Homepage

  • Previsão de Surf de 25 a 29 de Junho
    24 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Algumas opções de surf em ondas pequenas, para o longboard, tardes com vento mais intenso para adeptos de Kiteboard e Windsurf. Continuamos a monitorizar o Atlântico Norte à procura de novas ondulações, fica atento às atualizações.
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 27JUN2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Para o período matinal, céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e algum nevoeiro, sendo pouco nublado a limpo na Costa Sul. Para a tarde espera-se ainda que alguma nebulosidade persista no litoral Oeste e aguaceiros para a zona Norte e interior, com probabilidade de trovoada. Vento de NW-WNW fraco, sendo fraco a moderado a Sul do Cabo Espichel e mais intenso para o período da tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW com curtos períodos a subir muito gradualmente, estimando-se ondas entre 0.3 a 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições fracas em geral com ondas bastante pequenas, poucas opções de surf a Norte do Cabo Raso, durante o período matinal com vento menos intenso.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente muito nublado a encoberto no litoral Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e com probabilidades de aguaceiros com trovoada associada para o interior da zona Norte. O vento prevê-se de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW com curtos períodos a subir muito gradualmente, com tamanhos de ondas resultantes entre 0.3 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições fracas em geral com ondas bastante pequenas, poucas opções de surf (melhor para longboard) a Norte do Cabo Raso, durante o período matinal com vento menos intenso.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu temporariamente muito nublado a encoberto no litoral Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e com probabilidades de aguaceiros com trovoada associada para o interior da zona Norte e Centro. O vento prevê-se de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de W-WNW com curtos períodos a atingir o pico, com tamanhos de ondas resultantes entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.3 a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições fracas a razoáveis em geral com ondas bastante pequenas, algumas opções de surf (melhor para longboard) a Norte do Cabo Raso, durante o período matinal com vento menos intenso.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vai originar condições de céu temporariamente muito nublado ao longo do litoral Oeste e nevoeiro em alguns locais, durante os períodos matinais com probabilidades de precipitação fraca e para a tarde, em especial nas regiões do interior, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes com trovoada associada. A circulação atmosférica espera-se de NW-WNW durante todo o período considerado, com intensidades a variarem entre fracas a moderadas.

    No mar a ondulação é residual de Oeste-WNW com curtos períodos e espera-se a aumentar muito gradualmente, atingindo tamanhos máximos na Quarta-feira, mas a atingir alturas ainda assim inferiores a 1.2 metros. Desta forma as condições do mar esperam-se essencialmente flat para a maioria dos picos, nesta Segunda-feira, aumentando para ondas pequenas a residuais com poucas oportunidades de Surf para Terça e Quarta-feira.

    Costa Sul em situação flat, ou com ondas residuais, sem ondulações previstas durante todo o período considerado.


    Carta de altura significativa de ondulação, referente a 26JUN2018 às 14:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 29JUN2018.

    Para Quinta e Sexta-feira a baixa-pressão sobre a Península Ibérica, continua a afetar o estado do tempo em Portugal Continental, mantendo bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste e pouco nublado para a Costa Sul, para os períodos da tarde ainda se esperam períodos de aguaceiros com trovoada associada, sendo que as zonas mais afetadas serão, Norte e Centro para o interior. O vento prevê-se de NNW fraco a moderado para Quinta-feira de manhã, passando a moderado para a tarde. Sexta-feira de WNW fraco, tornando-se ligeiramente mais intenso para a tarde.

    A ondulação na Quinta-feira mantém-se de W-WNW com curto período e as ondas resultantes atingem perto de 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo que os melhores períodos continuam a ser as manhãs, verificando-se vento menos intenso. Para Sexta-feira a ondulação entra em declínio e os tamanhos das ondas resultantes tornam-se gradualmente menores, tornando-se cada vez mais difícil para alguma oportunidade de surf. Costa Sul mantém-se flat.

    Mais à frente não se observam tempestades significativas no Atlântico Norte a induzir ondulações para Portugal Continental, durante esta semana de 25 de Junho a 01 de Julho, olhando para a próxima já se observam alguns sistemas tempestivos em melhor posição, no entanto, segundo os dados atualmente projetados pelos modelos não se esperam de grande impacto, mantenham-se atentos às próximas atualizações.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • PREVISÃO
  • PREVISÃO ONDAS
  • PREVISÃO SURF
  • SURF
  • ONDAS
  • ONDULAÇÃO
  • BRUNO LAMPREIA
pub
similar News
similar
julho 14
Estrelas da atualidade podem sonhar com recorde de Slater? Matemática diz que não…
julho 13
Escolha mais rápida valeu primeiro prémio na Fantasy do Allianz Ericeira Pro
julho 14
Câmara de Cascais inaugura ecoponto marítimo e aposta na economia circular azul
julho 14
Porque razão os avistamentos de golfinhos têm sido frequentes no Tejo?
julho 14
Alunos do Politécnico de Leiria prestam auxílio nas praias do concelho de Alcobaça
julho 14
Máscaras e luvas estão a poluir sete grandes rios europeus
julho 14
Corais vermelhos da costa portuguesa vão ter proteção ambiental
pub