Homepage

  • Previsão de Surf de 22 a 26 de Junho
    21 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondas cada vez mais pequenas à medida que a ondulação desce progressivamente, últimas oportunidades de Surf! Trovoadas e aguaceiros são para continuar. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 24JUN2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, com probabilidade de aguaceiros, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, mas com a agravante de aguaceiros mais intensos que poderão ser acompanhados de trovoada e até granizo, especialmente para as zonas Norte e Centro. O vento para o período matinal espera-se variável fraco, sendo do quadrante Sul fraco a moderado a Sul do Cabo Raso, para a tarde o vento roda a NW moderado, W-WSW na Costa Sul.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de curto período em declínio gradual com pulso de NNW também de curto período à mistura, estimando-se ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.
    Surf: As condições de surf esperam-se boas a razoáveis a Norte do Cabo Raso, em situação geral de ondas pequenas, vários picos mesmo mais expostos já apresentam ondas demasiado pequenas a residuais. Praias da linha de Cascais e Costa Sul em situação de mar flat.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto no litoral Oeste a Sul da Foz do Douro e Costa Sul, diminuindo gradualmente a partir do final da manhã, com mais nebulosidade a invadir para o final da tarde. Períodos de aguaceiros com probabilidades de trovoada, para a tarde a Norte do Cabo Mondego e com maior incidência para o interior. O vento espera-se variável fraco, tornando-se de Oeste fraco a moderado para a tarde, sendo de WSW na Costa Sul.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio progressivo, com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf a descerem para razoáveis/fracas pela cada vez maior escassez de ondas, apenas os locais mais expostos à direção desta ondulação (NNW) poderão dar ondas pequenas. Praias mais abrigadas e Costa Sul, com mar flat.


    Domingo

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste, diminuindo do nebulosidade até ao final da manhã, mantendo-se bastante nublado a Norte do Cabo Mondego. Probabilidades de precipitação fraca durante o período matinal, sendo que para a tarde espera-se aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada na zona Norte para o interior. Vento do quadrante Oeste fraco a moderado, passando a WNW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NNW de curto período a originar ondas entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf fracas em geral devido aos tamanhos de onda cada vez menores. Praias mais abrigadas e Costa Sul com mar flat.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vai gerar inúmeras linhas de instabilidade (imagem 1), condicionando o estado do tempo com nebulosidade, aguaceiros e trovoada. A circulação atmosférica, dada a situação, prevê-se fraco a moderado do quadrante Este, tornando-se de WNW-NW moderado para os períodos da tarde.

    No mar a ondulação de WNW encontra-se em declínio gradual, sendo substituída progressivamente por um pulso de NNW também de curto período, já a partir desta Sexta-feira. Desta forma as ondas resultantes apresentam-se com tamanhos reduzidos e cada vez mais picos apresentam ondas residuais ou mesmo condições flat.

    A origem da ondulação de NNW prende-se com uma faixa de vento de Norte para Sul ao largo da Costa Oeste, sendo típica da Nortada, no entanto a formação de um núcleo secundário de baixas-pressões a Oeste, vai interromper esse fluxo, fazendo assim com que este impulso vá perdendo expressão ao longo do fim de semana.

    Sábado a ondulação mantém-se em declínio de NNW, agravando a situação com ondas consequentemente mais pequenas e no Domingo já são poucos os picos que apresentam tamanhos para sustentar algum surf.


    Imagem 1: Carta de energia potencial convectiva, referente a 22JUN2018 às 18:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 26JUN2018.

    Para o início da semana que vem espera-se a continuação da instabilidade atmosférica, com uma baixa-pressão sobre a Península Ibérica e outra a Oeste, propagando assim as condições de céu temporariamente nublado e a manter as probabilidades de aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    A ondulação roda a WNW mantendo curtos períodos e tamanhos residuais (imagem 2), as ondas resultantes atingem, pontualmente os 0.5 metros nos locais mais expostos, mas em geral espera-se mar flat ou com ondas pequenas demais para o surf. Costa Sul mantém-se também flat, sem ondulações previstas.


    Imagem 2: Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 25JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • surf
  • previsões
  • previsão de ondas
  • ondas
  • trovoada
  • tempo
  • ondulação
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
setembro 29
Presença de Alex Botelho marcou formação 'Surf & Rescue' em Sagres
setembro 29
Tomás Lacerda e Ângela Fernandes vencem o Nacional de SUP Wave
setembro 29
MEO Portugal Cup of Surfing está ON em Ribeira d’Ilhas
setembro 29
Quarta-feira é dia de 'Surf para Todos' na Praia de Matosinhos
setembro 29
Drones podem vir a recolher lixo das praias portuguesas após 2022
setembro 29
Matosinhos encerra primeiro ciclo das formações 'Surf & Rescue'
setembro 29
Tomás Lacerda e Verónica Silva são campeões nacionais de SUP Race Técnico
pub