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- A FIARTIL - Feira de Artesanato do Estoril - vai receber, nos dias 15 e 16 de setembro, a primeira edição da Surf Out Portugal.
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A Surf Out foi idealizada pelos irmãos Patrick e Salvador Stilwell, surfistas, que querem dar o seu contributo ao setor, evidenciando a “fase notável” pela qual este está a passar. Esta ambição é partilhada por cerca de 50 marcas e entidades que vão estar presentes no evento e por um vasto leque de personalidades da indústria: Pedro Soeiro Dias, da Despomar, Tiago Pires, lenda do surf e responsável pela ReAct Sports Management, e Francisco Simões Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, são alguns dos nomes que irão partilhar as suas visões sobre o futuro do setor.
O surf está na moda e as grandes ondas portuguesas têm feito correr tinta em todo o mundo, mas, até agora, o surf português tem se potenciado sobretudo pelo turismo e pelos nossos surfistas. Contudo, a área da indústria também tem potencial para ser mais evidenciada e a Surf Out Portugal visa, precisamente, colmatar essa lacuna: o objetivo da iniciativa, que conta com o cunho do Turismo de Portugal, é criar um ecossistema que dê visibilidade à indústria do surf, para que esta possa evoluir ao mesmo ritmo que os restantes setores. Para isso, vai reunir num único espaço os principais players, desportistas e simpatizantes do surf para debater o presente e o futuro da modalidade.
“Por norma, falamos primariamente da faixa de competição, em específico na Liga MEO Surf e dos eventos internacionais, mas é importante também darmos espaço à indústria, aos seus pensadores e demais agentes. É uma vertente diferente mas também necessariamente importante”, afirma Francisco Simões Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), salientando que “todas as iniciativas de promoção e divulgação do surf são altamente positivas para o desenvolvimento da modalidade em Portugal”.
A ANS é um dos parceiros institucionais da iniciativa, que, além de muita animação e atividades, vai mostrar o que de melhor se faz no país com uma mostra de produtos e serviços com cerca de 50 expositores. Para além disso, o futuro do setor do surf será debatido durante os dois dias de evento nas Surf Talks by Turismo de Portugal, que vão contar com a experiência e visão de figuras relevantes, onde se inclui Francisco Simões Rodrigues.
Apesar do árduo trabalho no setor, o presidente da associação acredita que ainda há muito para aprender e evoluir e, como tal, garante que se vai sentar na primeira fila para absorver tudo o que os intervenientes possam partilhar e que a associação possa transmitir aos que representa: “A ANS representa o segmento premium dos surfistas portugueses, desde os principais embaixadores da modalidade - que já vingam internacionalmente -, aos que agora dão os primeiros passos nesse sentido, incluindo os que também o ambicionam. Mas mais ainda…a ANS comunica e interage permanentemente com estes mas também com as demais pessoas que consomem a modalidade. Neste sentido, a ANS assume-me como o bom aluno, que se vai sentar na primeira fila a absorver o que de melhor a Surf Out Portugal tem para transmitir”, diz o representante.
Na Surf Out Portugal, Francisco Simões Rodrigues espera que “se possam desenhar e fortalecer linhas de entendimento para futuros negócios, sempre com o surf como denominador comum às partes envolvidas”. Desejamos que na Surf Out Portugal se façam boas e importantes reflexões sobre o estado atual do surf em Portugal e se estabeleçam metas orientadoras para o médio-longo prazo. Lado a lado estarão surfistas, profissionais endémicos e não endémicos, parceiros e consumidores da modalidade e demais relacionados. O resultado final vai ser muito interessante”, remata.
A visão do presidente da ANS não é, de resto, distinta dos restantes intervenientes na iniciativa. Também Tiago Pires, responsável da ReAct Sports Management e um dos maiores surfistas nacionais de todos os tempos, vê o evento como “essencial” para juntar todas as frentes ligadas ao setor. “A Surf Out Portugal propõe-se a estabelecer um marco muito importante no cenário atual do surf em Portugal. Estamos muito bem resolvidos em termos de eventos, o mercado cresce a olhos vistos, mas continuamos sem um evento que junte marcas, distribuidores e público em geral. Lembro-me perfeitamente de ser muito jovem e a FIL ser um dos momentos mais ‘excitantes’ do ano! Penso que a Surf Out Portugal tem todo o potencial para vir a preencher essa lacuna”, sublinha o desportista, que também vai marcar presença na FIARTIL.
Do lado das marcas e serviços, serão cerca de 50 os expositores. A Despomar diz que não podia faltar: “A Despomar tentou sempre, desde a sua génese, estar ao lado de projetos novos e inovadores, não apenas de eventos competitivos, mas de iniciativas que pudessem acrescentar valor ao surf e a Surf Out Portugal é caso disso”, defende Pedro Soeiro Dias, da Despomar.
“O surf em Portugal já tem alguma dimensão, mas era preciso juntar todos os quadrantes com o mesmo mote e um mesmo propósito e dar a conhecer o que há no surf português. Neste sentido, esperamos que a Surf Out Portugal seja um momento enriquecedor e esclarecedor da nossa realidade do surf, não só dentro de água, mas também fora”, nota o responsável da marca portuguesa.
No evento, a marca vai proporcionar momentos de interação com a equipa da Billabong Portugal, que já têm presença confirmada no stand, e apresentar a linha “Adventure Division”, uma linha de produtos pensados por um grupo de surfistas para condições extremas. Quem também se vai juntar à Despomar na FIARTIL, no dia 15 de setembro, será o surfista francês Benjamin Sanchis, que vai apresentar o documentário “Vague à l’âme”, que mostra a história desse grupo de surfistas - da Adventure Divison – e a conquista das grandes ondas através da lente do realizador Vincent Kardasik.
Todo o programa pode ser consultado nas redes sociais e site da Surf Out Portugal. Nos dias 15 e 16 de setembro, todas as ondas vão dar à FIARTIL.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
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