Homepage

  • Previsão de Praia de 27 Junho a 01 de Julho
    26 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Próximos dias contam ainda com bastante nebulosidade e temperaturas amenas ao longo da Costa Oeste, Costa Sul com as temperaturas mais altas. Aguaceiros e trovoada esperam-se a afetar as regiões do interior Norte e Centro, sem grande impacto, portanto, no litoral.
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 27 de Junho a 01 de Julho de 2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias espera-se sol e bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros e trovoadas, mas com maior incidência nas regiões do interior Norte e Centro, sendo desta forma, uma situação cada vez menos presente no litoral. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral e em especial na Costa Sul, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas em especial para esta Quarta e Quinta-feira, com valores a manterem-se acima dos 25°C em bastante locais do litoral Oeste, que devido à nebulosidade matinal e a brisa marítima para a tarde, torna as temperaturas mais amenas., a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar e o rondar os 30°C.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, com bastantes praias a apresentarem-se sem ondas, sendo que as mais expostas a Norte do Cabo Raso podem atingir até 0.5 metros na Quarta-feira, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente mais pequenas a flat. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, vento a baixar ligeiramente as temperaturas a Norte do Cabo Raso, durante os períodos da tarde e aguaceiros acompanhados de trovoada ainda são uma probabilidade, mas sem grande impacto para o litoral, sendo as áreas mais afetadas o interior (Norte e Centro), mantenha-se alerta para esta situação.


    Carta de Precipitação, referente a 28JUN018 às 15:00 locais. Fonte: clim@ua

    Quarta-feira: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste com casos pontuais de nevoeiro ou neblina matinal, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, espera-se também uma probabilidade muito fraca de aguaceiros para a zona Norte interior. Vento de NNW-NW fraco a moderado, tornando-se de NW moderado para a tarde.
    No mar a ondulação residual de Oeste com curto período, produz ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    Condições boas de praia, ainda com bastante nebulosidade matinal e probabilidade de nevoeiro para as praias a Norte do Cabo Mondego, mas a dissipar—se até ao meio da manhã, melhores opções na Costa Sul e praias da linha de Cascais/Sesimbra.

    Quinta-feira: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente pouco nublado nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro. Probabilidades de aguaceiros acompanhados de trovoada para a região Norte e Centro, em especial no interior. O vento espera-se de NW fraco a moderado, tornando-se de NW-WNW moderado para a tarde.
    A ondulação mantém-se residual de Oeste com curto período, a produzir ondas de até 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat a residual para a Costa Sul.
    As condições para praia esperam-se boas em geral, apesar de alguma nebulosidade matinal e o vento a entrar ao longo da Costa Oeste para a tarde, devido à brisa marítima. Zonas mais abrigadas como as praias voltadas a Sul serão a melhor aposta.

    Sexta-feira: Céu muito nublado a Norte de Sines, tornando-se muito nublado em geral e com aguaceiros/trovoada para as regiões do interior Norte e Centro. Vento de NNW-NW fraco, passando a NW-WNW fraco a moderado para a tarde.
    A ondulação desce tornando-se residual e os tamanhos das ondas descem abaixo dos 0.5 metros nos locais mais expostos, sendo mesmo flat a residual na maior parte dos locais.
    Condições boas para a praia apesar da nebulosidade matinal, melhores opções de céu pouco nublado a Sul de Sines e Costa Sul.

    Sábado: Períodos de céu muito nublado durante as manhãs, mantendo-se em especial para as regiões Norte e Centro nos períodos da tarde, com aguaceiros e trovoada, desta vez também para o litoral a Norte do Cabo Carvoeiro. Vento de WSW-SW fraco para os períodos matinais, tornando-se de WSW moderado para a tarde.
    A ondulação mantém-se residual e os tamanhos das ondas descem abaixo dos 0.5 metros nos locais mais expostos, sendo mesmo flat a residual na maior parte dos locais.
    Melhores opções de praia a Sul do Cabo Carvoeiro, com menores probabilidades de precipitação e nebulosidade.

    Domingo: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde. O vento passa a WSW-SW fraco para os períodos matinais, tornando-se de WSW moderado para a tarde.
    A ondulação volta a subir de WNW com médio período e as ondas já se esperam com tamanhos acima de 1.0 metros atá ao final do dia, para os locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo menores nas regiões mais a Sul e a manter-se flat na Costa Sul.
    Boas oportunidades de praia para a Costa Sul durante todo o dia e Costa Oeste a partir do final da manhã, com menos nebulosidade e já sem a ameaça de aguaceiros fracos e dispersos.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

     

Tags
  • meteorologia
  • praias
  • sol
  • nebulosidade
  • aguaceiros
  • previsão
  • previsão praias
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
março 31
Kelly Slater aproveita isolamento para cantar (Vídeo)
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado
março 31
Multas para surfistas chegaram a J-Bay