Homepage

  • Previsão de Praia de 27 Junho a 01 de Julho
    26 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Próximos dias contam ainda com bastante nebulosidade e temperaturas amenas ao longo da Costa Oeste, Costa Sul com as temperaturas mais altas. Aguaceiros e trovoada esperam-se a afetar as regiões do interior Norte e Centro, sem grande impacto, portanto, no litoral.
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 27 de Junho a 01 de Julho de 2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias espera-se sol e bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros e trovoadas, mas com maior incidência nas regiões do interior Norte e Centro, sendo desta forma, uma situação cada vez menos presente no litoral. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral e em especial na Costa Sul, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas em especial para esta Quarta e Quinta-feira, com valores a manterem-se acima dos 25°C em bastante locais do litoral Oeste, que devido à nebulosidade matinal e a brisa marítima para a tarde, torna as temperaturas mais amenas., a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar e o rondar os 30°C.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, com bastantes praias a apresentarem-se sem ondas, sendo que as mais expostas a Norte do Cabo Raso podem atingir até 0.5 metros na Quarta-feira, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente mais pequenas a flat. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, vento a baixar ligeiramente as temperaturas a Norte do Cabo Raso, durante os períodos da tarde e aguaceiros acompanhados de trovoada ainda são uma probabilidade, mas sem grande impacto para o litoral, sendo as áreas mais afetadas o interior (Norte e Centro), mantenha-se alerta para esta situação.


    Carta de Precipitação, referente a 28JUN018 às 15:00 locais. Fonte: clim@ua

    Quarta-feira: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste com casos pontuais de nevoeiro ou neblina matinal, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, espera-se também uma probabilidade muito fraca de aguaceiros para a zona Norte interior. Vento de NNW-NW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    No mar a ondulação residual de Oeste com curto período, produz ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Condições boas de praia, ainda com bastante nebulosidade matinal e probabilidade de nevoeiro para as praias a Norte do Cabo Mondego, mas a dissipar—se até ao meio da manhã, melhores opções na Costa Sul e praias da linha de Cascais/Sesimbra.

    Quinta-feira: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente pouco nublado nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro. Probabilidades de aguaceiros acompanhados de trovoada para a região Norte e Centro, em especial no interior. O vento espera-se de NW fraco a moderado, tornando-se de NW-WNW moderado para a tarde.
    A ondulação mantém-se residual de Oeste com curto período, a produzir ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    As condições para praia esperam-se boas em geral, apesar de alguma nebulosidade matinal e o vento a entrar ao longo da Costa Oeste para a tarde, devido à brisa marítima. Zonas mais abrigadas como as praias voltadas a Sul serão a melhor aposta.

    Sexta-feira: Céu muito nublado a Norte de Sines, tornando-se muito nublado em geral e com aguaceiros/trovoada para as regiões do interior Norte e Centro. Vento de NNW-NW fraco, passando a NW-WNW fraco a moderado para a tarde.
    A ondulação desce tornando-se residual e os tamanhos das ondas descem abaixo dos 0.5 metros nos locais mais expostos, sendo mesmo flat a residual na maior parte dos locais.
    Condições boas para a praia apesar da nebulosidade matinal, melhores opções de céu pouco nublado a Sul de Sines e Costa Sul.

    Sábado: Períodos de céu muito nublado durante as manhãs, mantendo-se em especial para as regiões Norte e Centro nos períodos da tarde, com aguaceiros e trovoada, desta vez também para o litoral a Norte do Cabo Carvoeiro. Vento de WSW-SW fraco para os períodos matinais, tornando-se de WSW moderado para a tarde.
    A ondulação mantém-se residual e os tamanhos das ondas descem abaixo dos 0.5 metros nos locais mais expostos, sendo mesmo flat a residual na maior parte dos locais.
    Melhores opções de praia a Sul do Cabo Carvoeiro, com menores probabilidades de precipitação e nebulosidade.

    Domingo: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde. O vento passa a WSW-SW fraco para os períodos matinais, tornando-se de WSW moderado para a tarde.
    A ondulação volta a subir de WNW com médio período e as ondas já se esperam com tamanhos acima de 1.0 metros atá ao final do dia, para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo menores nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul.
    Boas oportunidades de praia para a Costa Sul durante todo o dia e Costa Oeste a partir do final da manhã, com menos nebulosidade e já sem a ameaça de aguaceiros fracos e dispersos.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

     

Tags
  • meteorologia
  • praias
  • sol
  • nebulosidade
  • aguaceiros
  • previsão
  • previsão praias
  • bruno lampreia
similar News
similar
abril 21
Banhada pelo Mar Negro, Ucrânia é o novo membro da ISA
abril 20
Inscrições disponíveis para curso de Treinadores de Surf Grau 1 em Aljezur
abril 20
Baleia sem vida de grande dimensão está encalhada na Praia de Santo António
abril 20
Liga MEO Surf: Heat draw definido para o Allianz Figueira Pro
abril 19
Allianz Ericeira Pro: Vencedores da Fantasy Surfer já receberam prémios
abril 16
Chuva dá tréguas no fim de semana
abril 16
Estrada é encerrada em Tallinn durante a noite para salvar milhares de sapos e rãs