Homepage
- Federação Angolana De Desportos Náuticos (FADEN), juntamente com a ISA, vai promover o desenvolvimento do surf, mas também de outros desportos como o SUP e Bodyboard.
-
-
Foi na passada terça-feira que a ISA (Associação Internacional de Surf) confirmou a entrada de Angola na comunidade. O país africano, de língua oficial portuguesa, é, assim, o 104.º membro da ISA. Angola é também o mais recente país africano a juntar-se à ISA, que tem em África uma das regiões onde procura ativamente desenvolver o surf como “motor” social.
Esta entrada de Angola na ISA deveu-se à ação da Federação Angolana De Desportos Náuticos (FADEN), que juntamente com a ISA vai promover o desenvolvimento do surf, mas também de outros desportos como o SUP e Bodyboard, além de outras as outras disciplinas de prancha existentes no país.
A FADEN comprometeu-se assim a realizar vários pontos estratégicos de forma a assegurar o desenvolvimento e crescimento do surf em Angola. Em primeiro lugar, irão existir treinadores de surf, competições e também programas sociais. Outro dos pontos é a criação de uma seleção nacional para as competições da ISA com vista às temporadas 2019/20.
Está também prevista a criação de um circuito nacional, que contemple, pelo menos, três etapas em três paragens diferentes no país. Aliás, no passado dia 23 de junho Cabo Ledo recebeu a primeira etapa do Circuito Nacional angolano
Por fim, a FADEN terá de organizar ainda dois workshops que visam formar oficiais técnicos, como juízes, diretores de provas ou treinadores.
“A família ISA quer receber calorosamente Angola”, começou por dizer o presidente Fernando Aguerre. “Angola tem um potencial interminável sobretudo para surf e SUP e, em conjunto com a FADEN, queremos criar as bases para desenvolver estas disciplinas, essencialmente junto dos mais jovens”, frisou.
Olga Albuquerque, presidente da FADEN, congratulou-se com esta notícia. “Estamos deliciados por nos juntarmos à ISA e poder colher os frutos desta associação para profissionalizar e fazer crescer o surf e as suas disciplinas. Esperamos, no futuro, ter surfistas juniores selecionador como embaixadores escolares da ISA e também os nossos melhores surfistas a competirem nos Mundiais ISA”, sublinhou.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA
-
FonteRedação
