Homepage
- O animal entretanto tinha sido reflutuado e estava a nadar na proximidade da rebentação.
-
-
Foi no passado dia 18 de junho na praia do Mindelo, em Vila do Conde, que a Polícia Marítima de Vila do Conde activou o CRAM-Ecomare que se deslocou ao local com 2 técnicos e 1 ambulância.
O animal entretanto tinha sido reflutuado e estava a nadar na proximidade da rebentação, acabando por re-arrojar na presença dos técnicos do CRAM-Ecomare.
Verificou-se que era um exemplar imaturo de golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba), espécie oceânica e comum nas águas de Portugal continental.
O exame preliminar revelou um animal bastante reactivo, com aspecto nutricional moderado, vigor na natação e com pequenas escoriações decorrentes do arrojamento.
Tratando-se de uma espécie oceânica, bastante sensível à manipulação humana, e considerando o exame preliminar realizado, optou-se pela reflutuação após administração de medicação. Para isso, contou-se com o apoio de 2 motos de água e nadadores-salvadores que transportaram o golfinho para cerca de 0,5 milhas da costa.
O CRAM-Ecomare gostaria de agradecer publicamente a todos os voluntários que no local prestaram assistência ao golfinho e à equipa técnica do CRAM-Ecomare, à Polícia Marítima de Vila do Conde, aos nadadores-salvadores da Estação Salva-Vidas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim e da Associação de Nadadores-savaldores “Os Delfins”.
Se quer saber como actuar caso encontre um animal marinho, participe na actividade “Wave to Save” (https://www.facebook.com/events/785530568284290/)
Já não é a primeira vez que os nossos amigos golfinhos visitam as águas de Vila do Conde:
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
