Homepage

  • Agosto com temperaturas recorde em Portugal
    01 agosto 2018
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Mês começa com temperaturas na casa dos 45 graus em grande parte do país e também alguma poeira vinda de África. São muitos os cuidados a ter.
  • O mês de agosto chegou esta quarta-feira e com ele vem muito calor. Tanto que o Instituto Português do Mar e Atmosfera já emitiu um comunicado e vários avisos para os próximos dias. A partir de hoje os termómetros já vão rondar os 40 graus, mas o “pico” desta vaga de calor acontecerá de quinta-feira até sábado.

    Em comunicado, o IPMA garante mesmo que algumas regiões poderão ter temperaturas recorde, uma vez que as previsões apontam para números acima dos 45 graus, nomeadamente no interior (Alto Alentejo e Beira Baixa), mas também no Vale do Douro e Vale do Tejo.

    Consulta aqui a nossa rede de camaras em Portugal para veres em directo a tua praia favorita.

    Para amanhã, dia 2 de agosto, e sexta-feira, dia 3, foi já lançado alerta vermelho de “tempo quente” em 9 distritos. Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branca, Santarém, Portalegre, Évora e Beja serão assim os distritos mais visados por esta vaga de calor nos próximos dias. Com o cenário a ter tendência para piorar no fim-de-semana.

    Esta quarta-feira já é esperado que os termómetros cheguem aos 40 graus no distrito de Castelo Branco, Évora e Beja. Para hoje, e igualmente para os próximos dias, a única exceção a esta vaga de calor é a costa sul algarvia, onde as temperaturas irão rondas os 30 a 35 graus. Para amanhã espera-se que os “40’s” também cheguem a Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal, com a máxima previsão a estar no distrito de Évora: 46 graus!

    Este cenário de muito calor mantém-se na sexta-feira, com Évora novamente nos 46 graus de máxima. No sábado as temperaturas deverão subir ainda mais, com alguns pontos específicos a poderem bater máximos históricos de temperatura. Para a cidade de Lisboa, por exemplo, são esperados 44 graus de temperatura máxima e 27 de mínima. Em Santarém, e na grande parte dos concelhos ribatejanos, os termómetros deverão subir aos 46 graus de máxima, mantendo-se o alerta vermelho durante vários dias.

    Já no Alentejo, Évora deverá continuar na casa dos 46 graus de máxima, mas com os concelhos de Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas a terem 47 graus de máxima. Estes deverão ser mesmo os sítios mais quentes de Portugal durante o fim-de-semana, embora as previsões ainda possam sofrer alterações. No domingo as temperaturas devem descer ligeiramente, ainda que se mantenha o calor intenso em praticamente todo o território nacional, com exceção das ilhas.

    Risco de incêndio

    O IPMA também prevê a subida gradual das mínimas durantes os próximos dias. É expectável que durante a semana as mínimas atinjam valores próximos de 25°C em grande parte do território, aproximando-se dos 30°C em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo. 

    Estas temperaturas também fazem aumentar o risco de incêndio em várias regiões do país. Bragança, Guarda, Castelo Branco e Faro são os distritos com a “vermelho” esta quarta-feira. A “laranja” ficam Vila Real, Viseu, Portalegre, Évora e Beja. Nos próximos dias a situação poderá ser ainda mais complicado. Isto numa altura em que ainda está bem fresca na memória a tragédia que varreu Portugal no ano passado.

    Não estranhe a poeira

    Esta vaga de calor pode trazer consigo outro fenómeno: um tom amarelado no céu. Isso deverá ser causado por uma poeira vinda do Norte de África. Segundo o comunicado do IPMA, “prevê-se que poeiras em suspensão provenientes do norte de África afetem a região Sul a partir de dia 1 de agosto”.

    Cuidados a ter

    Esta é uma altura do ano delicada, devido ao imenso calor que se irá fazer sentir. Dessa forma a população jovem e idosa poderá ser a mais afetada, sendo necessários cuidados redobrados. É, por isso, crucial evitar o contacto direto com o sol. Mas também ter uma boa hidratação, para evitar problemas com o calor. Beber muita água e líquidos, mas evitando o álcool, e consumir alimentos frescos, como fruta, por exemplo, são boas práticas para os dias quentes que aí vêm.

    A Direção Geral de Saúde deixou ainda algumas recomendações a ter durante esta vaga de calor. A saber:

    - Crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas e pessoas que desenvolvem atividades no exterior devem reforçar os cuidados.

    - Todos os cidadãos devem manter-se informados não só sobre as condições climáticas previstas mas também sobre comportamentos que promovam a proteção contra o calor.

    - Procurar locais climatizados, não deixar animais de estimação no carro "estacionado" pois eles também podem desenvolver doenças relacionadas com o calor, evitar zonas de poluição e mudanças bruscas de temperatura, beber água mesmo quando não tem sede e fazer refeições frias são alguns dos conselhos.

    - Bebés e crianças pequenas devem vestir roupas leves e de cor clara, utilizar sempre um chapéu, beber mais água do que o habitual, evitar exposição direta ao sol, aplicar protetor solar antes de sair de casa e nunca deixar o menor dentro um carro estacionado ou outro local exposto ao sol.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Previsão do tempo
  • Agosto
  • Vaga de calor
  • ipma
  • calor
  • Portugal
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias
março 30
Alex Botelho concede primeira entrevista após acidente na Nazaré
março 30
FPS à caça dos talentos do futuro
março 30
Semana começa chuvosa e fria
março 27
Está a chegar o horário de Verão!