Homepage
- Existe mesmo preocupação com o futuro de Inskip Point, pois os cientistas acreditam que estes fenómenos possam engolir toda a península.
-
-
Um buraco do tamanho de três campos de futebol fez com que uma praia no estado australiano de Queensland fosse engolida pelo mar, esta segunda-feira. Esta é a terceira vez que uma praia colapsa na península de Inskip Point desde 2011. Apesar de não se terem registado feridos nem danos materiais, o acesso à península foi restrito momentaneamente.
A praia em questão fica a norte da cidade de Rainbow Beach, onde o mesmo aconteceu em 2015. O Departamento de Ambiente e Ciência de Queensland diz que “esta erosão deve ser tido causada pelo enfraquecimento de parte da costa pelo fluxo de maré, ondas e correntes”. O buraco tinha 300 metros de largura e 7,5 metros de profundidade.
Os cientistas chamam a este fenómeno de deslizamento de terras junto à costa e explicam que são mais comuns em regiões com pouca vegetação, uma vez que as rochas não estão protegidas pelas raízes das árvores. A abertura destes buracos acaba por ser considerada normal devido à instabilidade do terreno, composto por areia (rocha sedimentar).
Existe mesmo preocupação com o futuro de Inskip Point, pois os cientistas acreditam que estes fenómenos possam engolir toda a península. O engenheiro geotécnico Allison Golsby disse ao jornal australiano ABC que, se fenómenos como estes continuarem a acontecer, é possível que a península de Inskip Point desapareça de vez.
Este fenómeno já obrigou mesmo a relocalização do parque de campismo de Inskip Point, que deixou de estar perto da linha costeira. As autoridades também estabeleceram zonas de acesso reservado ao longo da península.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
