Homepage

  • Previsão de Surf de 20 a 24 de Junho
    20 junho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Últimas oportunidades de Surf antes da Flatada! Aproveita os próximos dias, sabe onde e quando para tirares o máximo de rendimento desta ondulação. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 22JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado em especial nas regiões do interior, com aguaceiros e trovoada associados. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde. Costa Sul com vento ESE moderado, passando a SW fraco até ao final da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW com médio/curto período a manter-se, com tamanhos estimados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e 0.3 a 0.5 metros para a Costa Sul, aumentando ligeiramente para a tarde.
    Surf: ondas pequenas demais para alguns picos, no entanto em geral esperam-se boas condições de Surf em ondas pequenas, durante o período matinal, deteriorando-se para a tarde com a entrada da brisa marítima. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros e Costa Sul com situação de vento side-onshore e bastante vaga associada.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente muito nublado, com aguaceiros associados e trovoada, espera-se ainda probabilidades de granizo em alguns locais. O vento espera-se variável fraco, tornando-se de NW moderado. Na Costa Sul vento de ESE fraco a moderado.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW com médio/curto período a manter-se, originando ondas com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e inferiores a 0.5 metros na Costa Sul com a ondulação de ESE a dissipar-se.
    Surf: ondas pequenas demais para alguns picos, no entanto em geral esperam-se boas condições de Surf em ondas pequenas, durante o período matinal. Para a tarde a situação deteriorando-se com a entrada da brisa marítima. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros e Costa Sul com situação de vento side-onshore e bastante vaga associada.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente nublado no litoral Oeste e Sul, tornando-se muito nublado em especial nas regiões Norte e Centro, onde se espera maior frequência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada. Vento variável fraco, passando a NW moderado para a tarde. O vento prevê-se variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde e de WNW na Costa Vicentina.
    Ondulação/Ondas: ondulação de mistura com uma componente de WNW em declínio e outro pulso de NNW, ambas de curto período, originando ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e com pequena vaga na Costa Sul.
    Surf: boas condições de surf em ondas pequenas, sendo impraticável nalguns picos que não conseguem captar esta ondulação, as melhores oportunidades serão nos locais mais expostos durante a manhã. Praias na linha de Cascais com ondas residuais, inferiores a 0.5 metros.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica, sobre o SW de Portugal Continental vai originar condições de céu pontualmente nublado, em especial nos períodos da tarde com aguaceiros e trovoada a acompanhar, mais frequentes nas regiões do interior. A circulação atmosférica será fraca durante os períodos matinais, tornando-se moderado de NW para as tardes, com a brisa marítima a fazer-se sentir.

    No mar a ondulação de NNW de curto período deixa de ter expressão e a posição desta baixa-pressão sobre a zona SW de Portugal Continental, vai empurrar a faixa de vento num rumo mais a SW (imagem 1). Esta situação vai promover uma ondulação que já entrou nesta Terça-feira de WNW com médios a curtos períodos e que se vai manter até Quinta-feira, a gerar ondas de tamanhos pequenos, mas ainda assim a proporcionar janelas de surf matinal bastante acessíveis.

    Na Sexta-feira entra um novo pulso de NNW, gerado pelo vento ao largo e por isso de curto período e a induzir alguma interferência na água, para além disto a ondulação e WNW vai entrar em declínio, provocando assim uma ligeira descida nos tamanhos de onda.

    Para a Costa Sul o vento de ESE vai induzir uma ondulação de ESE de curto período a atingir o pico nesta Quarta-feira de manhã, com tamanhos de onda pequenos e abastante vaga associada ao vento side-onshore, entrando em declínio posteriormente e a dissipar-se até ao final do dia de Quinta-feira.


    Imagem 1: Carta de vento, referente a 20JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 24JUN2018.
    Para o fim de semana desenvolve-se uma baixa-pressão a Oeste de Portugal Continental, esperando-se assim para Sábado, períodos de céu muito nublado no litoral Oeste/Sul para o período matinal, sendo gradualmente menos nublado na Costa Sul, mantendo ainda probabilidades de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada. No Domingo a situação é semelhante, mas com uma diminuição mais significativa de nebulosidade a Sul do Cabo Espichel e ainda com probabilidades de aguaceiros/trovoada (imagem 2).

    O vento para Sábado e Domingo, espera-se variável fraco, sendo de SE fraco a moderado na Costa Sul e a tornar-se de WNW fraco a moderado para a tarde em geral.

    A ondulação de NNW com curto período entra em declínio gradual, gerando ondas cada vez mais pequenas e muitas praias, mesmo das mais expostas começam a apresentar ondas abaixo de 0.5 metros até Domingo, sendo que as zonas mais abrigadas se esperam com “flatada”.



    Imagem 2: Carta de CAPE, referente a 241JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • SURF
  • PREVISÃO
  • ONDULAÇÃO
  • TEMPO
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo