Homepage
- França sagrou-se campeã europeia júnior por escassa diferença, roubando o título à Seleção Nacional.
-
-
Terminou este domingo o Eurosurf Júnior, com Portugal a não conseguir revalidar o título que havia conquistado em 2016. Ainda assim, A Seleção Nacional conseguiu subir ao pódio em Santa Cruz, terminando no 3.º posto final da geral. A França sagrou-se campeã europeia e a Espanha vice-campeã.
As três seleções que dominam o surf europeu terminam a competição praticamente empatadas, na casa dos 10 mil pontos, com os pormenores a fazerem a diferença. “Este foi um dos campeonatos da Europa de surf mais renhidos de sempre!” Foi assim que Tiago Matos, Diretor Técnico do evento, resumiu o que se passou em Santa Cruz, no último dia do Noah Eurosurf Junior 2018.
Para a posição portuguesa contribuíram e muito os títulos individuais de António Dantas em Longboard Sub-18 e Filipa Broeiro em Bodyboard Feminino Sub-18. Portugal contou ainda com dois vice-títulos (Mafalda Lopes em Surf Sub-18 feminino e David Vedor em Bodyboard Sub-18 masculino), três terceiros (Guilherme Ribeiro em Surf Sub-16, Martim Nunes em Surf Sub-14 e Joel Rodrigues em Bodyboard Sub-16) e quatro quartos lugares (Afonso Antunes em Surf Sub-18 masculino, João Maria Mendonça em Surf Sub-16, Miguel Ferreira em Bodyboard Sub-18 e Pedro Ferreira em Bodyboard Sub-16) dos surfistas e bodyboarders portugueses.
No entanto, a França levou a melhor sobre a concorrência por apenas 215 pontos. Tudo ficou decidido na última grande final, a de surf Sub-18, onde Portugal não teve qualquer representante. Para o sucesso francês foi decisiva a prestação de Thomas Debierre, que conseguiu uma nota 10 e um score de 19 pontos (máximo de 20) para assegurar o título europeu.
Além da impressionante conquista de Debierre, a França conquistou ainda mais dois títulos individuais, quatro vice-títulos e um quarto lugar; contra três títulos individuais, um vice-título, quatro terceiros e um quarto lugar dos atletas espanhóis. Portugal terminou assim em terceiro lugar, a 78 pontos do segundo lugar de Espanha, depois de ter estado na liderança durante todo o evento.
“É algo inglório, sobretudo depois de tantos dias à frente da disputa,” afirmou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, citado em comunicado de imprensa. “Mas estivemos muito bem, com boas prestações de atletas ainda muito jovens e com dois títulos europeus, da Filipa Broeiro e do António Dantas. Acho ainda que fomos vítimas de um julgamento pouco imparcial, mas para o ano cá estaremos, para o Eurosurf Open, que provavelmente será realizado igualmente aqui, em Santa Cruz, e fará parte do nosso percurso olímpico”, concluiu.
Resultados finais:
1º França – 10496 pontos
2º Espanha – 10281 pontos
3º Portugal – 10203 pontos
4º Inglaterra – 7196 pontos
5º Itália – 6726 pontos
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaTiago Segurado/Noah Eurosurf Júnior
-
FonteRedação
