Homepage

  • Previsão de Surf de 18 a 22 de Junho
    17 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Boas opções de surf para os próximos dias, mais à frente para o final da semana os tamanhos caem mais consideravelmente. Espreita aqui a previsão para saberes onde vai dar surf!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 20JUN2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a Sul do Cabo Carvoeiro. O vento espera-se de NNE fraco, tornando-se de NNW moderado para a tarde, a Norte do Cabo Raso e fraco de WNW nas regiões mais a Sul. Na Costa Sul de ESE fraco a moderado durante todo o dia.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio, com ondas resultantes de tamanhos estimados entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições razoáveis a boas nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste, melhor oportunidade durante o período matinal, deteriorando-se para a tarde com o vento a intensificar-se e a virar onshore para a maioria dos picos. Praias da linha de Cascais esperam-se flat a residuais.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: céu pouco nublado a limpo, com probabilidades de aguaceiros e trovoadas para o período da tarde e em especial no interior. Vento de ESE fraco a moderado, rodando a Oeste para a tarde. Na Costa Sul de ESE moderado durante todo o dia.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período em declínio, com um pulso de NW de maior período à mistura, com ondas calculadas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições razoáveis a boas nos locais mais expostos ao longo da Costa Oeste, melhor oportunidade durante o período matinal, deteriorando-se para a tarde com o vento a virar onshore para a maioria dos picos. Praias da linha de Cascais esperam-se com ondas residuais.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: períodos de céu muito nublado em especial a Sul da Foz do Douro, aumentando de nebulosidade para a tarde com a probabilidade de aguaceiros e trovoada. Vento variável fraco, tornando-se de NW moderado para o período da tarde. Na Costa Sul de ESE moderado e a perder intensidade ao longo do dia.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NW-WNW de curto período em declínio gradual, prevendo-se ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e entre 0.5 a 0.8 metros na Costa Sul.
    Surf: condições razoáveis a boas durante o período matinal em locais expostos ao longo da Costa Oeste, para a tarde a situação torna-se pior com o vento de NW a entrar. Praias da linha de Cascais com ondas de até 0.5 metros e Costa Sul com condições fracas em situação onshore e bastante vaga associada.

    Previsão Técnica: uma alta-pressão a Oeste a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia em conjunto com uma baixa-pressão de origem térmica sobre o Sul da Península Ibérica, vão originar condições gerais de céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado e com probabilidades de aguaceiros/trovoadas a partir de Terça-feira. A circulação atmosférica espera-se fraca durante o período matinal, tornando-se moderada de NNW para os períodos da tarde.

    No mar a ondulação predominante e em declínio é a gerada ao largo da Costa Oeste, pela faixa de vento que se estende de Norte a Sul, esta ondulação vai manter-se em declínio até Quarta-feira, esperando-se ondas progressivamente menores.

    No entanto um pulso secundário (Imagem 1), originário de uma tempestade mais afastada no Atlântico Norte, começa a entrar no final do dia de Segunda-feira, atingindo o pico ao final da manhã de Terça-feira, com médio/curto período de NW-WNW e a conferir um pouco mais de impulso ao mar, apesar de se tornar mais mexido.

    Para a Costa Sul a situação é de mar chão a encrespado, passando a pequena vaga na Terça-feira devido ao vento mais intenso de ESE.


    Imagem 1: Carta de Ondulação de maior período, referente a 19JUN2018 às 07:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 22JUN2018.
    Para Quinta e Sexta-feira a situação é semelhante, com o conjunto alta/baixa-pressão a manter posições semelhantes, prevendo-se assim condições de céu temporariamente muito nublado no litoral Oeste e Sul, aumentando ainda de nebulosidade para o interior com a probabilidade de aguaceiros e trovoada para os períodos da tarde. O vento prevê-se variável fraco em geral, tornando-se de NNW moderado para os períodos da tarde.

    A ondulação mantém-se de WNW com médio/curto período, a originar uma situação geral de ondas pequenas, com mais um reforço de ondulação de NNW a entrar para Sexta-feira e a provocar um ligeiro aumento no tamanho das ondas. Em suma espera-se uma situação geral de ondas pequenas com oportunidades de surf matinal em condições de vento fraco, deteriorando-se para os períodos da tarde. Costa Sul prevê-se flat a residual, praias da linha de Cascais com ondas inferiores a 0.5 metros na Quinta-feira.


    Imagem 2: Carta de vento, referente a 22JUN2018 às 08:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • meteorologia
  • previsões
  • previsão surf
  • ondas
  • ondulação
  • tempo
  • Bruno Lampreia
pub
similar News
similar
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 25
Primeira fim de semana de outono terá sol e pequena subida de temperatura
setembro 25
Dezenas de portugueses na luta pelo título europeu júnior em Espinho
setembro 25
Guincho vai receber o Campeonato Nacional de Kitesurf da FPKite
setembro 25
Equipa lusa do The Climate Reality Project promove ação de limpeza de praias
setembro 24
Projeto de salvamento aquático da AESDP e ISN a caminho de Sagres
pub