Homepage
- Mês começa com temperaturas na casa dos 45 graus em grande parte do país e também alguma poeira vinda de África. São muitos os cuidados a ter.
-
-
O mês de agosto chegou esta quarta-feira e com ele vem muito calor. Tanto que o Instituto Português do Mar e Atmosfera já emitiu um comunicado e vários avisos para os próximos dias. A partir de hoje os termómetros já vão rondar os 40 graus, mas o “pico” desta vaga de calor acontecerá de quinta-feira até sábado.
Em comunicado, o IPMA garante mesmo que algumas regiões poderão ter temperaturas recorde, uma vez que as previsões apontam para números acima dos 45 graus, nomeadamente no interior (Alto Alentejo e Beira Baixa), mas também no Vale do Douro e Vale do Tejo.
Consulta aqui a nossa rede de camaras em Portugal para veres em directo a tua praia favorita.
Para amanhã, dia 2 de agosto, e sexta-feira, dia 3, foi já lançado alerta vermelho de “tempo quente” em 9 distritos. Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branca, Santarém, Portalegre, Évora e Beja serão assim os distritos mais visados por esta vaga de calor nos próximos dias. Com o cenário a ter tendência para piorar no fim-de-semana.
Esta quarta-feira já é esperado que os termómetros cheguem aos 40 graus no distrito de Castelo Branco, Évora e Beja. Para hoje, e igualmente para os próximos dias, a única exceção a esta vaga de calor é a costa sul algarvia, onde as temperaturas irão rondas os 30 a 35 graus. Para amanhã espera-se que os “40’s” também cheguem a Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal, com a máxima previsão a estar no distrito de Évora: 46 graus!
Este cenário de muito calor mantém-se na sexta-feira, com Évora novamente nos 46 graus de máxima. No sábado as temperaturas deverão subir ainda mais, com alguns pontos específicos a poderem bater máximos históricos de temperatura. Para a cidade de Lisboa, por exemplo, são esperados 44 graus de temperatura máxima e 27 de mínima. Em Santarém, e na grande parte dos concelhos ribatejanos, os termómetros deverão subir aos 46 graus de máxima, mantendo-se o alerta vermelho durante vários dias.
Já no Alentejo, Évora deverá continuar na casa dos 46 graus de máxima, mas com os concelhos de Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas a terem 47 graus de máxima. Estes deverão ser mesmo os sítios mais quentes de Portugal durante o fim-de-semana, embora as previsões ainda possam sofrer alterações. No domingo as temperaturas devem descer ligeiramente, ainda que se mantenha o calor intenso em praticamente todo o território nacional, com exceção das ilhas.
Risco de incêndio
O IPMA também prevê a subida gradual das mínimas durantes os próximos dias. É expectável que durante a semana as mínimas atinjam valores próximos de 25°C em grande parte do território, aproximando-se dos 30°C em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo.
Estas temperaturas também fazem aumentar o risco de incêndio em várias regiões do país. Bragança, Guarda, Castelo Branco e Faro são os distritos com a “vermelho” esta quarta-feira. A “laranja” ficam Vila Real, Viseu, Portalegre, Évora e Beja. Nos próximos dias a situação poderá ser ainda mais complicado. Isto numa altura em que ainda está bem fresca na memória a tragédia que varreu Portugal no ano passado.
Não estranhe a poeira
Esta vaga de calor pode trazer consigo outro fenómeno: um tom amarelado no céu. Isso deverá ser causado por uma poeira vinda do Norte de África. Segundo o comunicado do IPMA, “prevê-se que poeiras em suspensão provenientes do norte de África afetem a região Sul a partir de dia 1 de agosto”.
Cuidados a ter
Esta é uma altura do ano delicada, devido ao imenso calor que se irá fazer sentir. Dessa forma a população jovem e idosa poderá ser a mais afetada, sendo necessários cuidados redobrados. É, por isso, crucial evitar o contacto direto com o sol. Mas também ter uma boa hidratação, para evitar problemas com o calor. Beber muita água e líquidos, mas evitando o álcool, e consumir alimentos frescos, como fruta, por exemplo, são boas práticas para os dias quentes que aí vêm.
A Direção Geral de Saúde deixou ainda algumas recomendações a ter durante esta vaga de calor. A saber:
- Crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas e pessoas que desenvolvem atividades no exterior devem reforçar os cuidados.
- Todos os cidadãos devem manter-se informados não só sobre as condições climáticas previstas mas também sobre comportamentos que promovam a proteção contra o calor.
- Procurar locais climatizados, não deixar animais de estimação no carro "estacionado" pois eles também podem desenvolver doenças relacionadas com o calor, evitar zonas de poluição e mudanças bruscas de temperatura, beber água mesmo quando não tem sede e fazer refeições frias são alguns dos conselhos.
- Bebés e crianças pequenas devem vestir roupas leves e de cor clara, utilizar sempre um chapéu, beber mais água do que o habitual, evitar exposição direta ao sol, aplicar protetor solar antes de sair de casa e nunca deixar o menor dentro um carro estacionado ou outro local exposto ao sol.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
