Homepage

  • Qual a legalidade das intervenções na Reserva Mundial de Surf na Ericeira
    09 agosto 2018
    arrow
    arrow
  • Associações pedem resposta sobre a ilegalidade ou legalidade de tais obras, que prejudicam o valor natural e turístico da reserva.
  • Recentemente, a SOS - Salvem o Surf e a AABC - Associação dos Amigos da Baía dos Coxos, duas das instituições guardiãs da Reserva Mundial de Surf da Ericeira questionaram a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, sobre a legalidade de duas ocorrências.

    Em ambos os casos a vegetação natural das arribas, mediterrânica e atlântica, típica da costa Oeste foi arrancada. A fauna local perdeu o seu sustento. Nas praias e caminhos da Reserva, ainda é habitual vislumbrar os famosos lagartos sardões verdes e vermelhos, cobras, salamandras, aves de rapina, etc mas a com a repetição destas graves ocorrências irão desaparecer.

    No primeiro caso, está a ser urbanizada uma zona do vale da praia dos Coxos por proprietários estrangeiros, que para aumentarem a altura das casas estão a construir muros de pedra com mais de dez metros de altura. Estes muros mais parecem muralhas Incas do que qualquer construção típica de Ribamar, descaraterizando completamente o vale.

    No segundo caso, no terreno do Cavalinho, um proprietário local desmatou vários hectares de terreno. Também vedou os acessos e caminhos naturais, onde antes passeavam trekkers, deixando apenas 15 metros de passagem até ao topo da falésia. A desculpa de limpar entulhos clandestinos não justifica a destruição da fauna e flora naturais.

    Aguardamos pela resposta sobre a ilegalidade ou legalidade de tais obras, que prejudicam o valor natural e turístico da reserva. Mesmo que os proprietários sejam obrigados a renaturalizar os terrenos, demorará muito até ao ecossistema original recuperar. 

    Claramente que a preservação da natureza é um pilar essencial da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, única na Europa e estratégica para Portugal. É importante que sejam criadas ferramentas legais para impedir que o interesse público possa ser lesado desta forma.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Comunicado - SOS Salvem o Surf

Tags
  • SOS - Salvem o Surf
  • AABC
  • Associação dos Amigos da Baía dos Coxos
  • ericeira
  • reserva mundial surf
  • Coxos
  • Cavalinho
similar News
similar
janeiro 19
Caitlin Simmers quer apenas continuar a ser Caitlin Simmers, para já
janeiro 19
Estão abertas as inscrições para curso de nadador-salvador profissional em Sintra
janeiro 19
Gabriel Ribeiro está de volta em 2022 e 100% dedicado ao surf
janeiro 18
Teresa Bonvalot e a nova época: 'Estou com muita vontade de voltar ao ataque'
janeiro 18
Praias da capital do Peru atingidas por maré negra
janeiro 19
Julian Wilson lança marca de roupa
janeiro 18
The Wave vai construir mais seis parques no Reino Unido e Irlanda