Homepage

  • Previsão de Praia de 29 Junho a 03 de Julho
    29 junho 2018
    arrow
    arrow
  • As condições para o fim de semana são afetadas por nebulosidade e precipitação, estragando os planos a milhares de Portugueses, no entanto para o início da semana que vem as condições começam a melhorar gradualmente. Sabe mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 29 de Junho a 03 de Julho 2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros/trovoadas e até períodos de chuva. Os índices de U.V. esperam-se descem para elevados a moderados, sendo ainda muito elevados nas zonas mais a Sul, descendo em geral para Sábado e Domingo, voltando a subir posteriormente para Segunda e Terça-feira.

    As temperaturas voltam a descer, com valores a manterem-se na ordem 25°C em bastante locais do litoral Oeste, que devido à nebulosidade matinal, precipitação e a brisa marítima para a tarde, torna as temperaturas mais amenas, a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar e o rondar os 27°C.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, com bastantes praias a apresentarem-se sem ondas, sendo que as mais expostas a Norte do Cabo Raso podem atingir até 0.5 metros na até Sábado, voltando a subir no Domingo com ondas de até 1.2 metros. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Fracas opções de praia em geral, com bastante nebulosidade, baixa de temperaturas, especialmente a Norte do Cabo Raso e períodos de precipitação. Situação a aliviar para o início da semana que vem.


    Carta de Precipitação, referente a 30JUN2018 às 14:00 locais. Fonte: Clim@ua


    Sexta-feira: Céu muito nublado a encoberto para o litoral Oeste, aliviando temporariamente a partir do meio da manhã, probabilidade fraca de aguaceiros fracos no litoral Oeste e mais intensos nas regiões do interior Norte e Centro com trovoada associada, até ao final do dia ainda se espera precipitação em especial para as regiões a Sul do Cabo Mondego. O vento espera-se de NW-WNW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde, mais intenso a Sul do Cabo Raso.
    No mar estimam-se ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso em locais mais expostos, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul, Costa Sul continua flat.
    Condições razoáveis a fracas para a praia com bastante nebulosidade, sendo mais favorável a partir do meio da manhã com algumas abertas, mas atenção pois espera-se precipitação para a tarde (a sul do Cabo mondego). Melhor aposta, Costa Sul.

    Sábado: Céu em geral muito nublado a encoberto, com abertas para a tarde. Períodos de precipitação para todas as regiões, tornando-se cada vez menos frequentes para a tarde nas regiões a Sul do Cabo Raso. Condições para formação de trovoadas mantêm-se no interior Norte e Centro. O vento prevê-se de SW-WSW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas calculam-se de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso em locais mais expostos, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul, Costa Sul com vaga inferior a 0.5 metros.
    Condições em geral fracas para a praia devido à nebulosidade e precipitação, melhores apostas para o período da tarde na Costa Vicentina e Costa Sul.

    Domingo: Céu geralmente muito nublado com abertas, períodos de chuva e ou aguaceiros, maior incidência no interior Norte e Centro. Vento de SW-WSW fraco a moderado, sendo mais intenso nas regiões a Norte do Cabo Raso.
    As ondas aumentam com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e vaga de até 0.5 metros para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Condições em geral fracas, tornando-se gradualmente razoáveis a partir do meio da manhã, com uma diminuição da nebulosidade e já sem precipitação para as regiões a Sul do Cabo Carvoeiro.

    Segunda-feira: Céu muito nublado, tornando-se progressivamente menos nublado ao longo do dia. Períodos de precipitação fraca, mais frequentes a Norte do Cabo Carvoeiro. O vento espera-se do quadrante Oeste (WNW-WSW) fraco a moderado para os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas estimam-se atingir cerca de 1.5 metros nos locais mais expostos até ao final do dia e a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Condições fracas a razoáveis para praia, melhores opções nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro a partir do meio da manhã e Costa Sul.

    Terça-feira: Céu muito nublado para o litoral Oeste, tornando-se pouco nublado até ao final da manhã. Vento do quadrante Oeste fraco a moderado para os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas estimam-se atingir cerca de 1.5 metros nos locais mais expostos até ao final do dia e a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Condições razoáveis para o litoral Norte e Centro para as primeiras horas da manhã, sendo boas para as restantes regiões.

    Fiquem atentos à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próximo Domingo.

     

Tags
  • meteorologia
  • previsão
  • praias
  • previsão praias
  • chuva
  • aguaceiros
  • nuvens
  • nebulosidade
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
julho 07
Baía dos Juncos acolhe arranque do Regional de Surf Open madeirense
julho 07
Três anos depois, o Internacional de Skimboard está de volta a Santa Cruz
julho 07
Portugal revela convocados para o Eurosurf Júnior
julho 06
Crianças do pré-escolar limparam praia em Caminha
julho 06
Calor chega a Portugal: 17 distritos sob aviso amarelo a partir desta quinta-feira
julho 06
Carro cai de falésia na Praia da Bafureira
julho 06
Governo garante que não vai faltar água para consumo humano nos próximos dois anos