Homepage

  • TERMINOU A CAMPANHA PORTUGUESA NO VIANA WORLD BODYBOARD CHAMPIONSHIPS
  • O penúltimo dia do Viana World Bodyboard Championships, que decorre até amanhã na Praia da Arda, em Viana do Castelo, foi também o dia da despedida das esperanças portuguesas, com os juniores Marco Vieira e Miguel Ferreira a serem eliminados nos quartos de final do projunior e o nazareno Dino Carmo a sofrer o mesmo destino às mãos do sul-africano Tristan Roberts, nos quartos da competição Open.

    Com os juniores a entrarem na água logo de manhã, Marco Vieira foi o primeiro a ser afastado, frente a Noah Capdville, bodyboarder francês com “pedigree”, ou não fosse ele filho do antigo campeão do Mundo, Nicolas Capdeville. O bodyboarder do Porto perdeu com 9.20 contra 11.08 do gaulês.

    Pouco mais tarde, foi a vez do carcavelense Miguel Ferreira, que chegou a liderar a bateria frente ao espanhol Javier Zerpa mas que não teve a sorte da bateria e cedeu com desvantagem marginal de 12.40 contra 12.90.

    Mas o verdadeiro golpe de misericórdia lusa veio na derradeira bateria do campeonato, nos quartos de final Open. Dino Carmo, que na ronda 5 se tinha superiorizado ao francês Maxime Ausina, teve uma batalha intensa com o talentoso sul-africano Tristan Roberts, mas perdeu na última onda da bateria, a 30 segundos do fim. Roberts “inventou” um backflip [manobra aérea em que o atleta faz uma espécie de mortal para trás] e arrancou um oito dos juízes, derrotando inapelavelmente o nazareno que não viu nem mais uma onda formar-se para tentar um contra-ataque.

    Obviamente desolado, Dino Carmo resumiu assim a fatídica bateria: “Foi uma derrota amarga porque, mais uma vez, perco na última onda. Estava em vantagem mas sabia que Tristan é muito perigoso e tentei afastá-lo do pico para que não apanhasse nenhuma onda. Infelizmente, apareceu aquela direita mesmo ao gosto dele e percebi logo que estava perdido. Talvez na minha última oportunidade devesse ter arriscado mais, mas joguei pelo seguro para ficar à frente e não imaginei que aquilo fosse acontecer.”

    Todavia, o quinto lugar em Viana pode ser positivo para Dino, que luta pela requalificação para o acesso direto aos “Grand Slam” [provas principais que definem o campeão mundial]. “Sim, este resultado pode ser decisivo para mim, mas ainda há resultados para cair e contas para fazer”, explicou o último português em prova no Viana World Bodyboard Championships.

    Pierre Louis Costes dominador

    Quem, entretanto, não deu qualquer hipótese à concorrência foi Pierre Louis Costes, bicampeão mundial francês que reside em Portugal há vários anos. PLC, como também é conhecido no meio, fez hoje uma onda de 10 e um 9,5 distribuídos pelos seus dois heats do dia, (frente ao canário Kevin Orihuela, na ronda 5, e ao brasileiro Uri Valadão nos quartos), assumindo-se como grande candidato à vitória na Praia da Arda, sobretudo à luz da eliminação do atual campeão, Iain Campbell, da África do Sul.

    Campbell não resistiu ao surf afinado do basco Alex Uranga nos quartos de final (11.00 contra 13.25) e não poderá revalidar o título de campeão da prova vianense.

    Pierre Louis Costes, ainda assim, não embandeirou em arco com a prestação excecional do dia e mantém-se cauteloso para a jornada decisiva da prova minhota: “Foi um dia bastante divertido. Temos tido muita sorte com as ondas neste evento. Não estava à espera daquele 10 pois a onda era muito boa mas não pensei que a manobra saísse tão bem. Amanhã é outro dia e só restamos quatro pelo que vai ser, obviamente, muito difícil.”

    Amanhã termina o Viana World Bodyboard Championships, com o Open e o projunior que, recordamos, decide o campeão mundial sub-18 da Association of Professional Bodyboarders (APB).

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Tó Mané Photography

Tags
  • viana do castelo
  • Surf Clube de Viana
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo
  • APB World Tour
  • Dino Carmo
  • bodyboard
  • Portugal
similar News
similar
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco