Homepage

  • Previsão de Surf de 02 a 06 de Julho
    01 julho 2018
    arrow
    arrow
  • Ondas e períodos de vento menos intenso vão dar lugar a oportunidades de surf, no entanto vão escasseando até meados desta semana. Sabe mais aqui!
  • Previsão para Portugal Continental a curto prazo até Quarta-feira dia 04JUL2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Segunda-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado a encoberto, com algumas abertas a Sul do Cabo Espichel, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde a Sul da Foz do Douro. Probabilidades de precipitação fraca a Norte do Cabo Espichel, tornando-se cada vez menos frequente. Vento de SW a Norte do Cabo Mondego, rodando progressivamente a WNW até à Costa Vicentina, com intensidades a variar de fracas a moderadas, tornando-se de Oeste moderado para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NW de médio/curto período a subir gradualmente ao longo do dia, estimando-se para o período matinal, ondas entre 1.2 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf razoáveis devido ao vento onshore, a imprimir vaga local, no entanto ainda se esperam oportunidades de surf para o período matinal, deteriorando-se para a tarde com o vento a intensificar-se e a gerar cada vez mais marrecas. Praias da linha de Cascais com ondas entre 0.5 a 0.8 metros.

    Terça-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado, tornando-se progressivamente pouco nublado até ao final do período matinal. Probabilidades de precipitação fraca no litoral Oeste para as primeiras horas da manhã. Vento fraco do quadrante Oeste, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego, rodando gradualmente a NW até à Costa Vicentina. Para a tarde, vento de Oeste moderado.
    Ondulação/Ondas: Ondulação em declínio de NNW com curto período, estimando-se para o período matinal, ondas entre 1.0 a 1.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 1.0 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: Condições razoáveis a boas durante as primeiras horas da manhã, com vento de intensidade fraca, locais a Sul do Cabo Raso com tamanhos a caírem mais significativamente derivado à direção de ondulação, mas ainda a sustentar algum surf de ondas pequenas. Praias como as da linha de Cascais passam a ter ondas residuais, inferiores a 0.5 metros.

    Quarta-feira

    Tempo/Vento: Céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a Sul do Cabo Raso para a tarde. Períodos de precipitação fraca em especial para as regiões Norte e Centro. Vento de SW moderado a Norte do Cabo Mondego, sendo de W-WNW fraco a moderado nas regiões mais a Sul, passando a NW-WNW moderado em geral para a tarde.
    Ondulação/Ondas: Ondulação de NNW de curto período em declínio, a gerar ondas com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Surf: Condições de surf em geral fracas com o vento de SW mais intenso a afetar as ondas a Norte do Cabo Mondego, sendo razoáveis a fracas até ao Cabo Raso com o vento apresentar intensidades inferiores. Para as zonas mais a Sul os tamanhos da ondulação tornam-se bastante pequenos sem grandes probabilidades de sustentarem algum surf.

    Previsão Técnica: Uma baixa-pressão a NW da Península Ibérica vai condicionar o estado do tempo com períodos de céu muito nublado e precipitação associada, os períodos da tarde esperam-se geralmente menos nublado. O vento mantém-se do quadrante Oeste, variando entre WSW-SW e WNW-NW com intensidades fracas a moderadas, mais intenso durante o período da tarde.

    No mar a ondulação que entrou neste Domingo de WNW com médio período, produzido por uma baixa-pressão que se encontrava a Este do Canadá ao início da semana passada, é agora seguida de um pulso de NW, originada pela baixa-pressão a NW.

    Desta forma a ondulação para Segunda-feira espera-se de NW com médio/curto período e a subir gradualmente ao longo do dia, com ondas gradualmente maiores e a atingir tamanhos acima da altura da cabeça para o período da tarde em bastantes praias a Norte do Cabo Raso. O pico da ondulação dá-se ao final do dia e para Terça-feira, já com a ondulação a rodar a NNW, o dia começa ainda com ondas a rondar a altura da cabeça-peito, descendo progressivamente para a tarde.

    Na Quarta-feira a ondulação mantém-se em declínio, esperando-se já uma situação de ondas pequenas, mas ainda a sustentar condições para o surf em locais mais expostos a NNW.

    Para estes dias a direção do vento não vai favorecer as condições de surf, no entanto durante os períodos matinais com intensidades mais fracas, esperam-se boas oportunidades de surf, deteriorando-se para as tardes com o vento a intensificar-se e a induzir bastante vaga e a gerar carneirada.

    Para a Costa Sul espera-se mar flat sem ondulações previstas durante todo o período considerado, no entanto em situações de vento onshore, forma-se uma ligeira vaga mas sem oportunidade de surf.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 02JUL2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Mais à frente, alargando o período de previsão de Quinta, até Sexta-feira dia 06JUL2018.

    Para Quinta e Sexta-feira a alta-pressão a Oeste estende-se gradualmente sobre o Golfo da Biscaia, originando assim mais um episódio de Nortadas e com céu temporariamente nublado no litoral Oeste, durante o período matinal, passando a pouco nublado para a tarde. Probabilidade de precipitação fraca na Quinta-feira de manhã a Norte do Cabo Raso. O vento espera-se de NNW-NW fraco a moderado durante a manhã de Quinta-feira, passando a moderado para a tarde. Na Sexta-feira o vento prevê-se a manter a direção, mas mais intenso.

    A ondulação de NNW-NW de curto período é composta predominantemente por vaga gerada ao largo da Costa Oeste, pelo intenso vento de Norte, resultando assim numa situação muito fraca para o surf com ondas pequenas entre 0.5 a 1.0 metros para as regiões a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e em geral com uma superfície bastante irregular e muita carneirada à mistura.
    Costa Sul mantém-se flat a residual.


    Carta de Altura Significativa de Ondulação, referente a 05JUL2018 às 06:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo WAM.

    Fica atento à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições no Atlântico Norte. Até lá, boas ondas!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: Os tamanhos de onda na previsão, são referentes à face da onda na praia. Tendo em consideração que é uma previsão regional, trata-se de uma média de área para os locais mais expostos, podendo haver locais abrigados com tamanhos menores ou picos que dadas as propriedades de fundo, induzem tamanhos acima.

Tags
  • ondas
  • ondulação
  • previsão de surf
  • surf
  • meteorologia
  • previsão
  • portugal continental
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
abril 07
Vem aí a maior Super Lua do ano!
abril 08
Libertados cerca de mil peixes em perigo de extinção
abril 08
Aprovados 6 projetos para a redução do lixo marinho em Portugal
abril 08
Santa Cruz também fecha praias e proíbe surf
abril 07
APS Surf Tour 2020 será realizado online
abril 07
AESDP considera 'essencial' prolongamento das licenças de quem leciona surf
abril 07
Aritz Aranburu: “Surf em Tóquio vai ser muito elitista”
pub