Homepage

  • Previsão de Praia de 09 a 13 de Julho
    09 julho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Condições de Praia ainda a contar com bastante nebulosidade para a Costa Oeste e algum vento para a tarde. Costa Sul entre mais algumas sugestões são as melhores oportunidades! Sabe mais aqui.
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 09 a 13 de Julho de 2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Sintese semanal: Esta semana continuamos com bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, dissipando-se para a maior parte das áreas até ao final da manhã, no entanto os modelos indicam que em alguns locais poderá persistir ao longo do dia.

    Ainda para o interior Norte e Centro durante os períodos da tarde mantém-se as probabilidades de aguaceiros, acompanhados de trovoada.

    O vento continua do quadrante Norte, sendo mais intenso durante a tarde, num típico cenário de Nortada a induzir uma massa de ar fresca ao longo da Costa Oeste e assim, não permitindo o aumento de temperaturas para as praias mais expostas.

    Os índices de U.V. esperam-se são em geral elevados a muito elevados, chegando mesmo a extremos nas zonas do interior, máximo de cuidados para os próximos dias. O litoral Oeste terá índices menos gravosos durante as primeiras horas da manhã, devido à nebulosidade presente.

    As temperaturas sobrem para esta Segunda-feira esperando-se 30 a 35°C nas regiões do interior Sul, podendo mesmo atingir os 40°C de máxima. Para a Costa Oeste as temperaturas serão mais temperadas com a Nortada a trazer ar mais fresco do mar, desta forma as praias mais quentes ficam na linha de Cascais e Sesimbra, bem como Costa Sul, visto serem áreas abrigadas do vento mais fresco.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, de até 1.2 metros nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para os locais mais abrigados. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Condições de praia voltam a ser afetadas pela presença de bastante nebulosidade matinal e da Nortada ao longo da Costa Oeste, a trazer um vento mais intenso para as tardes nas zonas mais expostas a Oeste. Melhores opções para a Costa Sul e algumas zonas descritas na previsão diária abaixo.


    Carta de temperatura a 2m, referente a 09JUL2018 às 17:00 locais. Fonte: Clim@ua

    Segunda-feira: Céu pouco nublado, sendo muito nublado ao longo da Costa Oeste e a persistir durante o dia nas regiões a Norte do Cabo Raso e a Sul de Sines. Para o interior Norte e Centro espera-se um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW fraco, passando a moderado para a tarde.
    Ondulação a subir muito progressivamente, calculando-se ondas para o período matinal entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Melhores opções de praia para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra para o período matinal. Para a tarde mais praias ao longo da Costa Oeste ficam com céu pouco nublado, mas com vento de Nortada a trazer ar mais fresco.


    Terça-feira: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado para as regiões do interior Norte e Centro, bem como a Costa Sul e a tornar-se pouco nublado para a tarde. Ao longo da Costa Oeste ainda se espera a persistência de bastante nebulosidade para a tarde. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento espera-se de Oeste fraco, passando a moderado para a tarde e de SW-WSW para as regiões a Norte do Cabo Carvoeiro ao longo de todo o dia.
    Ondas esperam-se com tamanhos entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Melhores opções de praia para a Costa Sul com céu pouco nublado a limpo, praias na linha de Cascais e Sesimbra, sendo que à tarde as praias ao longo da Costa Oeste ainda contam com algumas nuvens e vento a trazer ar fresco do mar.

    Quarta-feira: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde e a persistir bastante nebulosidade nas regiões entre a foz do Douro e Cabo Raso. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. O vento espera-se fraco de NW, tornando-se moderado durante a tarde.
    Ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, linha de Cascais e Sesimbra.
    Melhores opções de praia na Costa Sul, Costa Oeste a Sul do Cabo Espichel para a tarde e Praias da linha de Cascais e Sesimbra.

    Quinta-feira: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste, tornando-se pouco nublado para a tarde. Para as praias entre o Cabo Mondego e Cabo Raso espera-se que o céu se mantenha com bastante nebulosidade. Para o interior Norte e Centro à tarde, continua a tendência de um aumento de nebulosidade com aguaceiros e trovoada. Vento de NNW moderado.
    Ondas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul e linha de Sesimbra, praias da linha de Cascais esperam-se com ondas inferiores a 0.5 metros.
    Costa Sul continua a ser uma das melhores escolhas, outras opções para praias abrigadas da Nortada ao longo da Costa Oeste.

    Sexta-feira: Céu em geral pouco nublado, persistindo céu muito nublado entre o Cabo Mondego e Cabo Raso. Probabilidades de aguaceiros e trovoada para o interior Norte e Centro. Vento de NW-WNW fraco a moderado.
    Ondas a descerem para 0.8 a 1.2 metros para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul.
    Costa Sul a manter-se com melhores condições, no entanto a Costa Oeste apesar de mais amena devido ao vento, já se encontra com céu menos nublado na maior parte da sua extensão.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Terça-feira.

Tags
  • meteorologia
  • previsão praias
  • vento
  • ondas
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
março 27
Foto do sunset português entre as melhores de concurso internacional  
março 27
Imagens espaciais mostram redução drástica da poluição do ar na Europa
março 27
Capítulo Perfeito teve alcance superior a 33 milhões de pessoas
março 27
Está a chegar o horário de Verão!
março 26
Poluição do ar cai a pique em Lisboa
março 27
Hora do Planeta terá formato digital para além do apagão
março 27
Em Ribeira d’Ilhas manda Tomás Fernandes