Homepage
- O aviso em relação à instabilidade das arribas no litoral algarvio repete-se este verão, mas com mais preocupação.
-
-
A questão foi levantada pela APA, que avisa do perigo de desmoronamento em várias praias algarvias.
Algumas das praias mais bonitas e procuradas da região algarvia estão localizadas entre os concelhos de Aljezur e Albufeira, mas serão todas seguras? Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), continuam a existir pelo menos 75 praias no barlavento algarvio que apresentam arribas em risco de erosão.
Nos últimos anos foram vários os episódios que alertaram para o perigo real de um desmoronamento, com consequências imprevisíveis para a segurança dos banhistas, assim como para a imagem turística da região. O caso mais grave aconteceu a 21 de agosto de 2009, quando um desmoronamento na praia Maria Luísa, em Albufeira, resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em outras duas, naquele que foi o maior acidente com arribas em Portugal desde que há registos oficiais.
Foi essa tragédia que acabou por consciencializar as pessoas – e de forma bastante brutal – para os riscos de estarem próximas de falésias instáveis na praia.
Clica aqui para ver as Praias do Algarve ao vivo.
Hoje em dia, todas as praias onde há a possibilidade de desmoronamento de arribas já estão devidamente assinaladas, seja por avisos à entrada da praia, seja por sinalética colocada junto às arribas. No entanto, as autoridades avisam que, apesar de todos os esforços para evitar tragédias, “o perigo de desmoronamento é real”, seja por razões de erosão natural, seja pela pressão turística, o perigo é bem real.
Neste sentido a Câmara de Albufeira volta a realizar a campanha de sensibilização “Arribas! Colabore – Evite o Acidente!”.
O objectivo é alertar os banhistas para os perigos das arribas e sensibilizá-los para adoptarem medidas preventivas. A acção já arrancou no próximo dia 4 de Julho na Praia do Inatel.
De 4 de Julho a 31 de Agosto, a Câmara de Albufeira, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, vai percorrer as praias do concelho para distribuir folhetos informativos aos banhistas, em português e inglês, que alertam para os principais riscos das arribas e como evitá-los.
A acção pretende sensibilizar os veraneantes para adoptarem medidas de protecção, tais como evitar a permanência em locais instáveis, respeitar a sinalização de perigo existente nas praias, frequentar praias vigiadas e não se abrigarem do sol e do vento junto às arribas.
“A instabilidade das arribas costeiras tem sido um assunto muito mediatizado nos últimos anos devido, principalmente, a derrocadas ou queda de blocos nas praias. Queremos garantir a segurança de todos os cidadãos e, por isso, apostamos na sensibilização através desta campanha informativa”, destaca Ana Vidigal, vereadora com o pelouro da Protecção Civil.
A iniciativa conta com a colaboração da Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e Aquaform.
O vídeo em cima, embora filmado na Zambujeira do Mar (por Luís Sanchez), demonstra o perigo bem real das arribas instáveis. Não arrisquem, respeitem os alertas e desfrutem do Verão em segurança.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte - Jornal do Algarve, Postal.pt
Vídeo - Luís Sanchez
-
