Homepage

  • Previsão de Praia de 25 a 29 de Junho
    24 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Litoral Oeste com céu nublado para os períodos matinais, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, com brisa marítima. Costa Sul com céu pouco nublado a limpo durante a maior parte do período considerado.
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 25 a 29 de Junho de 2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias espera-se sol e bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros e trovoadas, mas com maior incidência nas regiões do interior Norte e Centro. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas em especial para esta Sexta-feira e Sábado, com valores a manterem-se acima dos 25°C em bastante locais, a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar, no litoral Oeste espera-se nebulosidade matinal e com brisa marítima para a tarde a tornar as temperaturas mais amenas.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, com bastantes praias a apresentarem-se sem ondas, sendo que as mais expostas a Norte do Cabo Raso podem atingir até 1.0 metros na Quarta-feira, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos residuais em geral. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 20°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, vento a baixar ligeiramente as temperaturas a Norte do Cabo Raso, durante os períodos da tarde e aguaceiros acompanhados de trovoada continuam a ameaçar, especialmente as zonas do interior (Norte e Centro), mantenha-se alerta para esta situação.


    Carta de Nebulosidade Total, referente a 26JUN2018 às 11:00 locais. Fonte: Clim@ua

    Segunda-feira: Para o período matinal, céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e algum nevoeiro, sendo pouco nublado a limpo na Costa Sul. Para a tarde espera-se ainda que alguma nebulosidade persista no litoral Oeste e aguaceiros para a zona Norte e interior, com probabilidade de trovoada. Vento de NW-WNW fraco, sendo fraco a moderado a Sul do Cabo Espichel e mais intenso para o período da tarde.
    No mar esperam-se ondas entre 0.3 a 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Condições boas para a praia na Costa Sul (algum vento para a tarde) e Costa Oeste a partir do meio da manhã para muitas praias, à medida que a nebulosidade matinal se vai dissipando.

    Terça-feira: Céu temporariamente muito nublado a encoberto no litoral Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e com probabilidades de aguaceiros com trovoada associada para o interior da zona Norte. O vento prevê-se de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas esperam-se entre 0.3 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Condições em geral boas para a praia, melhor ao longo da Costa Sul e Costa Oeste com períodos de nebulosidade matinal, confira as nossas beachcams para aferir os locais menos afetados.

    Quarta-feira: Céu temporariamente muito nublado a encoberto no litoral Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e com probabilidades de aguaceiros com trovoada associada para o interior da zona Norte e Centro. O vento prevê-se de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas atingem tamanhos entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.3 a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Condições em geral boas para a praia, melhor ao longo da Costa Sul, mas com vento para a tarde e Costa Oeste com períodos de nebulosidade matinal, confira as nossas beachcams para aferir os locais menos afetados.

    Quinta-feira: Céu em geral muito nublado a encoberto, tornando-se gradualmente menos nublado a partir da tarde, Costa Sul mantém-se com céu pouco nublado a limpo. O vento prevê-se de NNW fraco a moderado para o período matinal, passando a moderado para a tarde.
    No mar as ondas continuam com tamanhos bastante pequenos, já inferiores a 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo residuais mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Condições razoáveis de praia com bastante nebulosidade matinal e vento fresco para a tarde, melhores opções na Costa Sul e praias abrigadas voltadas a Sul.

    Sexta-feira: Céu temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste, mas a dissipar-se até ao final da manhã. Vento de WNW fraco, tornando-se ligeiramente mais intenso para a tarde.
    As ondas continuam a descer, esperando-se inferiores a 0.5 metros na maior parte dos locais, sendo mesmo residual a Sul do Cabo Raso e flat para a Costa Sul.
    Boas opções de praia em geral, especialmente durante o período matinal. Costa Vicentina com maior intensidade de vento para a tarde.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Terça-feira.

Tags
  • meteorologia
  • meteorologia praias
  • tempo
  • vento
  • sol
  • previsão praias
  • praia
  • bruno lampreia
  • ondas
  • ondulação
  • nebulosidade
pub
similar News
similar
setembro 22
Água imprópria proíbe banhos na Praia do Camilo
setembro 22
Gelo no Ártico atingiu no verão o segundo nível mais baixo desde que há registo
setembro 22
Porto & Matosinhos Wave Series junta surf e responsabilidade social
setembro 22
Cerca de 90 baleias-piloto encalhadas na Tasmânia já perderam a vida
setembro 22
Baleia-jubarte escapa ilesa após 17 dias presa num rio cheio de crocodilos
setembro 22
Revelados os vencedores portugueses do Rip Curl GromSearch
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
pub