais na região. Paulo Oliveira considera que se trata de uma forma de dignificar "a Marinha e os que a servem" e também de prolongar a vida da corveta.

    Sobre a corveta (fonte Marinha Portuguesa):

    O ex-NRP Afonso Cerqueira (F488) foi uma corveta da classe "Baptista de Andrade", desta classe ainda se encontra no ativo o NRP João Roby. A antiga corveta Afonso Cerqueira entrou ao serviço da Marinha em 28 de junho de 1975. A vida operacional do navio terminou em 11 de março de 2015 com o arriar dos símbolos nacionais.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte - TSF

    Vídeo - Sandra Gonçalves

Tags
  • corveta
  • Afonso Cerqueira
  • Marinha Portuguesa
  • madeira
  • afundado
  • Recife artificial
  • Portugal
  • turismo de portugal
similar News
similar
outubro 15
Nasceu a Matosinhos Surf School Cup: a nova competição para as escolas de surf do concelho
outubro 15
Faleceu Tom Morey, o Pai do Bodyboard
outubro 15
Recolhidos 10 kg de lixo marinho na Praia do Samouco (Galeria Fotos)
outubro 15
Reserva Mundial de Surf da Ericeira comemorou 10º aniversário
outubro 15
'EDP Surf for Tomorrow' - A viagem às Maldivas
outubro 15
Nuno Vitorino recebe prémio do Comité Paralímpico de Portugal
outubro 15
Fim de semana chega com tempo mais cinzento e regresso da chuva nas regiões Norte e Centro