Homepage
- A praia ficou assim interdita “por precaução” até esta segunda-feira, altura em que serão feitas análises à água da praia por parte da CM de Matosinhos.
-
-
No passado sábado a praia do Cabo do Mundo, em Perafita, Matosinhos, foi interdita e desaconselhada a banhos por causa da contaminação da água. Tudo terá sido causada por um derrame de lamas causada por uma ETAR próxima, situada em Leça da Palmeira.
A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselhou assim os banhos na praia, mesmo perante os inúmeros banhistas presentes e o calor que se fez sentir durante o fim-de-semana. Dessa forma, foi mesmo retirada a Bandeira Azul da Praia do Cabo do Mundo. Foi igualmente içada a bandeira vermelha.
Em declarações à Agência Lusa, Rodrigues de Campos, comandante da Zona Marítima do Norte, explicou que está “içada a bandeira vermelha” e foi “arriada a bandeira azul da Praia do Cabo do Mundo”, porque foi detetado um “escorrimento para o mar” na sexta-feira passada, cuja origem é, alegadamente, de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que existe em Leça da Palmeira (Matosinhos).
A APA explicou ainda que esta situação constituía um “perigo para a saúde pública”. Já Rodrigues de Campos acrescentou que os serviços da Câmara de Matosinhos “estão a proceder à limpeza da areia”. A praia ficou assim interdita “por precaução” até esta segunda-feira, altura em que serão feitas análises à água da praia por parte das autoridades da CM de Matosinhos.
A Lusa contactou fonte do gabinete de imprensa da Câmara de Matosinhos que confirma que um “camião foi buscar lamas à ETAR", derramou "uma pequena quantidade na estrada" e a operação de limpeza da via acabou por "sujar a conduta de águas pluviais que drena para uma praia não concessionada, entre o aterro e o Cabo do Mundo”.
Entretanto, a Surfrider Foundation Porto já reagiu a esta notícia. “Iniciámos, em 2017, uma campanha dedicada à monitorização independente da qualidade das águas na praia entre o Porto e Matosinhos. A razão base é esta da imagem. Continuaremos a agir como uma ONG de Ambiente e Surf dedicada à proteção não só do ambiente, mas também dos seus utilizadores”, frisaram.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Foto - Pereira Elson
Vídeo - António Gonçalves
-
-
FotografiaPereira Elson
-
FonteRedação
