Homepage

  • Previsão de Surf de 11 a 15 de Julho
    11 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Á procura de ondas? Não está fácil, prevê-se ondulação de NNW gerada pela Nortada e algumas oportunidades de vento menos intenso. Apesar de não serem condições ideais vai dar surf! Vamos lá analisar…
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 13JUL2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, passando a pouco nublado para a maioria das regiões, mantendo ainda bastante nebulosidade nas praias entre o Cabo Carvoeiro e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NW em declínio, com novo pulso de NNW de curto período a aumentar ao longo do dia, tamanhos de onda para o período matinal calculam-se entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições de surf razoáveis durante o período matinal, com ondas pequenas e a Norte do Cabo Raso, zonas mais a Sul com tamanhos bastante pequenos e poucas praias com capacidade de sustentar algum surf. O período da tarde complica-se com a intensificação do vento, resultando num aumento de vaga a causar bastante interferência no mar.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto à exceção do interior centro, tornando-se pouco nublado em geral, mantendo ainda bastante nebulosidade para as praias entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW moderado, sendo mais intenso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a atingir o pico durante o período matinal com ondas de tamanhos estimados entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Ondas com mais tamanho, no entanto o vento vai afetar a sua correta formação e induz bastante vaga a causar uma superfície bastante irregular, condições de surf fracas. Melhores oportunidades em locais abrigados do vento (ex. pontões).

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado na Costa Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde à exceção do litoral entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. Vento de Oeste fraco a moderado, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego e de NW a Sul do Cabo Espichel, passando a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio, com ondas de tamanhos calculados entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Algumas opções de surf ao longo da Costa Oeste para o período matinal com vento menos intenso, condições razoáveis tendo em conta que se espera menos vaga a causar interferência. Zonas a Sul do Cabo Raso esperam-se com tamanhos significativamente menores ao longo do dia.



    Carta de Ondulação de curto período, referente a 11JUL2018 às 00:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

     

    Previsão Técnica: A ação conjunta de uma alta-pressão a Oeste e uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vão originar condições de céu temporariamente nublado e a manter-se os aguaceiros com trovoada associada para as zonas Norte e Centro, sendo mais frequentes no interior. A circulação atmosférica espera-se de NNW-NW para com intensidades a variarem entre fracas e moderadas, passando a ser do quadrante Oeste para Sexta-feira.

    No mar a ondulação para as primeiras horas desta Quarta-feira, espera-se em declínio de NW com curtos períodos, esperando-se tamanhos mais capazes de sustentar algum surf nas regiões a Norte do Cabo Raso. Entretanto com a intensificação do vento de Norte ao largo da Costa Oeste, espera-se um novo pulso de NNW de curto período a subir ao longo do dia com bastante vaga associada ao vento local e a dificultar as condições para o surf, melhores opções em locais abrigados do vento a Norte do Cabo Raso.

    Na Quinta-feira a ondulação de NNW atinge o pico durante o período matinal, com ondas ligeiramente maiores notando-se, no entanto, pouca diferença para as regiões a Sul do Cabo Raso, onde esta ondulação não consegue chegar de uma forma tão eficaz, de resto para a tarde e ao longo de Sexta-feira esta ondulação continuará em declínio, com ondas consequentemente menores.

    Em suma as condições não serão fáceis para o surf, com ondas pequenas na Quarta, bastante vaga e vento a dificultar na Quinta-feira e voltando a descer os tamanhos das ondas para Sexta-feira, no entanto espreita as recomendações no descritivo diário.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 15JUL2018.

    Para o fim de semana a baixa-pressão sobre a Península Ibérica move-se sobre o litoral Oeste, originando assim condições de céu muito nublado ao longo da Costa Oeste durante os períodos matinais, tornando-se pouco nublado para a tarde, sendo que no Domingo volta-se a formar bastante nebulosidade no litoral Oeste com probabilidades de precipitação nas zonas Norte e Centro.

    O vento para Sábado espera-se de SW fraco, sendo de WSW a Sul do Cabo Espichel e a tornar-se moderado para a tarde. No Domingo vento de SW fraco, sendo de WNW nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro e a tornar-se de Oeste moderado, mantendo-se fraco a Norte do Cabo Mondego.

    A ondulação de NNW de curto período continua a perder expressão, de forma a tornar-se residual já para Sábado com ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul. Para Domingo os tamanhos esperam-se ligeiramente mais pequenos.

    Em suma poucas probabilidades de surf com muitas praias a apresentarem-se flats, não se descarta algumas sessões em ondas pequenas para longboards. Praias mais abrigadas como as da linha de Cascais e Sesimbra mantêm-se flat, bem como a Costa Sul.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • PREVISÃO DE ONDAS
  • PREVISÃO DO TEMPO
  • ONDULAÇÃO
  • SURF
  • BRUNO LAMPREIA
pub
similar News
similar
março 30
Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 já têm nova data
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias