Homepage

  • Radiação UV: País em risco 'Muito Elevado'
    19 julho 2018
    arrow
    arrow
  • O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Coimbra, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Évora, ...
  • Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Coimbra, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Évora, Beja, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente e o arquipélago da Madeira.

    Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real e Bragança e as ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores.

    Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

    Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

    O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns a norte do Cabo Raso até meio da tarde.

    Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões Norte e Centro.

    A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde e neblina ou nevoeiro matinal.

    As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Viseu e na Guarda) e os 18 (Faro, Aveiro e Braga) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 31 (em Évora, Beja e Faro).

    Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir da tarde e vento fraco a moderado predominando de nordeste.

    No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 24 graus Celsius.

    O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos na madrugada e manhã e vento nordeste moderado, tornando-se fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora para o fim do dia na ilha de Santa Maria (grupo oriental).

    Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 24 graus, na Horta entre os 19 e os 24, em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada entre os 18 e os 24 graus.

    Riscos de Incêndio

    De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Castro Marim e Alcoutim (Faro), Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Mação, (Santarém), Gavião, Nisa (Portalegre), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Trancoso (Guarda) e Vimioso (Bragança).

    O IPMA colocou também quase meia centena de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

    O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Ana Vasconcelos Batalha

Tags
  • riscos
  • avisos
  • Incêndio
  • portugal
  • Radiação Ultravioleta
  • raios UV
  • Previsão
  • Previsão do tempo
  • temperaturas
  • tempo
  • meteorologia
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • calor
  • verão
pub
similar News
similar
outubro 19
Liga MEO Surf entrega prémios nos Portugal Surf Awards 2020
outubro 19
Japão abre novamente a porta ao despejo de água radioativa no Pacífico
outubro 19
IPMA eleva aviso: Lisboa e mais 4 distritos sob aviso vermelho na terça-feira devido à chuva forte
outubro 19
Chuva e vento forte vão deixar todo o continente sob aviso laranja
outubro 19
Pelo menos 19 baleias-piloto perderam a vida encalhadas na Nova Zelândia
outubro 19
Bernardo Jerónimo, o único português a competir no Frontón King, já está na 3ª ronda
outubro 19
Vasco Ribeiro: 'Este foi o ano em que provavelmente apresentei o meu melhor nível de surf'
pub