Homepage

  • Portugal: 50 concelhos em risco máximo de incêndio
    23 agosto 2018
    arrow
    arrow
  • Vão manter-se no segundo nível mais grave os nove distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco
  • Cerca de 50 concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Em risco máximo de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Guarda, Aveiro, Viseu, Vila Real, Braga, Porto e Bragança.

    O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental.

    O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

    Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou a redução do alerta vermelho em sete distritos do país, a partir das 00:00 de hoje, para o nível laranja, de menor severidade meteorológica e risco de incêndios rurais.

    Num ponto da situação sobre os incêndios rurais, o adjunto nacional de operações Sérgio Gomes referiu que o estado de alerta especial vermelho vai ser reduzido nos sete distritos que estavam com este nível máximo: Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

    "Os sete distritos que se encontram no nível vermelho passarão ao nível laranja", afirmou à agência Lusa o elemento do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), enquanto dos restantes 11 em alerta em laranja, os distritos de Aveiro e Coimbra "passam a amarelo".

    Neste caso vão manter-se no segundo nível mais grave os nove distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco.

    O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira ao longo do dia.

    Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada e vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte do quadrante norte nas terras altas a partir da tarde.

    Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

    As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro e em Portalegre) e as máximas entre os 22 graus (em Aveiro) e os 37 (Évora, Beja e Castelo Branco).

     Quase todas as regiões de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Em risco muito elevado estão os distritos de Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro) e ainda Funchal e Porto Santo (arquipélago da Madeira) e a ilha das Flores (grupo ocidental dos Açores).

    Os distritos de Aveiro, Porto e Bragança, no continente, e as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, nos Açores estão hoje em risco elevado de exposição à radiação UV.

    Viana do Castelo é hoje o único distrito em risco moderado de exposição à radiação UV.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

    O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Luís Lobo Henriques

Tags
  • risco
  • alerta
  • aviso
  • calor
  • Incêndio
  • Previsão
  • tempo
  • temperaturas
  • meteorologia
  • meteo
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • portugal
  • Radiação Ultravioleta
  • Raio UV
pub
similar News
similar
fevereiro 19
A subida do mar irá afetar 150 mil portugueses!
fevereiro 19
Jovem é arrastado por onda e apanha grande susto na Praia do Norte
fevereiro 19
Laird Hamilton veio até à Nazaré surfar o swell da temporada (FOTOS E VÍDEO)
fevereiro 17
'Gringo' a voar como nunca em Carcavelos
fevereiro 18
Esqueces-te da prancha para surfar? No Rio de Janeiro não há problema
fevereiro 15
Miguel Blanco: “Vou apanhar boas ondas até final de Março” (Entrevista)
fevereiro 18
Inscrições abertas para curso de Nadador-Salvador Profissional em Sintra