Homepage

  • Previsão de Surf de 20 a 24 de Junho
    20 junho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Últimas oportunidades de Surf antes da Flatada! Aproveita os próximos dias, sabe onde e quando para tirares o máximo de rendimento desta ondulação. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Sexta-feira dia 22JUN2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado em especial nas regiões do interior, com aguaceiros e trovoada associados. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde. Costa Sul com vento ESE moderado, passando a SW fraco até ao final da tarde.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW com médio/curto período a manter-se, com tamanhos estimados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e 0.3 a 0.5 metros para a Costa Sul, aumentando ligeiramente para a tarde.
    Surf: ondas pequenas demais para alguns picos, no entanto em geral esperam-se boas condições de Surf em ondas pequenas, durante o período matinal, deteriorando-se para a tarde com a entrada da brisa marítima. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros e Costa Sul com situação de vento side-onshore e bastante vaga associada.

    Quinta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente muito nublado, com aguaceiros associados e trovoada, espera-se ainda probabilidades de granizo em alguns locais. O vento espera-se variável fraco, tornando-se de NW moderado. Na Costa Sul vento de ESE fraco a moderado.
    Ondulação/Ondas: ondulação de WNW com médio/curto período a manter-se, originando ondas com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e inferiores a 0.5 metros na Costa Sul com a ondulação de ESE a dissipar-se.
    Surf: ondas pequenas demais para alguns picos, no entanto em geral esperam-se boas condições de Surf em ondas pequenas, durante o período matinal. Para a tarde a situação deteriorando-se com a entrada da brisa marítima. Praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros e Costa Sul com situação de vento side-onshore e bastante vaga associada.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu temporariamente nublado no litoral Oeste e Sul, tornando-se muito nublado em especial nas regiões Norte e Centro, onde se espera maior frequência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada. Vento variável fraco, passando a NW moderado para a tarde. O vento prevê-se variável fraco, tornando-se de NW moderado para a tarde e de WNW na Costa Vicentina.
    Ondulação/Ondas: ondulação de mistura com uma componente de WNW em declínio e outro pulso de NNW, ambas de curto período, originando ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e com pequena vaga na Costa Sul.
    Surf: boas condições de surf em ondas pequenas, sendo impraticável nalguns picos que não conseguem captar esta ondulação, as melhores oportunidades serão nos locais mais expostos durante a manhã. Praias na linha de Cascais com ondas residuais, inferiores a 0.5 metros.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão de origem térmica, sobre o SW de Portugal Continental vai originar condições de céu pontualmente nublado, em especial nos períodos da tarde com aguaceiros e trovoada a acompanhar, mais frequentes nas regiões do interior. A circulação atmosférica será fraca durante os períodos matinais, tornando-se moderado de NW para as tardes, com a brisa marítima a fazer-se sentir.

    No mar a ondulação de NNW de curto período deixa de ter expressão e a posição desta baixa-pressão sobre a zona SW de Portugal Continental, vai empurrar a faixa de vento num rumo mais a SW (imagem 1). Esta situação vai promover uma ondulação que já entrou nesta Terça-feira de WNW com médios a curtos períodos e que se vai manter até Quinta-feira, a gerar ondas de tamanhos pequenos, mas ainda assim a proporcionar janelas de surf matinal bastante acessíveis.

    Na Sexta-feira entra um novo pulso de NNW, gerado pelo vento ao largo e por isso de curto período e a induzir alguma interferência na água, para além disto a ondulação e WNW vai entrar em declínio, provocando assim uma ligeira descida nos tamanhos de onda.

    Para a Costa Sul o vento de ESE vai induzir uma ondulação de ESE de curto período a atingir o pico nesta Quarta-feira de manhã, com tamanhos de onda pequenos e abastante vaga associada ao vento side-onshore, entrando em declínio posteriormente e a dissipar-se até ao final do dia de Quinta-feira.


    Imagem 1: Carta de vento, referente a 20JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Sábado, até Domingo dia 24JUN2018.
    Para o fim de semana desenvolve-se uma baixa-pressão a Oeste de Portugal Continental, esperando-se assim para Sábado, períodos de céu muito nublado no litoral Oeste/Sul para o período matinal, sendo gradualmente menos nublado na Costa Sul, mantendo ainda probabilidades de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada. No Domingo a situação é semelhante, mas com uma diminuição mais significativa de nebulosidade a Sul do Cabo Espichel e ainda com probabilidades de aguaceiros/trovoada (imagem 2).

    O vento para Sábado e Domingo, espera-se variável fraco, sendo de SE fraco a moderado na Costa Sul e a tornar-se de WNW fraco a moderado para a tarde em geral.

    A ondulação de NNW com curto período entra em declínio gradual, gerando ondas cada vez mais pequenas e muitas praias, mesmo das mais expostas começam a apresentar ondas abaixo de 0.5 metros até Domingo, sendo que as zonas mais abrigadas se esperam com “flatada”.



    Imagem 2: Carta de CAPE, referente a 241JUN2018 às 17:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • METEOROLOGIA
  • SURF
  • PREVISÃO
  • ONDULAÇÃO
  • TEMPO
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
março 27
Caparica recebe etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023
março 23
Fotografia de Tó Mané da onda gigante de Garrett McNamara na Nazaré é distinguida pelo 'The Guardian'
março 27
Frederico Morais apresenta projeto pessoal para jovens surfistas com o apoio do MEO
março 27
Circuito Nacional de Bodyboard 2023 em contagem decrescente para o arranque
março 27
O campeão nacional ganhou na Figueira com reviravolta: 'Acho que se mostrou, isto é o Gui Ribeiro'
março 27
O domingo de Gabriela Dinis: de eliminada ao início da tarde à festa da vitória no pôr do sol do Cabedelo
março 27
Navio que se incendiou ao largo da Foz do Douro foi deslocado para águas internacionais