Homepage

  • TERMINOU A CAMPANHA PORTUGUESA NO VIANA WORLD BODYBOARD CHAMPIONSHIPS
  • O penúltimo dia do Viana World Bodyboard Championships, que decorre até amanhã na Praia da Arda, em Viana do Castelo, foi também o dia da despedida das esperanças portuguesas, com os juniores Marco Vieira e Miguel Ferreira a serem eliminados nos quartos de final do projunior e o nazareno Dino Carmo a sofrer o mesmo destino às mãos do sul-africano Tristan Roberts, nos quartos da competição Open.

    Com os juniores a entrarem na água logo de manhã, Marco Vieira foi o primeiro a ser afastado, frente a Noah Capdville, bodyboarder francês com “pedigree”, ou não fosse ele filho do antigo campeão do Mundo, Nicolas Capdeville. O bodyboarder do Porto perdeu com 9.20 contra 11.08 do gaulês.

    Pouco mais tarde, foi a vez do carcavelense Miguel Ferreira, que chegou a liderar a bateria frente ao espanhol Javier Zerpa mas que não teve a sorte da bateria e cedeu com desvantagem marginal de 12.40 contra 12.90.

    Mas o verdadeiro golpe de misericórdia lusa veio na derradeira bateria do campeonato, nos quartos de final Open. Dino Carmo, que na ronda 5 se tinha superiorizado ao francês Maxime Ausina, teve uma batalha intensa com o talentoso sul-africano Tristan Roberts, mas perdeu na última onda da bateria, a 30 segundos do fim. Roberts “inventou” um backflip [manobra aérea em que o atleta faz uma espécie de mortal para trás] e arrancou um oito dos juízes, derrotando inapelavelmente o nazareno que não viu nem mais uma onda formar-se para tentar um contra-ataque.

    Obviamente desolado, Dino Carmo resumiu assim a fatídica bateria: “Foi uma derrota amarga porque, mais uma vez, perco na última onda. Estava em vantagem mas sabia que Tristan é muito perigoso e tentei afastá-lo do pico para que não apanhasse nenhuma onda. Infelizmente, apareceu aquela direita mesmo ao gosto dele e percebi logo que estava perdido. Talvez na minha última oportunidade devesse ter arriscado mais, mas joguei pelo seguro para ficar à frente e não imaginei que aquilo fosse acontecer.”

    Todavia, o quinto lugar em Viana pode ser positivo para Dino, que luta pela requalificação para o acesso direto aos “Grand Slam” [provas principais que definem o campeão mundial]. “Sim, este resultado pode ser decisivo para mim, mas ainda há resultados para cair e contas para fazer”, explicou o último português em prova no Viana World Bodyboard Championships.

    Pierre Louis Costes dominador

    Quem, entretanto, não deu qualquer hipótese à concorrência foi Pierre Louis Costes, bicampeão mundial francês que reside em Portugal há vários anos. PLC, como também é conhecido no meio, fez hoje uma onda de 10 e um 9,5 distribuídos pelos seus dois heats do dia, (frente ao canário Kevin Orihuela, na ronda 5, e ao brasileiro Uri Valadão nos quartos), assumindo-se como grande candidato à vitória na Praia da Arda, sobretudo à luz da eliminação do atual campeão, Iain Campbell, da África do Sul.

    Campbell não resistiu ao surf afinado do basco Alex Uranga nos quartos de final (11.00 contra 13.25) e não poderá revalidar o título de campeão da prova vianense.

    Pierre Louis Costes, ainda assim, não embandeirou em arco com a prestação excecional do dia e mantém-se cauteloso para a jornada decisiva da prova minhota: “Foi um dia bastante divertido. Temos tido muita sorte com as ondas neste evento. Não estava à espera daquele 10 pois a onda era muito boa mas não pensei que a manobra saísse tão bem. Amanhã é outro dia e só restamos quatro pelo que vai ser, obviamente, muito difícil.”

    Amanhã termina o Viana World Bodyboard Championships, com o Open e o projunior que, recordamos, decide o campeão mundial sub-18 da Association of Professional Bodyboarders (APB).

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Tó Mané Photography

Tags
  • viana do castelo
  • Surf Clube de Viana
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo
  • APB World Tour
  • Dino Carmo
  • bodyboard
  • Portugal
pub
similar News
similar
março 27
Foto do sunset português entre as melhores de concurso internacional  
março 27
Imagens espaciais mostram redução drástica da poluição do ar na Europa
março 27
Capítulo Perfeito teve alcance superior a 33 milhões de pessoas
março 27
Está a chegar o horário de Verão!
março 26
Poluição do ar cai a pique em Lisboa
março 27
Hora do Planeta terá formato digital para além do apagão
março 27
Em Ribeira d’Ilhas manda Tomás Fernandes