Homepage
- A culpa? Segundo os especialistas, a culpa é dos...
-
-
Mas o que está na origem deste descontrolo?
Ontem acordámos com uma notícia que nos é muito familiar: dezenas de pessoas morrem por causa dos incêndios. A história agora é na Grécia, mas as semelhanças com o que aconteceu no verão passado em Portugal são evidentes. Temperaturas altas e ventos muito fortes são impossíveis de controlar.
Mas o clima parece que anda mesmo descontrolado. Em pleno mês de julho ainda não arrumámos as botas nem o guarda-chuva, na Sibéria foram registados 40 graus, a Suécia está em chamas, no Japão as temperaturas altas já mataram mais de 40 pessoas… mas isto vai continuar.
A culpa? Segundo os especialistas, a culpa é dos anticiclones.
Imagem: Anticiclone dos Açores
Os anticiclones
Os anticiclones (ou centros de altas pressões) são uma região em que o ar se afunda vindo de cima e suprime os movimentos ascendentes necessários à formação de nuvens e precipitação.
Este é um fenómeno a que, segundo os especialistas, o hemisfério norte está a assistir com grande frequência e que está a afetar o clima em vários países. O norte da Europa encontra-se numa situação de anticiclone, a que os especialistas chamam de bloqueio, há mais de um mês, o que tem contribuído para que os países da Escandinávia e Reino Unido estejam a enfrentar temperaturas normais para o verão de Portugal ou Espanha.
No caso de Portugal e Espanha, habitualmente assolados pelo “famoso” Anticiclone dos Açores, o fenómeno é o contrário. Chuvas fortes, trovoadas, temperaturas a rondar os 25 graus, estão a ser motivados por uma deslocação do Anticiclone dos Açores mais para Oeste do que é habitual nesta época do ano.
Agosto será um mês de temperaturas amenas para Portugal e as temperaturas altas da na Escandinávia deverão manter-se assim também durante o próximo mês.
Alguns dados que preocupam o mundo:
-Na Grécia já se contabilizam 74 mortos e 156 feridos devido aos incêndios
-A Suécia regista temperaturas de 35 graus, quando a média anual em julho ronda os 21º de máxima, e enfrenta mais de 20 fogos ativos
-No Japão, depois de chuvas torrenciais que mataram mais de 200 pessoas, já morreram mais de 40 por causa do calor e as pessoas são aconselhadas a ficar dentro de casa com o ar condicionado ligado
-Portugal e Espanha enfrentam chuvas rápidas e torrenciais que provocam inundações e estragos nas culturas
-No Reino Unido o calor já fez secar água de locais onde foi possível encontrar vestígios de locais históricos nas Ilhas Britânicas
-Montreal, no Canadá, registou a temperatura mais alta em julho dos últimos 147 anos.
Será isto tudo culpa das alterações climáticas?
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotografia: Briantissot
Fonte: Pplware
-
