Homepage

  • Previsão de Surf de 22 a 26 de Junho
    21 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondas cada vez mais pequenas à medida que a ondulação desce progressivamente, últimas oportunidades de Surf! Trovoadas e aguaceiros são para continuar. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 24JUN2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, com probabilidade de aguaceiros, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, mas com a agravante de aguaceiros mais intensos que poderão ser acompanhados de trovoada e até granizo, especialmente para as zonas Norte e Centro. O vento para o período matinal espera-se variável fraco, sendo do quadrante Sul fraco a moderado a Sul do Cabo Raso, para a tarde o vento roda a NW moderado, W-WSW na Costa Sul.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de curto período em declínio gradual com pulso de NNW também de curto período à mistura, estimando-se ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.
    Surf: As condições de surf esperam-se boas a razoáveis a Norte do Cabo Raso, em situação geral de ondas pequenas, vários picos mesmo mais expostos já apresentam ondas demasiado pequenas a residuais. Praias da linha de Cascais e Costa Sul em situação de mar flat.

    Sábado

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto no litoral Oeste a Sul da Foz do Douro e Costa Sul, diminuindo gradualmente a partir do final da manhã, com mais nebulosidade a invadir para o final da tarde. Períodos de aguaceiros com probabilidades de trovoada, para a tarde a Norte do Cabo Mondego e com maior incidência para o interior. O vento espera-se variável fraco, tornando-se de Oeste fraco a moderado para a tarde, sendo de WSW na Costa Sul.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio progressivo, com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf a descerem para razoáveis/fracas pela cada vez maior escassez de ondas, apenas os locais mais expostos à direção desta ondulação (NNW) poderão dar ondas pequenas. Praias mais abrigadas e Costa Sul, com mar flat.


    Domingo

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste, diminuindo do nebulosidade até ao final da manhã, mantendo-se bastante nublado a Norte do Cabo Mondego. Probabilidades de precipitação fraca durante o período matinal, sendo que para a tarde espera-se aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada na zona Norte para o interior. Vento do quadrante Oeste fraco a moderado, passando a WNW moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NNW de curto período a originar ondas entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf fracas em geral devido aos tamanhos de onda cada vez menores. Praias mais abrigadas e Costa Sul com mar flat.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vai gerar inúmeras linhas de instabilidade (imagem 1), condicionando o estado do tempo com nebulosidade, aguaceiros e trovoada. A circulação atmosférica, dada a situação, prevê-se fraco a moderado do quadrante Este, tornando-se de WNW-NW moderado para os períodos da tarde.

    No mar a ondulação de WNW encontra-se em declínio gradual, sendo substituída progressivamente por um pulso de NNW também de curto período, já a partir desta Sexta-feira. Desta forma as ondas resultantes apresentam-se com tamanhos reduzidos e cada vez mais picos apresentam ondas residuais ou mesmo condições flat.

    A origem da ondulação de NNW prende-se com uma faixa de vento de Norte para Sul ao largo da Costa Oeste, sendo típica da Nortada, no entanto a formação de um núcleo secundário de baixas-pressões a Oeste, vai interromper esse fluxo, fazendo assim com que este impulso vá perdendo expressão ao longo do fim de semana.

    Sábado a ondulação mantém-se em declínio de NNW, agravando a situação com ondas consequentemente mais pequenas e no Domingo já são poucos os picos que apresentam tamanhos para sustentar algum surf.


    Imagem 1: Carta de energia potencial convectiva, referente a 22JUN2018 às 18:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 26JUN2018.

    Para o início da semana que vem espera-se a continuação da instabilidade atmosférica, com uma baixa-pressão sobre a Península Ibérica e outra a Oeste, propagando assim as condições de céu temporariamente nublado e a manter as probabilidades de aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.

    A ondulação roda a WNW mantendo curtos períodos e tamanhos residuais (imagem 2), as ondas resultantes atingem, pontualmente os 0.5 metros nos locais mais expostos, mas em geral espera-se mar flat ou com ondas pequenas demais para o surf. Costa Sul mantém-se também flat, sem ondulações previstas.


    Imagem 2: Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 25JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • surf
  • previsões
  • previsão de ondas
  • ondas
  • trovoada
  • tempo
  • ondulação
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
setembro 26
Ribeira d'Ilhas consagrou novos campeões nacionais de Surf Masters
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido