Homepage
- Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos, convoca todos aqueles que se preocupam com a praia de Carcavelos e com os espaços verdes junto à mesma (Quinta dos Ingleses) para mais uma acção de Cidadania e Protesto.
-
-
Comunicado de Imprensa
Depois dos últimos actos prepotentes contra o meio ambiente e os espaços verdes por parte da Câmara Municipal de Cascais e após de assistirmos à continuação da degradação e falta de limpeza na Quinta dos Ingleses, o Movimento SOS - Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos decidiu fazer mais uma acção de protesto.
Logo após o Movimento "SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos" ser ouvido pela Comissão do Ambiente na Assembleia da República (dia 15 de Maio de 2018) sobre a questão do PPERUCS (Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul), a Câmara Municipal de Cascais avançou com a destruição e abate de dezenas de árvores no local que a mesma projectou e publicitou como parque urbano.
Infelizmente, mas comum é nesta autarquia, no local não está nenhuma informação de obra, como é obrigatório por lei.
Assim, ficou decidido fazer mais uma acção cívica.
Ao se saber que Carlos Carreiras e a "sua" Câmara de Cascais respondem, ao melhor estilo demagógico, a todos os que lhes questionam sobre este assunto que é uma questão de "indemnização muito alta para os cofres da Câmara" e por se constatar que há o argumento populista de "é melhor do que aquilo que está porque está muito sujo e não é seguro" o Movimento decidiu, a pedido de um enorme número de pessoas nas redes sociais, fazer algo diferente.
Deste modo, o Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos optou por uma acção de limpeza seguindo-se um pic-nic com todos aqueles que queiram e possam participar quer em apenas uma ou em ambas as acções (limpeza e/ou pic-nic).
O Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos quer mostrar a todos aqueles que aparecerem o quão agradável poderá vir a ser a Quinta dos Ingleses para as famílias, para os grupos de amigos, para os jovens e idosos, para os praticantes de desporto e para aqueles que apenas querem fazer uma caminhada.
Ou seja, o SOS Quinta dos Ingleses pretende que aquele espaço seja, à imagem do Parque da Cidade do Porto, a solução para todos aqueles que gostam de espaços públicos, ar livre, ar puro, praia e bem estar.
Para tanto, propõe esta actividade semelhante a um exemplo já praticado em Portugal, mais concretamente em Lisboa, no Parque de Monsanto, por Pedro Santana Lopes (curiosamente, o político que Carlos Carreiras apoiou publicamente nas últimas eleições do seu partido mas cujos bons exemplos quanto ao meio-ambiente manifestamente não segue) quando limpou o mesmo, e que hoje é frequentado diariamente por milhares de Lisboetas e visitantes.
O horário desta acção de Cidadania é:
Sábado, dia 9 de Junho de 2018, "VAMOS INVERTER OS ARGUMENTOS NEGATIVOS"
10:00: no Ponto de Encontro - Em frente ao edifício dos Engenheiros - Local onde o SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos deu a "Voz aos Cidadãos" na manifestação que teve lugar a 17 de Março.
10:15: Início da acção de limpeza em local pré-definido.
12:30: Fim da acção de Limpeza e início do pic-nic;
14:30: Fim.
Para além disso, o SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos faz saber que enviou um pedido de esclarecimento ao Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e fez uma denúncia junto com um pedido de fiscalização à Procuradoria da República sobre as obras referidas acima e que não têm qualquer informação de quem está a fazer a obra ou mesmo se é a própria Câmara que a está a fazer em terrenos privados.
Mais informa-se que foi pedido a colaboração da empresa municipal, Cascais Ambiente através da "colocação de contentores para nesse dia colocarmos o plástico e o vidro proveniente da limpeza a fazer".
Pode-se avançar que em consequência da audiência concebida pela Comissão de Ambiente ao SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos foi pedido a todos os grupos parlamentares uma audiência individual para detalhar e pormenorizar as nossas propostas. Os quais, já começaram a responder afirmativamente e a agendar.
Para mais informações, contactar:
Tiago Albuquerque, porta-voz do Movimento SOS Quinta dos Ingleses - Salvem a praia de Carcavelos
Tlm: 966 871 343
E-mail: sosquintaingleses@gmail.com
O grupo nas redes sociais: https://www.facebook.com/SOSQuintadosIngleses/
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteComunicado de Imprensa
