Homepage

  • Previsão de Surf de 15 a 19 de Junho
    14 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondulação de Nortada a manter-se, oportunidades de surf matinal, ondas a aumentar tamanhos e offshore para a Semana… Queres saber mais?
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Domingo dia 17JUN2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Sexta-feira

    Tempo/Vento: céu em geral pouco nublado, sendo temporariamente nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso, durante o período matinal. Vento de NNW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a subir muito gradualmente, originando ondas com tamanhos estimados entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo e 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Surf: condições fracas a razoáveis em ondas pequenas ao longo da Costa Oeste, períodos matinais a salientarem-se antes de entrar o vento mais intenso da tarde, com bastante vaga associada e a deteriorar as condições em geral. Praias da linha de Cascais esperam-se flat a residuais.

    Sábado

    Tempo/Vento: céu em geral pouco nublado, sendo temporariamente nublado entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, durante as primeiras horas da manhã. Vento de NNW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a subir muito gradualmente com um pulso secundário de WNW com médio/curto período, os tamanhos das ondas resultantes calculam-se entre 1.0 a 1.5 metros, sendo de 0.5 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Surf: condições fracas a razoáveis ao longo da Costa Oeste, períodos matinais a salientarem-se antes de entrar o vento mais intenso da tarde, com bastante vaga associada e a deteriorar as condições em geral. Praias da linha de Cascais esperam-se com ondas pequenas de até 0.5 metros.

    Domingo

    Tempo/Vento: céu em geral pouco nublado, sendo temporariamente nublado a Norte do Cabo Raso, durante as primeiras horas da manhã. Vento de NNW moderado, tornando-se de NW mais intenso até ao final da manhã.
    Ondulação/Ondas: ondulação de NNW de curto período a subir muito gradualmente até ao final do dia, as ondas durante o período matinal esperam-se entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e a manter-se flat para a Costa Sul.
    Surf: condições fracas a razoáveis ao longo da Costa Oeste, períodos matinais a salientarem-se antes de entrar o vento mais intenso da tarde, com bastante vaga associada e a deteriorar as condições em geral. Praias da linha de Cascais esperam-se com ondas pequenas de até 0.5 metros e a tornar-se flat até ao final a manhã.

    Previsão Técnica: A alta-pressão a Oeste (anticiclone dos Açores) estende-se em crista sobre o Norte da Península Ibérica, originando condições gerais de céu pouco nublado, sendo temporariamente nublado no litoral Oeste a Norte do Cabo Raso durante os períodos matinais e vento do quadrante Norte com intensidades predominantemente moderadas (Nortada).

    No mar a ondulação é resultado desta “Nortada”, sendo uma zona de vento de Norte, bastante intensa ao largo da Costa Oeste (Imagem 1), induzindo desta forma um pulso de ondulação de NNW com curtos períodos e a aumentar conforme a intensidade do vento.

    Para os próximos dias, espera-se que o vento ao largo se intensifique até Domingo, resultando desta forma, numa ondulação de NNW de curto período a aumentar de uma forma gradual e a atingir o pico no Domingo, com tamanhos já mais significativos.

    Entretanto uma baixa-pressão a Sul da Gronelândia, no momento de elaboração desta previsão, encontra-se de acordo com os dados registados à mais recente passagem do satélite sobre a área, com vento na ordem dos 35KT, originando assim uma nova ondulação, que se espera atingir a Costa Oeste no Sábado, sendo uma ondulação secundária que vai fazer mexer alguns picos como as praias da linha de Cascais e acentuar ligeiramente os tamanhos no litoral Oeste, com mar mais mexido.

    Para a Costa Sul não se preveem ondulações, mantendo-se condições de mar flat ou com ondas residuais.


    Imagem 1: Carta de Vento, referente a 17JUN2018 às 13:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Segunda, até Terça-feira dia 19JUN2018.
    Para o início da semana que vem, desenvolve-se uma baixa-pressão a Sul de Portugal Continental (Imagem 2) , mantendo ainda assim céu pouco nublado a limpo, sendo que na Terça-feira espera-se o aumento de nebulosidade para a Costa Sul com probabilidade de aguaceiros e trovoada. O vento para Segunda-feira prevê-se de ENE-NE fraco para as primeiras horas da manhã, rodando a NW moderado para a tarde. Terça-feira de ENE-ESE fraco, tornando-se de Oeste fraco a moderado para a tarde e a manter-se de SE moderado ao longo da Costa Sul.

    A ondulação desce gradualmente de NNW com curtos períodos, à medida que o vento ao largo da Costa Oeste diminui, esperando-se assim ondas progressivamente mais pequenas, voltando na Terça-feira a uma situação geral e ondas bastante pequenas. No entanto a baixa-pressão a Sul vai originar ondulação de ESE de curto período e bastante vaga associada ao vento onshore, atingindo 1.0 metros de altura até ao final do dia de Segunda-feira, entrando em declínio posteriormente. Em suma as condições matinais ao longo da Costa Oeste, esperam-se bastante razoáveis com vento offshore, apesar da qualidade de ondulação ser fraca.


    Imagem 2: Carta de Vento, referente a 18JUN2018 às 09:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo ECMWF.

    Fica atento à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • forecast
  • previsões
  • previsão surf
  • surf
  • ondulação
  • ondas
  • Bruno Lampreia
  • meteorologia
  • Nortada
  • Sol
  • Vento
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub