Homepage

  • Fumo e chuva de cinzas chegam as praias de Albufeira e não deixam ninguém indiferente!
  • A lavrar desde sexta-feira, o incêndio de Monchique continua a ameaçar as populações. Esta tarde, as chamas chegaram a Enxerim, às portas de Silves.

    Clica aqui para ver as praias ao vivo.

    Durante o dia de hoje foram vários os relatos nas redes sociais de turistas que se encontram por Albufeira e ficaram impressionados com a densidade do fumo, tapando quase por completo o céu, segundo muitos parecia um cenário de fim do mundo, “dantesco”.

    Pelas 19h00, segundo o site da Proteção Civil, os incêndios em Monchique eram combatidos por 1466 operacionais, apoiados por 456 viaturas e 15  meios aéreos.

    O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou que hoje o dia ia ser “extremamente difícil na zona de Monchique" em termos meteorológicos, tendo a expectativa que "a situação muito má" melhore nos próximos dias.

    Jorge Miranda foi um dos intervenientes no balanço que hoje decorreu na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Lisboa. "Hoje ainda vai ser um dia extremamente difícil na zona de Monchique", disse, em relação às previsões meteorológicas.

    De acordo com o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "os próximos dias darão eventualmente alguma melhoria" e do ponto de vista do índice relativo à previsão sobre a evolução de um incêndio, espera-se que a "situação muito má" que hoje se vive melhore nos dias que aí vêm".

    O incêndio rural deflagrou na sexta-feira à tarde em Monchique, no distrito de Faro, e alastrou-se aos concelhos vizinhos de Portimão e de Silves, onde hoje está a lavrar com intensidade.

    Segundo um balanço feito hoje de manhã, há 32 feridos, um dos quais em estado grave (uma idosa internada em Lisboa), e 181 pessoas mantêm-se deslocadas, depois da evacuação de várias localidades.

    De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram mais de 21.300 hectares. Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

    Na terça-feira, ao quinto dia de incêndio, as operações passaram a ter coordenação nacional, na dependência direta do comandante nacional da Proteção Civil, depois de terem estado sob a gestão do comando distrital.

    COMO AJUDAR:

    Os bombeiros de Portimão pedem para que sejam entregues no quartel alguns bens de primeira necessidade para serem depois transportados para o terreno.

    Águas, fruta, barritas, bebidas energéticas e pomadas para queimaduras são alguns dos mantimentos que os bombeiros estão a precisar.

    Os donativos podem ser entregues no quartel de Portimão e depois serão levados para Monchique, refere a corporação numa mensagem publicada no Facebook.

    De acordo com o jornal “Barlavento Algarvio”, a Escola Básica Júdice Fialho, em Portimão, está a precisar de voluntários para confecionar refeições para os operacionais que estão a combater o maior incêndio do ano.

    Estão a ser cozinhadas cerca de 7.200 refeições diários naquele estabelecimento de ensino, que depois são transportadas para o terreno.

    A equipa do Beachcam agradece o trabalho e dedicação dos nossos heróis incansáveis, os bombeiros que avançam, quando todos recuam!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Vídeo - Miguel Almeida Motta

    Fonte - Sapo

Tags
  • bombeiros
  • monchique
  • portimao
  • algarve
  • Incendio
  • Incendios
  • albufeira
  • Praia do Peneco
  • tragedia
  • Portugal
pub
similar News
similar
novembro 19
Mais de duas toneladas de plástico recolhido durante o verão
novembro 19
Ondas grandes devem regressar amanhã à Nazaré
novembro 20
Gelo pode desaparecer do Ártico dentro de 25 anos
novembro 18
Nic von Rupp nomeado para os Surfer Awards de 2019
novembro 20
Videovigilância irá proteger os cavalos-marinhos da Ria Formosa
novembro 20
Praia na Sardenha passará a ser paga e com lotação limitada
novembro 20
Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16