Homepage

  • Previsão de Praia de 29 Junho a 03 de Julho
    29 junho 2018
    arrow
    arrow
  • As condições para o fim de semana são afetadas por nebulosidade e precipitação, estragando os planos a milhares de Portugueses, no entanto para o início da semana que vem as condições começam a melhorar gradualmente. Sabe mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 29 de Junho a 03 de Julho 2018, válida a partir de Sexta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros/trovoadas e até períodos de chuva. Os índices de U.V. esperam-se descem para elevados a moderados, sendo ainda muito elevados nas zonas mais a Sul, descendo em geral para Sábado e Domingo, voltando a subir posteriormente para Segunda e Terça-feira.

    As temperaturas voltam a descer, com valores a manterem-se na ordem 25°C em bastante locais do litoral Oeste, que devido à nebulosidade matinal, precipitação e a brisa marítima para a tarde, torna as temperaturas mais amenas, a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar e o rondar os 27°C.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, com bastantes praias a apresentarem-se sem ondas, sendo que as mais expostas a Norte do Cabo Raso podem atingir até 0.5 metros na até Sábado, voltando a subir no Domingo com ondas de até 1.2 metros. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Fracas opções de praia em geral, com bastante nebulosidade, baixa de temperaturas, especialmente a Norte do Cabo Raso e períodos de precipitação. Situação a aliviar para o início da semana que vem.


    Carta de Precipitação, referente a 30JUN2018 às 14:00 locais. Fonte: Clim@ua


    Sexta-feira: Céu muito nublado a encoberto para o litoral Oeste, aliviando temporariamente a partir do meio da manhã, probabilidade fraca de aguaceiros fracos no litoral Oeste e mais intensos nas regiões do interior Norte e Centro com trovoada associada, até ao final do dia ainda se espera precipitação em especial para as regiões a Sul do Cabo Mondego. O vento espera-se de NW-WNW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde, mais intenso a Sul do Cabo Raso.
    No mar estimam-se ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso em locais mais expostos, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul, Costa Sul continua flat.
    Condições razoáveis a fracas para a praia com bastante nebulosidade, sendo mais favorável a partir do meio da manhã com algumas abertas, mas atenção pois espera-se precipitação para a tarde (a sul do Cabo mondego). Melhor aposta, Costa Sul.

    Sábado: Céu em geral muito nublado a encoberto, com abertas para a tarde. Períodos de precipitação para todas as regiões, tornando-se cada vez menos frequentes para a tarde nas regiões a Sul do Cabo Raso. Condições para formação de trovoadas mantêm-se no interior Norte e Centro. O vento prevê-se de SW-WSW fraco, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas calculam-se de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso em locais mais expostos, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul, Costa Sul com vaga inferior a 0.5 metros.
    Condições em geral fracas para a praia devido à nebulosidade e precipitação, melhores apostas para o período da tarde na Costa Vicentina e Costa Sul.

    Domingo: Céu geralmente muito nublado com abertas, períodos de chuva e ou aguaceiros, maior incidência no interior Norte e Centro. Vento de SW-WSW fraco a moderado, sendo mais intenso nas regiões a Norte do Cabo Raso.
    As ondas aumentam com tamanhos calculados entre 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e vaga de até 0.5 metros para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Condições em geral fracas, tornando-se gradualmente razoáveis a partir do meio da manhã, com uma diminuição da nebulosidade e já sem precipitação para as regiões a Sul do Cabo Carvoeiro.

    Segunda-feira: Céu muito nublado, tornando-se progressivamente menos nublado ao longo do dia. Períodos de precipitação fraca, mais frequentes a Norte do Cabo Carvoeiro. O vento espera-se do quadrante Oeste (WNW-WSW) fraco a moderado para os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas estimam-se atingir cerca de 1.5 metros nos locais mais expostos até ao final do dia e a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Condições fracas a razoáveis para praia, melhores opções nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro a partir do meio da manhã e Costa Sul.

    Terça-feira: Céu muito nublado para o litoral Oeste, tornando-se pouco nublado até ao final da manhã. Vento do quadrante Oeste fraco a moderado para os períodos matinais, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas estimam-se atingir cerca de 1.5 metros nos locais mais expostos até ao final do dia e a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul. Atenção aos agueiros!
    Condições razoáveis para o litoral Norte e Centro para as primeiras horas da manhã, sendo boas para as restantes regiões.

    Fiquem atentos à próxima previsão no Domingo à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próximo Domingo.

     

Tags
  • meteorologia
  • previsão
  • praias
  • previsão praias
  • chuva
  • aguaceiros
  • nuvens
  • nebulosidade
  • Bruno Lampreia
similar News
similar
agosto 03
Stephanie Gilmore: 'Sacrificaria um título mundial pelo ouro olímpico'
agosto 03
Acumulação de algas no Algarve é um 'fenómeno natural'
agosto 03
Lançada plataforma para recolher dados sobre algas invasoras no Algarve
agosto 03
Iniciativa quer recolher quatro toneladas de plástico das praias portuguesas em 2021
agosto 03
Há mais de 5 mil ninhos de tartarugas em cinco quilómetros de praia na ilha da Boa Vista
agosto 02
Ítalo Ferreira alcançou triplete inédito na história do surf de competição
agosto 02
FPS lança curso de Treinadores de Surfing Grau 1 em setembro