Homepage

  • Muito do lixo de cerca das 100 mil pessoas que passaram pelo maior Sunset de Portugal ainda se encontra por recolher
  • Após termos recebido estas imagens chocantes da Figueira da Foz, falamos com Pedro Silva (autor das mesmas), que nos explicou a que se devem:

    “A 17 de Julho último, já passava das 20h00 da tarde, na Praia do Relógio da Figueira da Foz, a rainha das praias de Portugal, conhecida pelo seu infinito areal, documentei em vídeo algo que julgava, nos dias de hoje, impossível de visualizar: uma extensa zona de areal repleta de lixo predominantemente plástico. Zona essa por onde passaram, há 10 longos dias atrás, cerca de 100 mil pessoas durante os 3 dias que duraram o Festival RFM SOMNII.

    Não julgo ser necessário, dada a evidência das imagens, debruçar-me sobre a indescritível porcaria que por ali abunda/abundará. Tão pouco julgo pertinente focar-me sobre a importância do evento em si. Mas julgo ser fundamental, perante a gravidade do que está ali exposto:

    - Procurarmos as responsabilidades (pedidas por email para a CMFF, a APA, a RFM e Capitania do porto da Figueira da Foz) que, sejamos realistas, muito dificilmente darão à costa;

    - Termos a consciência que o caminho da consciência ambiental existe mas encontra-se ainda repleto de obstáculos;

    - Traçarmos estes maus exemplos com um grande murro na mesa, de modo a que amanhã, para a semana, para o ano que vem, possamos estar aqui a celebrar algum avanço civilizacional.
    Ontem senti vergonha pela minha, nossa, vossa linda Figueira da Foz. Amanhã quero acreditar que este triste espetáculo dará lugar a uma renovada política de defesa de tão gracioso pedaço de terra."

    Clica aqui para ver a Praia do Relógio ao vivo.

    A redação do Beachcam.pt contactou a CM da Figueira da Foz e Paula Pereira do departamento do Ambiente, prestou as seguintes declarações:

    “Temos conhecimento da situação e até mesmo deste vídeo, no entanto o evento ainda se encontra a ser desmontado. Como sabem as praias da Figueira da Foz são muito ventosas e existe lixo que se encontra enterrado que surge à superfície constantemente. A intervenção da Suma é diária, mas não consegue fazer tudo de uma só vez.

    No âmbito das competências da Câmara Municipal da Figueira da Foz a limpeza é diária e irá continuar até acabar com o lixo.”

    O plástico é um problema ambiental mas não é um problema de festivais. Resolvê-lo deve ser entendido, mais que uma responsabilidade individual, como uma responsabilidade social, ao nível do Estado, que deve, por exemplo, taxar as empresa que produzam plástico e impor regras que limitem o uso deste material. É o que a Comissão Europeia quer fazer, querendo eliminar o plástico descartável no espaço Europeu até 2030, substituindo-o por plástico reciclável ou outras alternativas – meta para a qual empresas como o Lidl já começaram a preparar-se.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Video - Pedro Silva

Tags
  • sunset
  • Sunset Party
  • Figueira da Foz
  • praia do relogio
  • lixo
  • plastico
  • chega de plastico
  • poluicao
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
setembro 17
Cliff Diving Series: Campeões vitoriosos na despedida de 2019
setembro 17
Nuno Vitorino vs Tomás Valente – um heat nunca visto!
setembro 17
Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas encerra em grande
setembro 17
Miguel Barata de Almeida: 'O Ericeira Surf Clube conseguiu o que seria impossível há uns anos'
setembro 17
XX Luso Galaico inova com SUP Wave e alto rendimento
setembro 17
Primeiras imagens! Em terapia, Sunny Garcia já disse algumas palavras
setembro 15
Brasil conquista duplo ouro no Japão; Kikas foi 7.º