Homepage

  • Onda de calor bate recordes e vai continuar
    03 agosto 2018
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temperatura máxima esta quinta-feira foi registada em Alvega, no concelho de Abrantes e distrito de Santarém, onde os termómetros registaram 45,2 graus.
  • A onda de calor já chegou a Portugal e já se fez sentir bastante esta quinta-feira, mesmo que as temperaturas devam subir ainda mais hoje e até domingo, com o pico do calor a ser no fim-de-semana. Dessa forma, ontem, foram já batidos máximos históricos de temperatura em oito locais no continente, de acordo com os dados divulgados pela IPMA.

    Foram assim registados máximos históricos nas estações de Castelo Branco (42,2 graus celsius), Odemira (41,9), Nelas (41,3), Anadia (43,8), Coruche (44,9), Setúbal (42,6), Alvalade (43,8) e Zambujeira do Mar (41,1). Este registo foi feito às 17 horas, pelo que novos dados poderão surgir em relação às horas seguintes.

    Ainda assim, não foi em nenhum destes oito locais que se registou a temperatura máxima no dia de ontem. Esse registo pertenceu a Alvega, no concelho de Abrantes e distrito de Santarém. Os termómetros locais registaram 45,2 graus. Esta vaga de calor vai continuar nos próximos dias e estes valores deverão aumentar.

    O IPMA diz que a atual situação pode ser comparável à situação meteorológica de Agosto de 2003, quando também se registaram valores muito elevados da temperatura mínima e da temperatura máxima, “fixando-se um novo máximo absoluto relativo à temperatura máxima, com 47,3°C, na Amareleja”, precisamente no dia 1 de Agosto.

    Para esta sexta-feira a capital de distrito com máxima previsão é Santarém, situando-se nos 44 graus. Braga, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja são as outras capitais de distrito onde são esperadas temperaturas máximas acima dos 40 graus. A par destes distritos, também Bragança e Guarda apresentam alerta vermelho de calor para hoje - e igualmente para sábado e domingo.

    No domingo as previsões apontam para a subida de temperatura, com Santarém e Setúbal a registarem os valores máximos, com 45 graus. Contudo, é provável que em alguns concelhos específicos esses valores sejam ainda mais elevados. Em vários concelhos de Santarém, Évora e Setúbal são esperados 46 graus de máxima nos próximos dias. Mais recordes históricos deverão estar a caminho…

    Em sentido inverso, os distritos mais aconselháveis para se estar por estes dias, ou seja, os mais “arejados” são o de Aveiro, com 33 graus de máxima para hoje e sábado e 34 graus para domingo, ou o Barlavento Algarvio, onde as temperaturas vão rondar entre os 33 graus de máximas e os 36 graus. Isto não contando, obviamente, com as ilhas (Madeira e Açores), onde as temperaturas não chegam aos 30 graus.

    O IPMA refere também que a partir do início da próxima semana a temperatura deverá registar uma descida nas regiões do litoral e, nos dias seguintes no restante território, “mas mantendo valores da ordem de 30-35 graus de máxima em muitos locais no final da próxima semana”.

    Por fim, esta onda de calor também está a fazer aumentar o risco de incêndio em todo o país, com alguns fogos já a deflagrar em algumas regiões. Para esta sexta-feira há alerta vermelho em 6 distritos (Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco) e ainda aviso “roxo” no Algarve, o que equivale a risco máximo de incêndio. O restante território continental está sob aviso laranja.

    Resta apenas relembrar que todos os cuidados são poucos nesta altura de muito calor por todo o Portugal Continental. Estes são os concelhos da Direção Geral de Saúde para os próximos dias, sobretudo para as faixas etárias mais idosas e mais jovens.

    Cuidados a ter:

    - Crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas e pessoas que desenvolvem atividades no exterior devem reforçar os cuidados.

    - Todos os cidadãos devem manter-se informados não só sobre as condições climáticas previstas mas também sobre comportamentos que promovam a proteção contra o calor.

    - Procurar locais climatizados, não deixar animais de estimação no carro "estacionado" pois eles também podem desenvolver doenças relacionadas com o calor, evitar zonas de poluição e mudanças bruscas de temperatura, beber água mesmo quando não tem sede e fazer refeições frias são alguns dos conselhos.

    - Bebés e crianças pequenas devem vestir roupas leves e de cor clara, utilizar sempre um chapéu, beber mais água do que o habitual, evitar exposição direta ao sol, aplicar protetor solar antes de sair de casa e nunca deixar o menor dentro um carro estacionado ou outro local exposto ao sol.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Vaga de calor
  • calor
  • Incêndio
  • Portugal
  • temperaturas
  • Recorde
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas