Homepage

  • Muito do lixo de cerca das 100 mil pessoas que passaram pelo maior Sunset de Portugal ainda se encontra por recolher
  • Após termos recebido estas imagens chocantes da Figueira da Foz, falamos com Pedro Silva (autor das mesmas), que nos explicou a que se devem:

    “A 17 de Julho último, já passava das 20h00 da tarde, na Praia do Relógio da Figueira da Foz, a rainha das praias de Portugal, conhecida pelo seu infinito areal, documentei em vídeo algo que julgava, nos dias de hoje, impossível de visualizar: uma extensa zona de areal repleta de lixo predominantemente plástico. Zona essa por onde passaram, há 10 longos dias atrás, cerca de 100 mil pessoas durante os 3 dias que duraram o Festival RFM SOMNII.

    Não julgo ser necessário, dada a evidência das imagens, debruçar-me sobre a indescritível porcaria que por ali abunda/abundará. Tão pouco julgo pertinente focar-me sobre a importância do evento em si. Mas julgo ser fundamental, perante a gravidade do que está ali exposto:

    - Procurarmos as responsabilidades (pedidas por email para a CMFF, a APA, a RFM e Capitania do porto da Figueira da Foz) que, sejamos realistas, muito dificilmente darão à costa;

    - Termos a consciência que o caminho da consciência ambiental existe mas encontra-se ainda repleto de obstáculos;

    - Traçarmos estes maus exemplos com um grande murro na mesa, de modo a que amanhã, para a semana, para o ano que vem, possamos estar aqui a celebrar algum avanço civilizacional.
    Ontem senti vergonha pela minha, nossa, vossa linda Figueira da Foz. Amanhã quero acreditar que este triste espetáculo dará lugar a uma renovada política de defesa de tão gracioso pedaço de terra."

    Clica aqui para ver a Praia do Relógio ao vivo.

    A redação do Beachcam.pt contactou a CM da Figueira da Foz e Paula Pereira do departamento do Ambiente, prestou as seguintes declarações:

    “Temos conhecimento da situação e até mesmo deste vídeo, no entanto o evento ainda se encontra a ser desmontado. Como sabem as praias da Figueira da Foz são muito ventosas e existe lixo que se encontra enterrado que surge à superfície constantemente. A intervenção da Suma é diária, mas não consegue fazer tudo de uma só vez.

    No âmbito das competências da Câmara Municipal da Figueira da Foz a limpeza é diária e irá continuar até acabar com o lixo.”

    O plástico é um problema ambiental mas não é um problema de festivais. Resolvê-lo deve ser entendido, mais que uma responsabilidade individual, como uma responsabilidade social, ao nível do Estado, que deve, por exemplo, taxar as empresa que produzam plástico e impor regras que limitem o uso deste material. É o que a Comissão Europeia quer fazer, querendo eliminar o plástico descartável no espaço Europeu até 2030, substituindo-o por plástico reciclável ou outras alternativas – meta para a qual empresas como o Lidl já começaram a preparar-se.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Video - Pedro Silva

Tags
  • sunset
  • Sunset Party
  • Figueira da Foz
  • praia do relogio
  • lixo
  • plastico
  • chega de plastico
  • poluicao
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
julho 20
Bodysurf: Baterias divulgadas para Santa Cruz
junho 10
Tiago Marques triunfa na Vagueira
junho 07
Vagueira acolhe Nacional de Bodysurf
julho 17
Santa Cruz no radar do Nacional de Bodysurf
julho 19
Ocean Spirit arranca com EuroSurf em destaque
julho 19
Portuguese Surf Film Festival começa hoje
julho 19
Neto de Nelson Mandela apadrinha iniciativa CostàCosta