Homepage

  • Praia Grande: Misticismo e surfistas atirados
    04 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Se está flat pela Linha e pelos restantes spots, não se preocupem porque na Praia Grande há sempre ondas. Qualquer surfista sabe disso.
  • De 6 a 8 de julho a Praia Grande vai ser o palco do Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2018. A principal competição nacional de surf regressa, assim, a um dos palcos mais míticos e igualmente místicos do surf português. Além da paisagem única que a rodeia, a Praia Grande tem ainda muitas outras particularidades que a distinguem das demais.

    É nesta praia de Sintra, mesmo no sopé da Serra, junto a Colares, que atingem com mais consistência as ondulações que chegam à nossa costa. Se está flat pela Linha e pelos restantes spots, não se preocupem porque na Praia Grande há sempre ondas. Qualquer surfista sabe disso. Mas se há ondas por todo o lado, então na PG vai estar o dobro do tamanho.

    Essa é uma característica que fez desta bela praia o berço dos surfistas destemidos e de ondas pesadas. Não é por acaso que alguns dos melhores big riders e tube riders nacionais cresceram ali. João de Macedo, Pedro “Pecas” Monteiro, Nic von Rupp, António Silva, André Pedroso ou Manuel Cotta são exemplo disso.

    Aliás, Cotta é mesmo um dos localíssimos da Praia Grande. Por ali desenvolveu a sua aptidão natural pelos tubos, mas também a veia profissional de empresário. Lá ao Fundo da praia, fica um dos locais de peregrinação dos surfistas no pós-surf e de todos aqueles que gostam de alimentar a alma com as melhores iguarias.

    No entanto, o Allianz Sintra Pro vai realizar-se no verão, altura onde as ondulações não são tão pesadas, com a organização a garantir assim que, apesar da época do ano, há ondas para surfar e também muita gente na praia a assistir.  

    O beach break da Praia Grande é um palco todo o terreno propício a surpresas, tal como como a que aconteceu em 2015, quando Eduardo Fernandes quebrou ali mesmo um jejum de vitórias no circuito. No ano passado as surpresas já não aconteceram e Vasco Ribeiro e Carol Henrique alcançaram o triunfo, que os lançou rumo aos respetivos títulos nacionais. Esta é, por isso, uma etapa de cariz decisivo nas contas finais.

    Quem lá vai chegar na frente da luta pelo título é o “outsider” Filipe Jervis, mas Vasco Ribeiro e Miguel Blanco parecem posicionar-se como os principais perseguidores. Jervis tem uma remota hipótese de se sagrar já campeão nacional, um feito inédito na carreira do surfista da Linha, mas para tal suceder teria de vencer a etapa e esperar por uma combinação de resultados quase “milagrosa”.

    Informações acerca da Praia Grande:

    - Fica a cerca de 15/20 minutos de Sintra;

    - Praia Pequena, Praia das Maçãs e Azenhas do Mar são as praias vizinhas a norte;

    - Praia da Adraga fica mais a sul;

    Campeões da etapa de Sintra na era Liga:

    2011: Ruben Gonzalez e Francisca Santos
    2015: Eduardo Fernandes e Teresa Bonvalot
    2016: Frederico Morais e Carol Henrique
    2017: Vasco Ribeiro e Carol Henrique

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • liga meo surf 2018
  • allianz sintra pro
  • praia grande
  • Fotografia
    ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
setembro 15
Frederico Morais: 'O principal objetivo foi alcançado em Miyazaki'
setembro 15
Brasil conquista duplo ouro no Japão; Kikas foi 7.º
setembro 14
Bodyboard: Miguel Ferreira e Joana Schenker fora do Sintra Pro
setembro 14
Frederico Morais: 'É um grande orgulho apurar Portugal para os Jogos Olímpicos'
setembro 12
Bodyboard: Pierre Louis Costes eliminado precocemente do Sintra Pro
setembro 13
Kikas vence Slater e outros tops mundiais e avança firme no Mundial ISA
setembro 13
Bodyboard: Miguel Ferreira e Joana Schenker nos 'quartos' do Sintra Pro