Homepage

  • Até ao fim do ano, o consumo de pescado depende de importações de outras zonas do globo, o que aumenta o risco de sobrepesca também fora da Europa.
  • Segundo um relatório da New Economics Foundation, que data do dia 9 de julho, a Europa está oficialmente sem peixe nas suas águas.

    Até ao fim do ano, o consumo de pescado depende de importações de outras zonas do globo, o que aumenta o risco de sobrepesca também fora da Europa. Para Portugal, a data em que ficámos sem peixe aconteceu ainda mais cedo: 5 de maio, devido ao grande consumo per capita de pescado no nosso país.

    Apesar de ter havido um progresso positivo na gestão das reservas de peixe na Europa, 40% continua a ser sobre-explorada. No seu todo, a União Europeia produz cerca de 11kg de peixe per capita anualmente, mas o consumo é bastante superior: cerca de 23kg. Em Portugal, estes números aumentam para 55kg de pescado per capita anualmente.

    A New Economics Foundation indica que há, todavia, sinais positivos de que a Europa está a caminhar numa direção mais sustentável, como o facto de o nível de dependência de pescado externo não estar a aumentar ao mesmo tempo que os níveis de reservas de peixe estão a recuperar. Ainda assim, os níveis de auto-suficiência são muito baixos e é preciso melhorar a forma como gerimos o nosso consumo de peixe. É preciso pensar a longo prazo e desenvolver estratégias sustentáveis de gestão dos recursos marinhos.

    O que podemos nós, o consumidor, fazer?

    Em termos simples, na hora de comprar pescado o consumidor deve ter em conta se este provém de fontes sustentáveis ou não. A WWF Portugal tem no seu website informações que ajudam na hora de comprar peixe, incluindo um guia sobre boas práticas e que tipo de pescado devemos evitar. Por exemplo, a sardinha está na lista de espécies a evitar dependendo do local onde foi capturada, a não ser que provenha de fontes certificadas. Já o carapau é considerado uma boa escolha pela WWF.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: CCISD

    Fonte: GreenSavers

Tags
  • peixe
  • pesca
  • overfishing
  • sobrepesca
  • europa
  • cota
  • Portugal
  • New Economics Foundation
  • sardinha
  • carapau
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar