Homepage

  • Previsão de Surf de 29 Junho a 03 Julho
    28 junho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Flatada geral com ondas residuais para alguns locais mais expostos, ondulação a entrar para Domingo, mas ainda assim, a ser afetada em pleno Atlântico Norte e a comprometer os tamanhos. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 01JUL2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto para o litoral Oeste, aliviando temporariamente a partir do meio da manhã, probabilidade fraca de aguaceiros fracos no litoral Oeste e mais intensos nas regiões do interior Norte e Centro com trovoada associada, até ao final do dia ainda se espera precipitação em especial para as regiões a Sul do Cabo Mondego. O vento espera-se de NW-WNW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde, mais intenso a Sul do Cabo Raso.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de WNW-NNW de curto período, estimando-se ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso em locais mais expostos, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul, Costa Sul continua flat.
    Surf: Condições em geral fracas a inexistentes para o Surf, no entanto em alguns picos mais expostos ainda se esperam ondas pequenas com probabilidades para longboards, a Norte do Cabo Raso. Consulta as câmaras.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu em geral muito nublado a encoberto, com abertas para a tarde. Períodos de precipitação para todas as regiões, tornando-se cada vez menos frequentes para a tarde nas regiões a Sul do Cabo Raso. Condições para formação de trovoadas mantêm-se no interior Norte e Centro. O vento prevê-se de SW-WSW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de WNW-NNW de curto período, estimando-se ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso em locais mais expostos, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul, Costa Sul com vaga inferior a 0.5 metros.
    Surf: Condições em geral fracas a inexistentes para o Surf, no entanto em alguns picos mais expostos ainda se esperam ondas pequenas com probabilidades para longboards, a Norte do Cabo Raso. Consulta as câmaras.

    Domingo

    Tempo/Vento: Céu geralmente muito nublado com abertas, períodos de chuva e ou aguaceiros, maior incidência no interior Norte e Centro. Vento de SW-WSW fraco a moderado, sendo mais intenso nas regiões a Norte do Cabo Raso.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de médio/curto período com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e vaga de até 0.5 metros para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf fracas a razoáveis, depois deste período de ressaca, vamos ter finalmente ondas e apesar do vento não estar favorável à maioria dos picos, podemos encontrar algumas zonas em diversas praias que tenham obstáculos ao vento do quadrante Sul. Em suma é um dia de ondas pequenas e com vaga induzida pelo vento local, mas ainda assim vai valer bem apena molhar a prancha!

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão sobre a Península Ibérica em conjunção com outra a Oeste, vai originar alguma instabilidade com a passagem de um sistema-frontal, produzindo mais períodos de céu muito nublado e precipitação, por vezes acompanhados de trovoada. O vento espera-se do quadrante Norte fraco a moderado para esta Sexta-feira, rodando a SW-WSW para Sábado e Domingo.

    No mar a ondulação para esta Sexta-feira e Sábado, é residual de WNW-NNW de curto período, com tamanhos bastante pequenos, resultando em condições de mar flat para praticamente todos os picos, ou mesmo ondas demasiado pequenas para sustentar algum surf.

    Entretanto a ondulação gerada pela baixa-pressão que foi indicada na passada Terça-feira a Este da Nova Escócia (Costa Este do Canadá), já se encontra a atravessar o Atlântico Norte e espera-se que comece a entrar durante as primeiras horas de Domingo e a aumentar muito gradualmente ao longo do dia, no entanto ainda no Sábado vai atravessar uma área vento ao largo da Costa Oeste (imagem 1), afetando assim o tamanho e o período, pelo que os tamanhos resultantes serão bem mais pequenos do que os projetados pelos modelos no início da semana e apresenta-se de WNW com médios/curtos períodos. Em suma flatada a ondas residuais para Sexta e Sábado, esperando-se ondas a rondar 1.0 metros para Domingo.

    Costa Sul com mar flat para Sexta-feira, esperando-se vaga de SW gerada pelo vento local a incidir diretamente na Costa, ondas resultantes em regime onshore de até 0.5 metros para Sábado e a perderem expressão para Domingo.


    Imagem 1: Carta de Ondulação de maior período, referente a 29JUN2018 às 22:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 03JUL2018.

    Para o início da semana que vem uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica continua a afetar o estado do tempo em Portugal Continental, ainda com períodos de céu nublado, mas a tornar-se gradualmente menos nublado até Terça-feira. Esperam-se ainda probabilidades de aguaceiros ao longo do litoral Oeste, mas cada vez menos frequentes. O vento espera-se do quadrante Oeste (WNW-WSW) fraco a moderado para os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    A ondulação volta a subir na Segunda-feira, de NW num novo pulso de curto período, originado pela baixa-pressão a NW e a produzir ondas que se esperam atingir cerca de 1.5 metros nos locais mais expostos até ao final do dia e a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul.

    Entretanto esta ondulação atinge o pico durante as primeiras horas de Terça-feira, desta forma durante o dia a ondulação vai encontrar-se em declínio e já de NNW com tamanhos de onda semelhantes aos de Sábado ao final do dia, mas a caírem mais significativamente a Sul do Cabo Raso, dada a mudança de direção de ondulação mais a Norte.

    A Costa Sul vai continuar flat sem ondulações previstas no radar.


    Carta de Ondulação de Curto Período, referente a 03JUL2018 às 11:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • previsão surf
  • ondas
  • ondulação
  • surf
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
fevereiro 21
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 8º Episódio
fevereiro 21
Tomás Fernandes aposta novamente na Liga MEO Surf em detrimento do QS
fevereiro 21
MEO Beachcam lança nova Live Cam na Praia da Comporta
fevereiro 21
Águas do Algarve abre as portas e mostra o que faz
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Billy Kemper sofre grave lesão numa sessão por África