Homepage

  • Previsão de Surf de 09 a 13 de Julho
    08 julho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temos Surf! Um conjunto de diferentes ondulações, apresentam-se esta semana ao longo da Costa Oeste. Vais ter mesmo de analisar as previsões para planear a tua surfada. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 11JUL2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo muito nublado ao longo da Costa Oeste e a persistir durante o dia nas regiões a Norte do Cabo Raso e a Sul de Sines. Para o interior Norte e Centro espera-se um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW fraco, passando a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Conjunto de ondulação de NW/NNW com médio/curto período a entrar gradualmente ao longo do dia, estimando-se ondas para o período matinal entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições de surf razoáveis em ondas pequenas durante o período matinal, esperando-se melhor para as regiões mais expostas a Norte do Cabo Raso. Para a tarde as condições deterioram-se devido à intensificação da brisa marítima.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado para as regiões do interior Norte e Centro, bem como a Costa Sul e a tornar-se pouco nublado para a tarde. Ao longo da Costa Oeste ainda se espera a persistência de bastante nebulosidade para a tarde. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento espera-se de Oeste fraco, passando a moderado para a tarde e de SW-WSW para as regiões a Norte do Cabo Carvoeiro ao longo de todo o dia.
    Ondulação/Ondas: A ondulação de NW de médio período atinge o pico durante as primeiras horas da manhã, mantendo a ondulação secundária de NNW de curto período, as ondas resultantes calculam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições de surf boas a razoáveis em especial para as regiões a Norte do Cabo Raso, com tamanhos a tornarem o surf mais sustentável, para as regiões mais a Sul os tamanhos esperam-se menores e o vento ligeiramente mais intenso a dificultar a correta formação das ondas. Para a tarde as condições tornam-se mais complicadas em geral com a brisa marítima a afetar a maior parte dos locais.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde e a persistir bastante nebulosidade nas regiões entre a foz do Douro e Cabo Raso. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento espera-se fraco de NW, tornando-se moderado durante a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período a subir ao longo do dia, estimando-se assim alturas mais pequenas durante a manhã, com ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Surf: Condições fracas a razoáveis a Norte do Cabo Raso com ondas bastante pequenas, sendo praticamente residuais nas regiões mais a Sul. Apesar dos tamanhos aumentarem para a tarde, prevê-se que as condições para o surf se agravem bastante com a intensidade do vento de NW. Esperam-se ainda assim algumas opções em locais mais abrigados do vento.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica em conjunto com a alta-pressão a Oeste, vão originar condições gerais de céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa oeste durante os períodos matinais e a persistir para a tarde em alguns locais. Para os períodos da tarde, nas regiões do interior Norte e Centro, espera-se o desenvolvimento de nebulosidade a produzir aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW-W com intensidades que variam de fracas a moderadas e na Terça-feira para as regiões a Norte do Cabo Carvoeiro o vento terá uma componente mais de Sul, apresentando-se de SW.

    No mar espera-se um conjunto de duas ondulações de pequenas dimensões, com um pulso de NNW de curto período, gerado pelo vento ao largo da Costa Oeste, e um outro proveniente de uma baixa-pressão anteriormente a SE da Gronelândia, de NW com médio período.

    Desta forma na Segunda-feira a ondulação sobe muito gradualmente com condições favoráveis para o período matinal com vento onshore mas de fraca intensidade, deteriorando-se para a tarde com a brisa marítima. Espera-se que este conjunto de ondulação atinja o pico, durante as primeiras horas da manhã de Terça-feira, mas ainda assim com ondas resultantes a rondar tamanhos máximos de até 1.2 metros para os locais mais expostos e a tornarem-se progressivamente menores até Quarta-feira de manhã.

    Entretanto na Quarta-feira a partir do final da manhã, um novo pulso de NNW de curto período começa a entrar, gerado por uma zona de vento mais intenso ao largo da Costa Oeste, mas a ser bastante afetado no período da tarde com bastante vaga associada ao vento moderado de NW.

    Costa Sul com condições de flatada a ondas residuais, sem ondulações previstas durante todo o período considerado.


    Carta de pico de período de Ondulação, referente a 08JUL2018 às 19:00 locais. Fonte: FNMOC

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 13JUL2018.

    Para Quinta e Sexta-feira o conjunto Alta e Baixa-pressão mantêm as posições, continuando assim com céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e algumas regiões no interior, aliviando para a tarde. Para as regiões interior Norte e Centro espera-se que as probabilidades de aguaceiros e trovoada se mantenham. O vento é mais intenso na Quinta-feira, apresentando-se de NNW moderado e a tornar-se de NW-WNW fraco a moderado para Sexta-feira.

    A ondulação de NNW de curto período atinge o pico durante o período matinal de Quinta-feira com ondas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul e linha de Sesimbra, praias da linha de Cascais esperam-se com ondas inferiores a 0.5 metros. Ao longo do dia esperam-se tamanhos mais pequenos com o declínio progressivo da ondulação. Melhores opções em praias mais abrigadas do vento de NNW.

    Para Sexta-feira a ondulação continua em declínio, com ondas gradualmente menores entre 0.5 a 1.2 metros para os locais mais expostos a sustentar ainda oportunidades de surf, preferencialmente durante a manhã com vento menos intenso.


    Carta de Ondulação de curto período, referente a 12JUL2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • previsão de surf
  • ondas
  • ondulação
  • surf
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera
janeiro 21
Portugueses desenvolvem tecnologia para detetar lixo marinho
janeiro 21
Vila Real quer plantar um milhão de árvores em 2020
janeiro 21
China vai proibir os sacos de plástico nas principais cidades
janeiro 21
A grande estrela do Super Bowl rejeitou ser surfista profissional
janeiro 20
Mick Fanning em documentário da Nat GEO sobre tubarões
janeiro 20
Tomás Lacerda faz história com triunfo em importante prova de SUP