Homepage
- Animais surpreenderam investigadores nas Rias Baixas da Galiza, segundo os investigadores o grupo de golfinhos dirigia-se para águas portuguesas.
-
-
As imagens captadas pelos investigadores foram partilhadas no Facebook e contam já com mais de 80 mil visualizações.
Estivemos à conversa com Bruno Diaz Lopez (diretor do BDRI – The Bottlenose Dolphin Research Institute, um centro de investigação e formação académica que se dedica ao estudo da ecologia e comportamento de golfinhos e baleias), que nos explicou um pouco melhor este raro fenómeno que ocorreu no dia 5 de Julho:
“A concentração de “golfinhos comuns” foi avistada na costa da Galiza, sensivelmente a 40 km da costa Portuguesa. Para a nossa equipa foi algo inédito, nunca tínhamos visto uma concentração tão grande de golfinhos em anos de observação. Estimamos que fossem mais de 3000 visto ocuparem uma extensão considerável, de cerca de 4 km. É um enorme privilégio observar este tipo de fenómeno tão raro e ver estas magnificas criaturas a nadar no seu meio natural.
Estes “superpods” ocorrem normalmente na Califórnia e na África do Sul, daí o nosso espanto. É normal os golfinhos em Espanha e Portugal concentrarem-se em grupos de dezenas ou centenas, mas milhares, para nós foi algo inédito.
São os predadores de topo, e sem dúvida é um bom sinal em termos da qualidade da água e da quantidade de peixe.
É um equilibro natural e os pescadores não se devem preocupar pois tratam de equilibrar a quantidade de espécies invasoras.”
Sem dúvida um espetáculo de outro mundo que não deixa ninguém indiferente, vejam o vídeo e fiquem a perceber porquê.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Vídeo e fotos - BDRI
-
