Homepage

  • Previsão de Praia de 25 a 29 de Junho
    24 junho 2018
    arrow
    arrow
  • Litoral Oeste com céu nublado para os períodos matinais, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde, com brisa marítima. Costa Sul com céu pouco nublado a limpo durante a maior parte do período considerado.
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 25 a 29 de Junho de 2018, válida a partir de Segunda-feira de manhã.

    Síntese semanal: Para os próximos dias espera-se sol e bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, períodos de instabilidade mantêm-se com aguaceiros e trovoadas, mas com maior incidência nas regiões do interior Norte e Centro. Os índices de U.V. esperam-se elevados a muito elevados em geral, portanto mesmo apesar da nebulosidade presente, deverá tomar precauções.

    As temperaturas mantêm-se altas em especial para esta Sexta-feira e Sábado, com valores a manterem-se acima dos 25°C em bastante locais, a zona litoral mais quente será a Costa Sul com maior exposição solar, no litoral Oeste espera-se nebulosidade matinal e com brisa marítima para a tarde a tornar as temperaturas mais amenas.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, com bastantes praias a apresentarem-se sem ondas, sendo que as mais expostas a Norte do Cabo Raso podem atingir até 1.0 metros na Quarta-feira, posteriormente dá-se o declínio da ondulação, originando ondas progressivamente com tamanhos residuais em geral. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 20°C para a Costa Sul.

    Boas opções de praia em geral, apesar ainda de alguma nebulosidade matinal, vento a baixar ligeiramente as temperaturas a Norte do Cabo Raso, durante os períodos da tarde e aguaceiros acompanhados de trovoada continuam a ameaçar, especialmente as zonas do interior (Norte e Centro), mantenha-se alerta para esta situação.


    Carta de Nebulosidade Total, referente a 26JUN2018 às 11:00 locais. Fonte: Clim@ua

    Segunda-feira: Para o período matinal, céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e algum nevoeiro, sendo pouco nublado a limpo na Costa Sul. Para a tarde espera-se ainda que alguma nebulosidade persista no litoral Oeste e aguaceiros para a zona Norte e interior, com probabilidade de trovoada. Vento de NW-WNW fraco, sendo fraco a moderado a Sul do Cabo Espichel e mais intenso para o período da tarde.
    No mar esperam-se ondas entre 0.3 a 0.5 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros a flat nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Condições boas para a praia na Costa Sul (algum vento para a tarde) e Costa Oeste a partir do meio da manhã para muitas praias, à medida que a nebulosidade matinal se vai dissipando.

    Terça-feira: Céu temporariamente muito nublado a encoberto no litoral Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e com probabilidades de aguaceiros com trovoada associada para o interior da zona Norte. O vento prevê-se de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas esperam-se entre 0.3 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Condições em geral boas para a praia, melhor ao longo da Costa Sul e Costa Oeste com períodos de nebulosidade matinal, confira as nossas beachcams para aferir os locais menos afetados.

    Quarta-feira: Céu temporariamente muito nublado a encoberto no litoral Oeste, tornando-se gradualmente menos nublado para a tarde e com probabilidades de aguaceiros com trovoada associada para o interior da zona Norte e Centro. O vento prevê-se de NW fraco a moderado, tornando-se moderado para a tarde.
    As ondas atingem tamanhos entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.3 a 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat na Costa Sul.
    Condições em geral boas para a praia, melhor ao longo da Costa Sul, mas com vento para a tarde e Costa Oeste com períodos de nebulosidade matinal, confira as nossas beachcams para aferir os locais menos afetados.

    Quinta-feira: Céu em geral muito nublado a encoberto, tornando-se gradualmente menos nublado a partir da tarde, Costa Sul mantém-se com céu pouco nublado a limpo. O vento prevê-se de NNW fraco a moderado para o período matinal, passando a moderado para a tarde.
    No mar as ondas continuam com tamanhos bastante pequenos, já inferiores a 1.0 metros nos locais mais expostos a Norte do Cabo Raso, sendo residuais mais a Sul e flat para a Costa Sul.
    Condições razoáveis de praia com bastante nebulosidade matinal e vento fresco para a tarde, melhores opções na Costa Sul e praias abrigadas voltadas a Sul.

    Sexta-feira: Céu temporariamente muito nublado ao longo da Costa Oeste, mas a dissipar-se até ao final da manhã. Vento de WNW fraco, tornando-se ligeiramente mais intenso para a tarde.
    As ondas continuam a descer, esperando-se inferiores a 0.5 metros na maior parte dos locais, sendo mesmo residual a Sul do Cabo Raso e flat para a Costa Sul.
    Boas opções de praia em geral, especialmente durante o período matinal. Costa Vicentina com maior intensidade de vento para a tarde.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Terça-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Terça-feira.

Tags
  • meteorologia
  • meteorologia praias
  • tempo
  • vento
  • sol
  • previsão praias
  • praia
  • bruno lampreia
  • ondas
  • ondulação
  • nebulosidade
similar News
similar
julho 29
A Cinderela que quebrou os estigmas do surf (e do desporto) nacional!
julho 28
Em Tóquio'2020, regressou o bom e velho Owen Wright: 'Muitos pensavam que não ia chegar às medalhas'
julho 28
Amuro Tsuzuki, um nome destinado a fazer historia pelo Japão
julho 27
Italo e Carissa conquistam ouro olímpico; Yolanda no 5.º posto
julho 27
Ítalo Ferreira sobre o ouro olímpico: 'É a vitória com maior significado da minha carreira porque fui o primeiro a conseguir'
julho 28
Bianca Buitendag anuncia retirada aos 27 anos, após prata olímpica
julho 29
Liga MEO Surf: Tops dominam cada vez mais as Expression Sessions