Homepage

  • Previsão de Surf de 09 a 13 de Julho
    08 julho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temos Surf! Um conjunto de diferentes ondulações, apresentam-se esta semana ao longo da Costa Oeste. Vais ter mesmo de analisar as previsões para planear a tua surfada. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 11JUL2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo muito nublado ao longo da Costa Oeste e a persistir durante o dia nas regiões a Norte do Cabo Raso e a Sul de Sines. Para o interior Norte e Centro espera-se um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW fraco, passando a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Conjunto de ondulação de NW/NNW com médio/curto período a entrar gradualmente ao longo do dia, estimando-se ondas para o período matinal entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições de surf razoáveis em ondas pequenas durante o período matinal, esperando-se melhor para as regiões mais expostas a Norte do Cabo Raso. Para a tarde as condições deterioram-se devido à intensificação da brisa marítima.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado para as regiões do interior Norte e Centro, bem como a Costa Sul e a tornar-se pouco nublado para a tarde. Ao longo da Costa Oeste ainda se espera a persistência de bastante nebulosidade para a tarde. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento espera-se de Oeste fraco, passando a moderado para a tarde e de SW-WSW para as regiões a Norte do Cabo Carvoeiro ao longo de todo o dia.
    Ondulação/Ondas: A ondulação de NW de médio período atinge o pico durante as primeiras horas da manhã, mantendo a ondulação secundária de NNW de curto período, as ondas resultantes calculam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições de surf boas a razoáveis em especial para as regiões a Norte do Cabo Raso, com tamanhos a tornarem o surf mais sustentável, para as regiões mais a Sul os tamanhos esperam-se menores e o vento ligeiramente mais intenso a dificultar a correta formação das ondas. Para a tarde as condições tornam-se mais complicadas em geral com a brisa marítima a afetar a maior parte dos locais.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde e a persistir bastante nebulosidade nas regiões entre a foz do Douro e Cabo Raso. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento espera-se fraco de NW, tornando-se moderado durante a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a subir ao longo do dia, estimando-se assim alturas mais pequenas durante a manhã, com ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições fracas a razoáveis a Norte do Cabo Raso com ondas bastante pequenas, sendo praticamente residuais nas regiões mais a Sul. Apesar dos tamanhos aumentarem para a tarde, prevê-se que as condições para o surf se agravem bastante com a intensidade do vento de NW. Esperam-se ainda assim algumas opções em locais mais abrigados do vento.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica em conjunto com a alta-pressão a Oeste, vão originar condições gerais de céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa oeste durante os períodos matinais e a persistir para a tarde em alguns locais. Para os períodos da tarde, nas regiões do interior Norte e Centro, espera-se o desenvolvimento de nebulosidade a produzir aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW-W com intensidades que variam de fracas a moderadas e na Terça-feira para as regiões a Norte do Cabo Carvoeiro o vento terá uma componente mais de Sul, apresentando-se de SW.

    No mar espera-se um conjunto de duas ondulações de pequenas dimensões, com um pulso de NNW de curto período, gerado pelo vento ao largo da Costa Oeste, e um outro proveniente de uma baixa-pressão anteriormente a SE da Gronelândia, de NW com médio período.

    Desta forma na Segunda-feira a ondulação sobe muito gradualmente com condições favoráveis para o período matinal com vento onshore mas de fraca intensidade, deteriorando-se para a tarde com a brisa marítima. Espera-se que este conjunto de ondulação atinja o pico, durante as primeiras horas da manhã de Terça-feira, mas ainda assim com ondas resultantes a rondar tamanhos máximos de até 1.2 metros para os locais mais expostos e a tornarem-se progressivamente menores até Quarta-feira de manhã.

    Entretanto na Quarta-feira a partir do final da manhã, um novo pulso de NNW de curto período começa a entrar, gerado por uma zona de vento mais intenso ao largo da Costa Oeste, mas a ser bastante afetado no período da tarde com bastante vaga associada ao vento moderado de NW.

    Costa Sul com condições de flatada a ondas residuais, sem ondulações previstas durante todo o período considerado.


    Carta de pico de período de Ondulação, referente a 08JUL2018 às 19:00 locais. Fonte: FNMOC

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 13JUL2018.

    Para Quinta e Sexta-feira o conjunto Alta e Baixa-pressão mantêm as posições, continuando assim com céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e algumas regiões no interior, aliviando para a tarde. Para as regiões interior Norte e Centro espera-se que as probabilidades de aguaceiros e trovoada se mantenham. O vento é mais intenso na Quinta-feira, apresentando-se de NNW moderado e a tornar-se de NW-WNW fraco a moderado para Sexta-feira.

    A ondulação de NNW de curto período atinge o pico durante o período matinal de Quinta-feira com ondas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul e linha de Sesimbra, praias da linha de Cascais esperam-se com ondas inferiores a 0.5 metros. Ao longo do dia esperam-se tamanhos mais pequenos com o declínio progressivo da ondulação. Melhores opções em praias mais abrigadas do vento de NNW.

    Para Sexta-feira a ondulação continua em declínio, com ondas gradualmente menores entre 0.5 a 1.2 metros para os locais mais expostos a sustentar ainda oportunidades de surf, preferencialmente durante a manhã com vento menos intenso.


    Carta de Ondulação de curto período, referente a 12JUL2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • previsão de surf
  • ondas
  • ondulação
  • surf
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
abril 07
Vem aí a maior Super Lua do ano!
abril 08
Libertados cerca de mil peixes em perigo de extinção
abril 08
Aprovados 6 projetos para a redução do lixo marinho em Portugal
abril 08
Santa Cruz também fecha praias e proíbe surf
abril 07
APS Surf Tour 2020 será realizado online
abril 07
AESDP considera 'essencial' prolongamento das licenças de quem leciona surf
abril 07
Aritz Aranburu: “Surf em Tóquio vai ser muito elitista”
pub