Homepage
- Mergulhadores arriscaram numa operação demorada para cortar as redes de pesca e libertar o cetáceo.
-
-
A Marinha do Chile resgatou uma baleia que estava presa em redes de pesca nas proximidades de Puerto Williams, na Patagónia.
Após o alerta ter sido dado por pescadores, a embarcação Alacalufe dirigiu-se para o local e iniciou a operação de salvamento do cetáceo que pode pesar mais de 20 toneladas, de acordo com informações difundidas pela marinha chilena.
As manobras implicaram uma viagem de mais de três horas e envolveram depois algum risco para os mergulhadores que tiveram de se aproximar até centímetros da baleia para cortar as redes.
O animal estava agitado e obrigou a especial atenção. "Ao fim de pouco mais de uma hora dos mergulhadores na água, a baleia foi libertada, apesar do perigo que implicava estar muito perto de uma baleia de grande tamanho", disse Cesar Quiroga, governador marítimo de Puerto Williams.
Notícia: Disparam as mortes de golfinhos portugueses em extinção
O responsável deixou um apelo aos pescadores para retirarem as redes do mar depois da faina, já que levam a situações como esta e nem sempre é possível resgatar os animais a tempo, com consequências por vezes fatais.
Após ser libertada, a baleia franco austral (Eubalaena australis), que anda nos mares do hemisfério sul, estava em aparente boa condição, de acordo com a observação dos militares chilenos, e seguiu pelo mar.
Um final feliz para todos!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte: DN
-
