Homepage

  • Navio de guerra vai agora potenciar o mergulho recreativo e servir de suporte à vida marinha.
  • A Marinha deixou de utilizar a corveta "Afonso Cerqueira" em 2015, depois de 43 anos de serviço. Esta terça-feira, o navio foi afundado, numa operação que envolveu uma equipa de mergulhadores, chefiada por Pedro Martins.

    O vice-presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira, Paulo Oliveira, garante que todas as questões ambientais foram acauteladas. O navio foi "completamente descontaminado de todas as matérias que podem causar algum dano ao meio ambiente", desde óleos, cablagens e plásticos.

    "Fica praticamente só a estrutura" que vai servir de abrigo para "organismos mais pequenos", como algas, até "espécies que enchem o olho", como dois meros residentes na corveta já instalada em Porto Santo. Além de criar um novo habitat para a vida marinha, o recife artificial vai proporcionar melhores condições para o mergulho a sul do Cabo Girão, na Ilha da Madeira.

    O governo da região autónoma está já a negociar com a Marinha Portuguesa, a cedência de outros dois navios para a criação de recifes artificiais na região. Paulo Oliveira considera que se trata de uma forma de dignificar "a Marinha e os que a servem" e também de prolongar a vida da corveta.

    Sobre a corveta (fonte Marinha Portuguesa):

    O ex-NRP Afonso Cerqueira (F488) foi uma corveta da classe "Baptista de Andrade", desta classe ainda se encontra no ativo o NRP João Roby. A antiga corveta Afonso Cerqueira entrou ao serviço da Marinha em 28 de junho de 1975. A vida operacional do navio terminou em 11 de março de 2015 com o arriar dos símbolos nacionais.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte - TSF

    Vídeo - Sandra Gonçalves

Tags
  • corveta
  • Afonso Cerqueira
  • Marinha Portuguesa
  • madeira
  • afundado
  • Recife artificial
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
setembro 29
Tomás Lacerda e Ângela Fernandes vencem o Nacional de SUP Wave
setembro 29
MEO Portugal Cup of Surfing está ON em Ribeira d’Ilhas
setembro 29
Presença de Alex Botelho marcou segunda formação 'Surf & Rescue'
setembro 29
Quarta-feira é dia de 'Surf para Todos' na Praia de Matosinhos
setembro 29
Drones podem vir a recolher lixo das praias portuguesas após 2022
setembro 29
Matosinhos encerra primeiro ciclo das formações 'Surf & Rescue'
setembro 29
Tomás Lacerda e Verónica Silva são campeões nacionais de SUP Race Técnico
pub