Homepage

  • Previsão de Surf de 04 a 08 de Julho
    03 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação em declínio com cada vez menos oportunidades de surf, a Nortada continuará a proporcionar boas opções para os desportos que dependem do vento e o Sol torna a sua presença cada vez mais regular. Sabe mais aqui.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 06JUL2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado para o litoral Oeste a Norte de Sines, tornando-se gradualmente pouco nublado para a tarde, sendo que nas regiões do interior Norte e Centro está prevista a ocorrência de mais um episódio de aguaceiros. O vento espera-se de NNW-NW fraco, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego e a tornar-se em geral moderado de NW para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio, a produzir ondas com tamanhos estimados entre 0.5 a 1.2 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf em geral fracas, com ondas de pequenas dimensões, esperam-se algumas oportunidades de surf matinal para as longboards. Para a tarde as ondas continuam pequenas, mas com o vento a intensificar-se de NW espera-se um estado do mar com bastante carneirada vaga associada ao vento local.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se pouco nublado até ao meio da manhã. O vento prevê-se de NNW fraco a moderado, sendo variável fraco a Norte do Cabo Mondego e a tornar-se de NW moderado em geral para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NNW-NW com curtos períodos a manter-se, tamanhos das ondas resultantes calculam-se entre 0.5 a 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf em geral fracas a inexistentes, com ondas de pequenas dimensões, espera-se bastante carneirada e vaga associada ao vento local.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente nublado ao longo da Costa Oeste a Norte de Sines, tornando-se pouco nublado a partir do meio da manhã. Exceção durante a tarde para o interior Norte e Centro, com céu temporariamente nublado e aguaceiros. Vento de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde, sendo mais intenso a Sul do Cabo Espichel.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NNW-NW de curto período, os tamanhos das ondas resultantes estimam-se entre 0.5 a 1.0 metros ao longo de toda a Costa Oeste e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf em geral fracas, com ondas de pequenas dimensões, esperando-se bastante carneirada e vaga associada ao vento local.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão a Norte da Península Ibérica vai originar condições de aguaceiros para as zonas Norte e Centro para Quarta-feira à tarde.

    Entretanto para os próximos dias a alta-pressão a Oeste vai progressivamente estender-se cada vez mais a Norte, sobre o Golfo da Biscaia, originando desta forma alguma nebulosidade matinal, em especial ao longo da Costa Oeste, mas a dissipar-se com o avançar do dia.

    A circulação atmosférica vai apresenta-se predominantemente de NW-NNW com intensidades fracas a moderadas.

    No mar a ondulação de NNW com curto período, espera-se em declínio para esta Quarta-feira e a originar ondas pequenas ao longo da Costa Oeste, sendo mesmo residuais a Sul do Cabo Raso.

    Mais à frente a ondulação torna-se residual de NNW-NW para Quinta-feira, já com muitos picos a apresentarem flatada, os mais expostos esperam-se com ondas pequenas a residuais com bastante vaga gerada pelo vento local e a manter-se assim para Sexta-feira.

    Praias na linha de Cascais e Sesimbra a apresentarem flatada, durante todo o período considerado nesta previsão, Costa Sul sem ondulações previstas, esperando-se também uma situação de ondas residuais a flat.


    Carta de Ondulação de maior período, referente a 04JUL2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 08JUL2018.

    Para o fim de semana a alta-pressão a Oeste mantém-se estendida sobre o Golfo da Biscaia e Ilhas Britânicas, sobre a Península Ibérica teremos uma baixa-pressão de origem térmica. Desta forma prevê-se céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado durante o período matinal, ao longo da Costa Oeste. No Sábado para o interior Norte e Centro ainda existem probabilidades de aguaceiros. O vento espera-se de NNW-NW fraco, tornando-se moderado para a tarde.

    A ondulação continua residual sem grandes tempestades no Atlântico Norte, em linha com Portugal Continental, desta forma os pulsos que nos chegam dependem diretamente do vento ao largo da Costa Oeste. Prevendo-se assim ondulação de NW-WNW de curto período e a originar ondas de 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul. Poucas oportunidades de surf em ondas pequenas, durante os períodos matinais.
    Costa Sul mantém-se flat.


    Carta de Vento, referente a 07JUL2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • previsão surf
  • tempo
  • ondas
  • ondulação
  • Bruno Lampreia
  • portugal continental
  • surf
pub
similar News
similar
março 30
Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 já têm nova data
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias