Homepage
- Na praia estão agentes cívicos que alertam as pessoas para a proibição de fumar em determinadas zonas e também distribuem cinzeiros nas zonas onde fumar é permitido.
-
-
Lloret de Mar é uma localidade que diz muito aos jovens portugueses e, agora, volta a ser notícia, mas por um exemplo positivo de civismo. O poder local decidiu criar “zonas sem fumo” nas praias locais, proibindo assim as pessoas de fumar na areia. A medida foi aplicada numa das praias locais e em zonas específicas de outras quatro praias de Lloret de Mar.
Na praia está mesmo uma grande placa que informa dessa “zona sem fumo”, assim como agentes que informam os banhistas no terreno de que não podem fumar na praia. Esta foi uma lei local aprovada ainda no início do ano, mas que só começou a dar nas vistas com o início da época balnear.
Jordi Orotobig, responsável pela pasta do Urbanismo e Sustentabilidade justificou a decisão da escolha das zonas, com o facto de estas serem as mais indicadas para as crianças e o turismo familiar. “Nessas zonas existem miniclubes de entretenimento infantil tutelado, a biblioteca de praia ou a zona de desportos, pelo que faz sentido que ali não se fume”, frisou.
O político destacou ainda o papel ambiental que esta medida tem, evitando assim que se acumulem beatas na areia. “Assim podem ir à praia e estender a toalha sem ter medo de ficar em cima de beatas. Penso que todo o Mundo agradece”, salientou Orotobig, apesar de algumas críticas dos banhistas perante esta lei.
Os agentes cívicos que alertam as pessoas para a proibição de fumar nas zonas determinadas, também passam pelas zonas onde é permitido fumar para distribuir cinzeiros para fumadores. Algo que também ajuda a reduzir o impacto das beatas deixadas pelo areal. Isto porque as beatas são dos mais poluidores das praias por todo o lado.
Outrora, palco de farras e viagens de finalistas que envolveram e ainda envolvem milhares de portugueses, Lloret de Mar parece agora ter um pouco mais de preocupação com o lado ambiental. Até porque esta é a segunda cidade com mais turismo em toda a Catalunha, recebendo a visita de mais de 1 milhão de turistas por ano.
Por exemplo, em Portugal estima-se que, a cada minuto, cerca de 7 mil beatas vão para ao chão, com todo o mal que isso acarreta. Muitas dessas beatas são atiradas diretamente para o areal e acabam por ir parar ao mar. A juntar a isso, as beatas são venenosas para as crianças, animais domésticos e vida marinhas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
