Homepage
- Queres saber onde surfar? As condições gerais são de ondas pequenas e flatada, no entanto dissecamos aqui as variáveis meteorológicas e avisamos que vai haver oportunidade de surf em ondas pequenas, sabe mais aqui!
-
-
Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 08JUL2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.
Sexta-feira
Tempo/Vento: Céu pouco nublado em geral, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste durante as primeiras horas da manhã, com probabilidades de nevoeiro ou neblina nas zonas costeiras do Norte e Centro. Para a tarde espera-se ainda um aumento de nebulosidade para as regiões do interior Norte e Centro com aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se fraco a moderado de NNW-NW, sendo mais intenso para a tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NW com curtos períodos a originar ondas com tamanhos estimados de até 0.5 e pontualmente 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: Condições em geral fracas para o surf devido à falta de tamanho das ondas, escassas probabilidades de surf em ondas pequenas nos locais mais expostos, para as longboards.Sábado
Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste durante as primeiras horas da manhã, com probabilidades de nevoeiro ou neblina nas zonas costeiras do Norte e Centro. Aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada mantêm-se para o interior Norte e Centro, para o período da tarde. Vento de NNW-NW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
Ondulação/Ondas: novo pulso de pequenas dimensões de WNW com curto período a produzir ondas com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: Condições fracas com ondas pequenas, no entanto durante o período matinal com vento menos intenso, esperam-se oportunidades de surf pontuais para longboard para nas zonas mais expostas a Norte do Cabo Raso.Domingo
Tempo/Vento: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste durante as primeiras horas da manhã, com probabilidades de nevoeiro ou neblina nas zonas costeiras do Norte e Centro. Aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada mantêm-se para o interior Norte e Centro, para o período da tarde. Vento de NNW-NW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
Ondulação/Ondas: ondulação de WNW de curto período em ligeiro declínio, com ondas resultantes entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: Condições fracas com ondas pequenas a residuais, no entanto durante o período matinal com vento menos intenso, esperam-se escassas oportunidades de surf para longboard nas zonas mais expostas a Norte do Cabo Raso.Previsão Técnica: Uma alta-pressão a Oeste de Portugal Continental em conjunto com uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica, vai originar condições de céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade em especial para os períodos matinais e ainda a contar com a ocorrência de aguaceiros com probabilidade de trovoada para as regiões do interior Norte e Centro. Prevê-se também nevoeiro para as primeiras horas dos períodos matinais, em algumas zonas a Norte do Cabo Raso. A circulação atmosférica espera-se de NNW-NW, com intensidades a variarem de fracas a moderadas.
No Atlântico Norte observam-se baixas-pressões com alguma intensidade a cruzarem do Mar Labrador em direção ao Mar do Norte, passando pela Gronelândia e Islândia, mas sem enviar ondulações significativas para as nossas latitudes.
Desta forma, para Portugal Continental, a ondulação é condicionada e ou gerada pelo vento ao largo, sendo que para esta Sexta-feira a ondulação é residual de NW com curtos períodos, originando ondas muito pequenas e muitos picos esperam-se flat, sem oportunidades de Surf. Entretanto no Sábado entra um pulso de WNW também de curto período a induzir uma ligeira altura nos tamanhos das ondas, possibilitando algumas sessões de surf em ondas pequenas para os picos mais expostos ao longo da Costa Oeste e a voltar a entrar em declínio para Sexta-feira.
O estado do mar para estes dias será afetado nos períodos de vento mais intenso, gerando vaga e a causar alguma textura à superfície, causa também interferência à correta formação das ondas, já de si pequenas. Praias da linha de Cascais e Sesimbra com flatada.
Costa Sul vai continuar com mar flat, sem ondulações previstas no radar.
Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 07JUL2018 às 11:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 10JUL2018.
Para o início da semana que vem, esperam-se condições semelhantes com céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado no litoral Oeste durante as primeiras horas da manhã. Para as regiões do interior Norte e Centro os modelos indicam que as probabilidades de aguaceiros/trovoadas se mantêm. O vento passa a ser do quadrante Oeste de fraca intensidade durante os períodos matinais, passando a moderado para a tarde. Na Terça-feira o vento é de Oeste na Costa Vicentina, sendo de SW nas regiões mais a Norte.
A ondulação volta a subir num pequeno pulso de NW de curto período, originado pelo vento mais intenso ao largo da Costa Oeste, produzindo assim ondas progressivamente maiores até ao final do dia de Sábado que ainda assim rondam 1.0 metros de altura para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso. Domingo com a ondulação já em declínio, as ondas estimam-se para o período matinal com tamanhos entre 0.5 a 1.2 metros nas regiões a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul. Costa Sul e praias abrigadas, como a linha de Cascais e Sesimbra mantêm-se flat.
Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 09JUL2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!
Por Bruno Lampreia.
*Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.
-
