Homepage
- Ondas cada vez mais pequenas à medida que a ondulação desce progressivamente, últimas oportunidades de Surf! Trovoadas e aguaceiros são para continuar. Sabe mais aqui!
-
-
Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 24JUN2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.
Sexta-feira
Tempo/Vento: Céu muito nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso e Costa Sul, com probabilidade de aguaceiros, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, mas com a agravante de aguaceiros mais intensos que poderão ser acompanhados de trovoada e até granizo, especialmente para as zonas Norte e Centro. O vento para o período matinal espera-se variável fraco, sendo do quadrante Sul fraco a moderado a Sul do Cabo Raso, para a tarde o vento roda a NW moderado, W-WSW na Costa Sul.
Ondulação/Ondas: Ondulação de WNW de curto período em declínio gradual com pulso de NNW também de curto período à mistura, estimando-se ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual na Costa Sul.
Surf: As condições de surf esperam-se boas a razoáveis a Norte do Cabo Raso, em situação geral de ondas pequenas, vários picos mesmo mais expostos já apresentam ondas demasiado pequenas a residuais. Praias da linha de Cascais e Costa Sul em situação de mar flat.Sábado
Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto no litoral Oeste a Sul da Foz do Douro e Costa Sul, diminuindo gradualmente a partir do final da manhã, com mais nebulosidade a invadir para o final da tarde. Períodos de aguaceiros com probabilidades de trovoada, para a tarde a Norte do Cabo Mondego e com maior incidência para o interior. O vento espera-se variável fraco, tornando-se de Oeste fraco a moderado para a tarde, sendo de WSW na Costa Sul.
Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio progressivo, com ondas resultantes calculadas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferior a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: Condições de surf a descerem para razoáveis/fracas pela cada vez maior escassez de ondas, apenas os locais mais expostos à direção desta ondulação (NNW) poderão dar ondas pequenas. Praias mais abrigadas e Costa Sul, com mar flat.
DomingoTempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste, diminuindo do nebulosidade até ao final da manhã, mantendo-se bastante nublado a Norte do Cabo Mondego. Probabilidades de precipitação fraca durante o período matinal, sendo que para a tarde espera-se aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada na zona Norte para o interior. Vento do quadrante Oeste fraco a moderado, passando a WNW moderado para a tarde.
Ondulação/Ondas: Ondulação residual de NNW de curto período a originar ondas entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
Surf: Condições de surf fracas em geral devido aos tamanhos de onda cada vez menores. Praias mais abrigadas e Costa Sul com mar flat.Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica sobre a Península Ibérica vai gerar inúmeras linhas de instabilidade (imagem 1), condicionando o estado do tempo com nebulosidade, aguaceiros e trovoada. A circulação atmosférica, dada a situação, prevê-se fraco a moderado do quadrante Este, tornando-se de WNW-NW moderado para os períodos da tarde.
No mar a ondulação de WNW encontra-se em declínio gradual, sendo substituída progressivamente por um pulso de NNW também de curto período, já a partir desta Sexta-feira. Desta forma as ondas resultantes apresentam-se com tamanhos reduzidos e cada vez mais picos apresentam ondas residuais ou mesmo condições flat.
A origem da ondulação de NNW prende-se com uma faixa de vento de Norte para Sul ao largo da Costa Oeste, sendo típica da Nortada, no entanto a formação de um núcleo secundário de baixas-pressões a Oeste, vai interromper esse fluxo, fazendo assim com que este impulso vá perdendo expressão ao longo do fim de semana.
Sábado a ondulação mantém-se em declínio de NNW, agravando a situação com ondas consequentemente mais pequenas e no Domingo já são poucos os picos que apresentam tamanhos para sustentar algum surf.
Imagem 1: Carta de energia potencial convectiva, referente a 22JUN2018 às 18:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 26JUN2018.
Para o início da semana que vem espera-se a continuação da instabilidade atmosférica, com uma baixa-pressão sobre a Península Ibérica e outra a Oeste, propagando assim as condições de céu temporariamente nublado e a manter as probabilidades de aguaceiros e trovoada. O vento prevê-se de NW fraco durante os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.
A ondulação roda a WNW mantendo curtos períodos e tamanhos residuais (imagem 2), as ondas resultantes atingem, pontualmente os 0.5 metros nos locais mais expostos, mas em geral espera-se mar flat ou com ondas pequenas demais para o surf. Costa Sul mantém-se também flat, sem ondulações previstas.
Imagem 2: Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 25JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!
Por Bruno Lampreia.
*Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.
-
