Homepage
- A jovem orca ficou presa no cabo de uma boia sinalizadora de pesca, não conseguindo libertar-se sozinha.
-
-
As últimas semanas têm sido marcado pela passagem de um numeroso grupos de orcas ao longo da costa algarvia e os avistamentos ocorreram mesmo em vários pontos. Um acontecimento raro, mas que tem vindo a dar-se todos os anos por esta altura no Algarve. No entanto, na passada quinta-feira, num desses momentos, uma cria de orca acabou por ficar presa ao largo de Portimão, o que obrigou a uma operação de salvamento por parte de mergulhadores.
A jovem orca ficou presa no cabo de uma boia sinalizadora de pesca, não conseguindo libertar-se sozinha. No final tudo acabou bem para a jovem orca, que foi retirada das redes e devolvida ao grupo. No processo de salvamento estiveram presentes três embarcações. Uma operação que envolveu algum risco, segundo relataram os próprios mergulhadores, mas que acabou bem para todos.
“A visibilidade na água era muito pouca, só conseguia ver 3 metros à minha frente… Demorei algum tempo até me aproximar do animal e conseguir vê-lo. Tinha bem presente que poderiam estar orcas adultas por perto e que poderiam estar muito preocupados com a cria”, frisou Michal Babiarz, o mergulhador que se atirou à água numa tentativa de salvar a cria, mesmo perante todos os riscos inerentes à operação de resgate.
No final foi Carlos o skipper da SeaXplorer que teve a ideia de usar a âncora para conseguir agarrar o cabo e assim puxar a orca pela barbatana caudal (por onde estava presa) ao conseguir içar para fora de água, com a ajuda dos clientes presentes na embarcação, conseguiram cortar o cabo e libertar o juvenil.
Parabéns a todos pelo esforço e trabalho de equipa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Foto: Mafalda Moore/Sealife
-
-
FotografiaMafalda Moore/Sealife
-
FonteRedação
