Homepage
- De acordo com o IPMA, todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado...
-
-
Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado, com exceção das ilhas das Flores, Faial e Terceira, nos Açores, que estão com níveis elevados.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no interior Norte durante a manhã, aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro e durante a tarde.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas até meio da manhã e no final do dia, e sendo temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.
Aviso Amarelo devido à chuva
De acordo com o IPMA, sob aviso amarelo estão os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores.
O aviso amarelo, o terceiro mais grave de quatro níveis (vermelho, laranja, amarelo e verde), vai estar em vigor até às 06:00 de sábado nos distritos do continente e até 08:00 nos Açores.
Risco de Incêndio
O concelho de Alcoutim está com risco máximo e Tavira e Castro Marim, também no distrito de Faro, apresentam risco muito elevado de incêndio, de acordo com o IPMA.
O Instituto colocou também em risco elevado de incêndio os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Silves, Lagos e Aljezur (Faro), Almodôvar, Moura, Barrancos e Mértola (Beja) e Cabeceiras de Basto (Braga).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotografia: Marina Jorge
-
