Homepage

  • O aviso em relação à instabilidade das arribas no litoral algarvio repete-se este verão, mas com mais preocupação.
  • A questão foi levantada pela APA, que avisa do perigo de desmoronamento em várias praias algarvias.

    Algumas das praias mais bonitas e procuradas da região algarvia estão localizadas entre os concelhos de Aljezur e Albufeira, mas serão todas seguras? Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), continuam a existir pelo menos 75 praias no barlavento algarvio que apresentam arribas em risco de erosão.

    Nos últimos anos foram vários os episódios que alertaram para o perigo real de um desmoronamento, com consequências imprevisíveis para a segurança dos banhistas, assim como para a imagem turística da região. O caso mais grave aconteceu a 21 de agosto de 2009, quando um desmoronamento na praia Maria Luísa, em Albufeira, resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em outras duas, naquele que foi o maior acidente com arribas em Portugal desde que há registos oficiais.

    Foi essa tragédia que acabou por consciencializar as pessoas – e de forma bastante brutal – para os riscos de estarem próximas de falésias instáveis na praia.

    Clica aqui para ver as Praias do Algarve ao vivo.

    Hoje em dia, todas as praias onde há a possibilidade de desmoronamento de arribas já estão devidamente assinaladas, seja por avisos à entrada da praia, seja por sinalética colocada junto às arribas. No entanto, as autoridades avisam que, apesar de todos os esforços para evitar tragédias, “o perigo de desmoronamento é real”, seja por razões de erosão natural, seja pela pressão turística, o perigo é bem real.

    Neste sentido a Câmara de Albufeira volta a realizar a campanha de sensibilização “Arribas! Colabore – Evite o Acidente!”.

    O objectivo é alertar os banhistas para os perigos das arribas e sensibilizá-los para adoptarem medidas preventivas. A acção já arrancou no próximo dia 4 de Julho na Praia do Inatel.

    De 4 de Julho a 31 de Agosto, a Câmara de Albufeira, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, vai percorrer as praias do concelho para distribuir folhetos informativos aos banhistas, em português e inglês, que alertam para os principais riscos das arribas e como evitá-los.

    A acção pretende sensibilizar os veraneantes para adoptarem medidas de protecção, tais como evitar a permanência em locais instáveis, respeitar a sinalização de perigo existente nas praias, frequentar praias vigiadas e não se abrigarem do sol e do vento junto às arribas.

    “A instabilidade das arribas costeiras tem sido um assunto muito mediatizado nos últimos anos devido, principalmente, a derrocadas ou queda de blocos nas praias. Queremos garantir a segurança de todos os cidadãos e, por isso, apostamos na sensibilização através desta campanha informativa”, destaca Ana Vidigal, vereadora com o pelouro da Protecção Civil.

    A iniciativa conta com a colaboração da Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e Aquaform.

    O vídeo em cima, embora filmado na Zambujeira do Mar (por Luís Sanchez), demonstra o perigo bem real das arribas instáveis. Não arrisquem, respeitem os alertas e desfrutem do Verão em segurança.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte - Jornal do Algarve, Postal.pt

    Fotos - T, AM, AMN,

    Vídeo - Luís Sanchez

Tags
  • erosao costeira
  • Arribas
  • perigo
  • derrocada
  • Algarve
  • Albufeira
  • Praias
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
setembro 30
Bodyboard: Dino Carmo e Teresa Almeida querem aproveitar factor casa na etapa da Nazaré
setembro 30
Guincho coroou os novos campeões nacionais de kitesurf da FPKite
setembro 30
Ellie-Jean Coffey diz ter sido “abusada pelos poderosos do surf”
setembro 30
Descida das Seis Pontes regressa ao Douro no sábado
setembro 30
MEO Portugal Cup of Surfing novamente na água em Ribeira d’Ilhas
setembro 30
Surf Pro Espinho define campeões europeus na próxima semana
setembro 29
Presença de Alex Botelho marcou formação 'Surf & Rescue' em Sagres
pub