Homepage

  • Previsão SURF MEOBEACHCAM de 04-08JUN
    03 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação de NW-W com vento onshore para a maior parte dos picos. Nebulosidade e períodos de precipitação vão continuar… Espera-se uma Nova ondulação para o final da semana, sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 06JUN2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu geralmente muito nublado com períodos de precipitação e vento de NW-WNW fraco a moderado, tornando-se moderado a partir do final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW-W com médio/curtos períodos a atingir o pico ao final do dia, tamanho estimado das ondas resultantes durante o período matinal, entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.
    Surf: fraco nos locais mais expostos a Oeste, surgem ainda oportunidades fracas a razoáveis em praias mais abrigadas do vento e na zona da linha de Cascais com ondas entre 0.5 a 0.8 metros.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado, tornando-se gradualmente menos nublado nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro a partir do período da tarde, com precipitação fraca e dispersa, sendo mais intensa ao final da tarde na zona Norte. Vento fraco a moderado de NW-WNW, tornando-se moderado para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW-W com curtos períodos em declínio progressivo até ao final do dia, as alturas das ondas estão calculadas para o período matinal, entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: fraco nos locais mais expostos a Oeste, com oportunidades fracas a razoáveis em praias abrigadas do vento e na zona da linha de Cascais com ondas a rondar os 0.5 metros.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu muito nublado, tornando-se temporariamente menos nublado durante a tarde, continua a prever-se precipitação dispersa. Vento fraco a moderado de NW, passando a moderado até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW-W com curtos períodos a manter-se com ondas de tamanhos calculados entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: condições gerais de ondas pequenas, com surf fraco nos locais mais expostos e fracas a razoáveis em praias abrigadas do vento e na zona da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros.

    Previsão Técnica: uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica (imagem 1) vai afetar o estado do tempo em Portugal Continental com muita nebulosidade e períodos de precipitação para Segunda-feira e Terça-feira, tornando-se gradualmente menos nublado na Quarta-feira ainda com probabilidades de precipitação. O vento espera-se predominantemente de NW-W com intensidades moderadas, sendo pontualmente fraco durante os períodos matinais.
    No mar esperam-se duas ondulações, originárias da baixa-pressão a NW, respetivamente com um pulso de NW de curto período e outro de W-WNW à mistura, ambos a atingirem o pico ao final do dia de Segunda-feira com tamanhos de 1.8 a 2.2 metros ao largo.
    Posteriormente este conjunto de ondulações torna-se de curto período, entrando em declínio progressivo até ao final do dia de Terça-feira, mantendo depois valores mínimos ao longo do dia de Quarta-feira com tamanhos de até 1.2 metros ao largo.
    As condições gerais do estado do mar esperam-se bastante mexidas com as duas ondulações a incidirem nos picos mais expostos a Oeste, somando ainda alguma textura à superfície provocada pela vaga gerada pelo vento local, oportunidades de surf menos desorganizado nos períodos matinais ou em praias abrigadas do vento.


    Imagem 1: Carta de vento, referente a 04JUN2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 08JUN2018.
    Na Quinta-feira uma nova baixa-pressão posiciona-se a Oeste das Ilhas Britânicas, estendendo um sistema-frontal mais a Sul sobre Portugal Continental, originando condições de céu muito nublado a encoberto com precipitação associada, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde. Na Sexta-feira já em situação pós-frontal espera-se céu geralmente muito nublado com aguaceiros. O vento prevê-se do quadrante Oeste fraco para Quinta-feira de manhã, tornando-se de NW moderado para a tarde e com alguma instabilidade direcional à passagem do sistema frontal. Para Sexta-feira de NW fraco a moderado, passando a moderado para o período da tarde.

    A ondulação na Quinta-feira de manhã é praticamente residual, no entanto uma baixa-pressão bastante ativa que no momento de elaboração desta previsão se encontra do outro lado do Atlântico Norte, a SE da Nova Escócia, Canadá, esperando-se que se desloque em direção ao Sul da Gronelândia e a gerar uma ondulação que vai atravessar o Oceano e atingir a Costa Oeste na Quinta-feira a partir do final da manhã (imagem 2), de WNW com médios períodos e a atingir o pico na Sexta-feira de manhã.
    Em suma as condições gerais continuam a ser afetadas pelo vento, no entanto os períodos matinais esperam-se com oportunidades de vento menos intenso onde se espera algum surf em locais expostos a Oeste, praias na linha de Cascais vão captar alguma desta ondulação onde poderemos ter umas sessões de ondas pequenas com vento mais favorável e para a Costa Sul ondas residuais.


    Imagem 2: Carta de Ondulação de maior período, referente a 07JUN2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • ondulação
  • ondas
  • previsão
  • meteorologia
  • surf
  • Bruno Lampreia
  • previsão Surf
pub
similar News
similar
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
setembro 21
Mais de 250 baleias-piloto estão encalhadas numa área remota da Tasmânia
setembro 21
Lançado guia sobre as 25 espécies de tubarões que existem nos Açores
setembro 21
10 factos estatísticos (impressionantes) sobre Teresa Bonvalot
setembro 21
Ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa' recolhe 170 litros de lixo
setembro 21
Water Kings levou muita adrenalina a Lagos
setembro 21
Formações 'Surf & Rescue' arrancam quarta-feira
pub