Homepage

  • Previsão de Praia de 06 a 10 de Julho
    05 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Boas condições para a praia! Mas vamos ainda contar com nebulosidade matinal e Nortada à tarde a tornar o litoral Oeste mais ameno. Temperaturas sobem afetando mais intensamente o interior Sul… Sabe mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 06 a 10 de Julho de 2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para o fim de semana e início da semana que vem já se esperam condições de céu pouco nublado, no entanto continuamos com bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, que incluirá nevoeiro ou neblina pontualmente, mas de dissipação rápida.

    Ainda para o interior Norte e Centro durante os períodos da tarde mantém-se as probabilidades de aguaceiros, acompanhados de trovoada.

    O vento persiste do quadrante Norte, sendo mais intenso durante a tarde, num típico cenário de Nortada a induzir uma massa de ar fresca ao longo da Costa Oeste e assim, não permitindo o aumento de temperaturas para as praias mais expostas.

    Os índices de U.V. esperam-se são em geral muito elevados, chegando mesmo a extremos nas zonas mais a Sul, máximo de cuidados para os próximos dias, especialmente no Domingo.

    As temperaturas sobem gradualmente e esperam-se com valores entre 25 a 30°C, sendo que para o Segunda-feira se esperam 30 a 35°C nas regiões do interior Sul, podendo mesmo atingir os 40°C de máxima. Para a Costa Oeste as temperaturas serão mais temperadas com a Nortada a trazer ar mais fresco do mar, desta forma as praias mais quentes ficam na linha de Cascais e Sesimbra, bem como Costa Sul, visto serem áreas abrigadas do vento mais fresco.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, de até 1.0 metros nas praias mais expostas a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para os locais mais abrigados. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Condições de praia desta vez com temperaturas mais convidativas, apesar de alguma nebulosidade matinal e da Nortada, a trazer um vento mais intenso para as tardes nas zonas mais expostas a Oeste.


    Carta de temperatura, referente a 09JUL2018 às 17:00 locais. Fonte: Clim@ua

    Sexta-feira: Céu pouco nublado em geral, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste durante as primeiras horas da manhã, com probabilidades de nevoeiro ou neblina nas zonas costeiras do Norte e Centro. Para a tarde espera-se ainda um aumento de nebulosidade para as regiões do interior Norte e Centro com aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se fraco a moderado de NNW-NW, sendo mais intenso para a tarde.
    Ondas com tamanhos estimados de até 0.5 e pontualmente 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Condições em geral boas para a praia, com melhores opções para as regiões a Sul do Cabo Raso, englobando praias da linha de Cascais, Costa da Caparica, Linha de Sesimbra e Costa Sul. Zonas a Norte do Cabo Raso contam com nebulosidade matinal e vento de Nortada para a tarde a refrescar toda a Costa Oeste.

    Sábado: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste durante as primeiras horas da manhã, com probabilidades de nevoeiro ou neblina nas zonas costeiras do Norte e Centro. Aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada mantêm-se para o interior Norte e Centro, para o período da tarde. Vento de NNW-NW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondas com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Condições em geral boas para a praia, no entanto espera-se nebulosidade matinal a Norte do Cabo Raso e vento de Nortada para a tarde a afetar toda a Costa Oeste.

    Domingo: Céu pouco nublado, sendo temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste a Norte do Cabo Raso durante as primeiras horas da manhã, com probabilidades de nevoeiro ou neblina nas zonas costeiras do Norte e Centro. Aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada mantêm-se para o interior Norte e Centro, para o período da tarde. Vento de NNW-NW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
    O estado do mar prevê-se com ondas entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Boas oportunidades de praia em geral, no entanto prevê-se que a Costa Oeste seja afetada por nebulosidade matinal a Norte do Cabo Raso até meio da manhã e para a tarde a Nortada instala-se ao longo de toda a Costa Oeste.

    Segunda-feira: Céu pouco nublado, sendo muito nublado para o litoral Oeste a Norte do Cabo Raso, durante as primeiras horas da manhã. Probabilidades de aguaceiros/trovoadas para as regiões do interior Norte e Centro. Vento do quadrante Oeste de fraca intensidade durante o período matinal, passando a moderado para a tarde.
    Ondas a rondar 1.0 metros de altura para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Boas oportunidades de praia em geral, no entanto a nebulosidade a Norte do Cabo Raso continua a afetar as primeiras horas da manhã. Vento de Oeste para a tarde a sentir-se com maior intensidade na Costa Vicentina.

    Terça-feira: Céu pouco nublado em geral, sendo muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste durante o período matinal e a tornar-se menos nublado nas primeiras horas da tarde. Vento de Oeste para a Costa Vicentina e a Sul, sendo de SW nas regiões mais a Norte.
    As ondas estimam-se para o período matinal com tamanhos entre 0.5 a 1.2 metros nas regiões a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Boas oportunidades de praia, apesar da persistente nebulosidade ao longo da Costa Oeste, melhores opções praias da linha de Cascais, Sesimbra e Costa Sul.

    Fiquem atentos à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próximo Domingo.

     

Tags
  • meteorologia
  • previsão praias
  • sol
  • nebulosidade
  • nuvens
  • nortada
  • vento
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub