Homepage

  • Previsão de Surf de 11 a 15 de Julho
    11 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Á procura de ondas? Não está fácil, prevê-se ondulação de NNW gerada pela Nortada e algumas oportunidades de vento menos intenso. Apesar de não serem condições ideais vai dar surf! Vamos lá analisar…
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 13JUL2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, passando a pouco nublado para a maioria das regiões, mantendo ainda bastante nebulosidade nas praias entre o Cabo Carvoeiro e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NW em declínio, com novo pulso de NNW de curto período a aumentar ao longo do dia, tamanhos de onda para o período matinal calculam-se entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições de surf razoáveis durante o período matinal, com ondas pequenas e a Norte do Cabo Raso, zonas mais a Sul com tamanhos bastante pequenos e poucas praias com capacidade de sustentar algum surf. O período da tarde complica-se com a intensificação do vento, resultando num aumento de vaga a causar bastante interferência no mar.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto à exceção do interior centro, tornando-se pouco nublado em geral, mantendo ainda bastante nebulosidade para as praias entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW moderado, sendo mais intenso para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a atingir o pico durante o período matinal com ondas de tamanhos estimados entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Ondas com mais tamanho, no entanto o vento vai afetar a sua correta formação e induz bastante vaga a causar uma superfície bastante irregular, condições de surf fracas. Melhores oportunidades em locais abrigados do vento (ex. pontões).

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado na Costa Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde à exceção do litoral entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. Vento de Oeste fraco a moderado, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego e de NW a Sul do Cabo Espichel, passando a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio, com ondas de tamanhos calculados entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Algumas opções de surf ao longo da Costa Oeste para o período matinal com vento menos intenso, condições razoáveis tendo em conta que se espera menos vaga a causar interferência. Zonas a Sul do Cabo Raso esperam-se com tamanhos significativamente menores ao longo do dia.



    Carta de Ondulação de curto período, referente a 11JUL2018 às 00:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

     

    Previsão Técnica: A ação conjunta de uma alta-pressão a Oeste e uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vão originar condições de céu temporariamente nublado e a manter-se os aguaceiros com trovoada associada para as zonas Norte e Centro, sendo mais frequentes no interior. A circulação atmosférica espera-se de NNW-NW para com intensidades a variarem entre fracas e moderadas, passando a ser do quadrante Oeste para Sexta-feira.

    No mar a ondulação para as primeiras horas desta Quarta-feira, espera-se em declínio de NW com curtos períodos, esperando-se tamanhos mais capazes de sustentar algum surf nas regiões a Norte do Cabo Raso. Entretanto com a intensificação do vento de Norte ao largo da Costa Oeste, espera-se um novo pulso de NNW de curto período a subir ao longo do dia com bastante vaga associada ao vento local e a dificultar as condições para o surf, melhores opções em locais abrigados do vento a Norte do Cabo Raso.

    Na Quinta-feira a ondulação de NNW atinge o pico durante o período matinal, com ondas ligeiramente maiores notando-se, no entanto, pouca diferença para as regiões a Sul do Cabo Raso, onde esta ondulação não consegue chegar de uma forma tão eficaz, de resto para a tarde e ao longo de Sexta-feira esta ondulação continuará em declínio, com ondas consequentemente menores.

    Em suma as condições não serão fáceis para o surf, com ondas pequenas na Quarta, bastante vaga e vento a dificultar na Quinta-feira e voltando a descer os tamanhos das ondas para Sexta-feira, no entanto espreita as recomendações no descritivo diário.

     

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 15JUL2018.

    Para o fim de semana a baixa-pressão sobre a Península Ibérica move-se sobre o litoral Oeste, originando assim condições de céu muito nublado ao longo da Costa Oeste durante os períodos matinais, tornando-se pouco nublado para a tarde, sendo que no Domingo volta-se a formar bastante nebulosidade no litoral Oeste com probabilidades de precipitação nas zonas Norte e Centro.

    O vento para Sábado espera-se de SW fraco, sendo de WSW a Sul do Cabo Espichel e a tornar-se moderado para a tarde. No Domingo vento de SW fraco, sendo de WNW nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro e a tornar-se de Oeste moderado, mantendo-se fraco a Norte do Cabo Mondego.

    A ondulação de NNW de curto período continua a perder expressão, de forma a tornar-se residual já para Sábado com ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul. Para Domingo os tamanhos esperam-se ligeiramente mais pequenos.

    Em suma poucas probabilidades de surf com muitas praias a apresentarem-se flats, não se descarta algumas sessões em ondas pequenas para longboards. Praias mais abrigadas como as da linha de Cascais e Sesimbra mantêm-se flat, bem como a Costa Sul.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • PREVISÃO DE ONDAS
  • PREVISÃO DO TEMPO
  • ONDULAÇÃO
  • SURF
  • BRUNO LAMPREIA
pub
similar News
similar
janeiro 20
Angels Surf School apresenta modalidade Performance Training
janeiro 20
Semana começa com vento até 110 quilómetros por hora
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário