Homepage

  • Previsão de Surf de 27 a 01 de Julho
    26 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Situação de ondas muito pequenas a residuais e flatada geral para Sexta-feira, no entanto vem aí um novo pulso de ondulação! Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 29JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste com casos pontuais de nevoeiro ou neblina matinal, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, espera-se também uma probabilidade muito fraca de aguaceiros para a zona Norte interior. Vento de NNW-NW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de Oeste com curto período, a produzir ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: Condições em geral fracas para o surf com falta de ondas de tamanhos mais significativos, poucas opções de surf em ondas pequenas, melhor para longboard, nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente pouco nublado nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro. Probabilidades de aguaceiros acompanhados de trovoada para a região Norte e Centro, em especial no interior. O vento espera-se de NW fraco a moderado, tornando-se de NW-WNW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de Oeste com curto período, a produzir ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: Condições em geral fracas para o surf com falta de ondas de tamanhos mais significativos, poucas opções de surf em ondas pequenas, melhor para longboard, nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a Norte de Sines, tornando-se muito nublado em geral e com aguaceiros/trovoada para as regiões do interior Norte e Centro. Vento de NNW-NW fraco, passando a NW-WNW fraco a moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: A ondulação desce tornando-se residual e os tamanhos das ondas descem abaixo dos 0.5 metros nos locais mais expostos, sendo mesmo flat a residual na maior parte dos locais.
    Surf: Condições inexistentes de surf, devido a ondas demasiado pequenas, situação de flatada geral a ondas demasiado pequenas mesmo nos locais mais expostos.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão sobre a Península Ibérica vai afetar o estado do tempo para Portugal Continental com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros/trovoada para Quinta-feira nas regiões Norte e Centro interior, sendo que na Sexta-feira a passagem de uma linha de instabilidade com mais aguaceiros e trovoada, desta vez para o litoral Oeste. O vento espera-se do quadrante Norte, prevendo-se de NNW-NW fraco a moderado para os períodos matinais, rodando a NW-WNW moderado para as tardes.

    No mar a ondulação vai continuar residual de Oeste com curtos períodos e tamanhos bastante pequenos, resultando em ondas muito pequenas nos locais mais expostos a Oeste, sendo que na maioria dos locais a situação será de ondas residuais a flat. Esperam-se assim poucas oportunidades de Surf, à exceção de surf em ondas muito pequenas, ideais para uma surfada de longboard. Costa Sul espera-se flat a residual sem ondulações previstas.

    Entretanto no momento de elaboração desta previsão observa-se uma baixa-pressão a Este da Nova Escócia (Costa Este do Canadá), com vento na ordem dos 35KT confirmados pela mais recente passagem e satélite sobre a área. De acordo com as projeções dos modelos a ondulação resultante deverá atingir a Costa Oeste de Portugal Continental a partir de Domingo.


    Carta de Ondulação de curto período, referente a 26JUN2018 às 18:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 01JUL2018.

    Para o fim de semana a baixa-pressão move-se sobre o Golfo da Biscaia (a Norte da Península Ibérica), originando períodos de céu muito nublado durante as manhãs, mantendo-se em especial para as regiões Norte e Centro nos períodos da tarde. Sábado esperam-se aguaceiros, mais frequentes para as zonas Norte e Centro e ainda probabilidades de trovoada, tornando-se gradualmente menos frequentes para Domingo.
    O vento passa a WSW-SW fraco para os períodos matinais, tornando-se de WSW moderado para a tarde.

    A ondulação mantém-se residual para Sábado, com ondas em geral inferiores a 0.5 metros nos locais mais expostos e não se esperando oportunidades de surf. No entanto ao final do dia começa a entrar a ondulação de WNW com médios períodos, proveniente da baixa-pressão anteriormente referida a Oeste da Nova Escócia, na Terça-feira, esta ondulação vai fazer subir os tamanhos das ondas, que apesar de ainda prematura estimam-se entre 0.5 a 1.2 metros nos locais mais expostos. Mantém-te atento às próximas atualizações para aferirmos estes valores!


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 01JUL2018 às 10:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • previsão
  • ondas
  • ondulação
  • previsão surf
  • surf
  • bruno lampreia
similar News
similar
setembro 17
Está ON o dia final do Bom Petisco Peniche Pro!
setembro 17
Formação 'Surf & Rescue' a caminho da Figueira da Foz
setembro 17
Voluntários vão limpar a Praia do Cabedelo este sábado
setembro 17
Pure Piraña, a hard seltzer que refresca o verão
setembro 16
Bom Petisco Peniche Pro arranca com nota 10 e festa de tubos
setembro 17
Bom Petisco Peniche Pro: Dia dedicado ao surf feminino em Supertubos
setembro 17
Baía do Funchal acolhe terceira etapa do Circuito Regional da Madeira de SUP Race 2021